Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8497
Título: O Burnout em professores do 3.º ciclo e secundário
Autor: Ruas, Maria Deolinda de Jesus Pinto Carvalho
Orientador: Baptista, José Afonso
Palavras-chave: Ser Professor
(In)Satisfação Profissional e Organizacional
Stress
Burnout
Be a Teacher
Dissatisfaction Professional and Organizational
Data de Defesa: 2011
Resumo: A escola e a docência foram sujeitas a grandes mudanças desde tempos ancestrais. Desde o "magister dixit" muitas alterações foram observadas. Hoje o professor está envolvido numa multiplicidade de tarefas que o rodeiam e ab-sorvem, chegando a não ter tempo para si, para a família e até para o ócio, tão importantes para uma vida harmoniosa e equilibrada. A nova escola nem sempre resolve os problemas que dela se esperam, com tantas no-vidades, nomeadamente o conjunto de instrumentos tecnológicos que vão muito além do sim-ples quadro negro e do giz de outrora. Observando ao nosso redor, quase diariamente, docentes que adoecem, que entram em Stress ou se manifestam simplesmente cansados por causa do trabalho e ansiando frequente-mente por uma reforma antecipada, insatisfeitos com o trabalho e até com a organização, pen-sámos ser interessante explorar esta problemática abordando a temática da satisfação profis-sional e do Burnout. A revisão bibliográfica deixou-nos bastante surpreendidos, na medida em que existem muito mais estudos do que supúnhamos nesta área, maioritariamente estrangeiros. Alguns destes estudos com docentes mostram limiares de burnout bastante preocupantes. Efectuou-se uma investigação por questionário que nos pareceu ser adequada para abordar este tema. Tentámos estabelecer uma a relação entre os dados sociodemográficos re-colhidos e as características apuradas através da escala MBI-ES que mede o burnout e a subescala PMI-ST que observa a Satisfação com o Trabalho e a Organização. A amostra do tipo de conveniência foi composta por 57 professores. Os instrumentos utilizados foram o MBI-ES, o PMI-ST e um questionário para aferir as variáveis sociodemo-gráficas da amostra em estudo. Em futuras investigações seria interessante estudar um maior número de docentes. Tendo em conta as recentes alterações na carreira docente será importante continuar a realizar e aprofundar estudos nesta área.
The school and teaching have undergone major changes since ancient times. From the "magister dixit", many changes were observed. Now a day the teacher is involved in a great multiplicity of tasks that surround and ab-sorb, not getting to take time for yourself, family and even for leisure, so important for a har-monious and balanced life. The modern school expected to be perfect, with so many novelties such as the set of technological tools that go far beyond the simple blackboard and chalk it once was. Looking around us, almost daily teachers who become ill, or who enter stress mani-fests simply tired because of work and yearning for a common mind-retirement, dissatisfied with work and even with the organization, we thought it interesting to explore the burnout topics addressing the problematic issue of job satisfaction and burnout. The bibliographical revision has left us quite surprised in that are many more studies than suppose this area, mostly foreigners. Some of these studies show teachers burnout threshold rather working. An investigation was conducted by questionnaire that seemed to be adequate to ad-dress this issue. We tried to established a relationship between demographic data collected and re-computed by the characteristics of MBI-ES scale that measures burnout and scale PMI-ST notes that the satisfaction with work and Organization. The sample of the kind convenience consisted of 57 teachers. The instruments used were MBI-ES, PMI-ST and a questionnaire to assess sociodemoographic variables of to the study sample. In future investigations would be interesting to study a large number of teachers. Giv-en recent changes in the teaching career is important to continue and deepen research in this area.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8497
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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