Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8495
Título: A influência do bem/mal-estar docente no empenhamento profissional dos professores
Autor: Proença, Lídia Marta de Castro
Orientador: Ribeiro, Célia dos Prazeres
Palavras-chave: Escola
Professores
Profissão Docente
Bem/Mal Estar Docente
Empenhamento Profissional
School
Teachers
Teaching Staff
Well-Being
Uneasiness
Professional Engagement
Data de Defesa: 2011
Resumo: Todo o ser humano procura a felicidade, que se traduz num estado de bem-estar. Sabendo que no presente a classe docente vive uma época conturbada com os sentimentos de mal-estar a proliferar, este estudo tem como objectivo primordial contribuir para a clarificação deste fenómeno, para que os professores compreendam, com optimismo, as inquietações que os afectam e as possam superar, alcançando de novo um estado de bem-estar. Esta investigação foi orientada no sentido de determinar quais os factores que mais contribuem para o mal-estar docente, e se este sentimento influencia o empenhamento profissional dos professores. Da revisão da literatura efectuada depreendemos que as mudanças sociais, económicas e políticas que têm afectado e transformado a sociedade ao longo dos tempos, também se reflectiram na escola. Essas, mudanças acarretaram para a docência novas competências, para as quais os professores não estavam preparados, e que associadas às características inerentes à personalidade e vida de cada docente culminaram em sentimentos de mal-estar. O estudo centrou-se numa investigação de natureza quantitativa em que o instrumento de recolha de dados foi o questionário, que foi aplicado a cento e noventa e um docentes de um concelho da Beira Interior. Para determinar o mal-estar utilizámos indicadores como: os objectivos profissionais, o grau com que desejam continuar a exercer a profissão, o stress profissional, a exaustão emocional, o empenhamento profissional e as metas profissionais. Os resultados do estudo indicaram que há sinais de mal-estar docente na amostra em estudo, sendo o stress profissional, dos indicadores estudados, o que mais influencia o mal-estar docente. Esta investigação permitiu ainda concluir que os professores continuam empenhados na sua actividade profissional.
Every human being searches for happiness, represented in a state of well-being. It‟s well-known that nowadays the teaching staff live quite disturbing times, with feelings of uneasiness multiplying. Thus, the main aim of the present study is to make a positive contribution to clarify this phenomenon, so that teachers realize and understand, with optimism, all the apprehensions that have been affecting them and may overcome them, reaching again a state of well-being. This investigation was meant to identify the facts that contribute the most to this feeling of uneasiness and to determine if this feeling influences teachers‟ professional engagement. From the revision of literature done we‟ve inferred that the social, economical and political changes that have been affecting and transforming society through time to time, have also affected School. These changes meant, to the teaching staff, new abilities, to which teachers weren‟t prepared and that, when associated to the characteristics related to the life and personality of each teacher, lead to feelings of uneasiness. The present study focused on a quantitative investigation, in which the data gathering instrument was a questionnaire applied to a hundred and ninety one teachers of a district of Beira Interior. In order to determine the uneasiness state we used evidences such as: professional objectives, the extension of wanting to go on with their profession, the professional stress, the emotional exhaustion, the professional engagement and the professional aims. The results of this study have proved that there are signs of uneasiness in the sample studied, being the professional stress the fact that influences the most this feeling of uneasiness. This investigation also allowed concluding that the teaching staff is still engaged in its professional activity.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8495
Aparece nas colecções:DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.