Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8481
Título: Relatório de estágio
Autor: Santos, Maria do Rosário de Oliveira
Orientador: Festas, Constança
Data de Defesa: Jul-2009
Resumo: A Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria ao prestar cuidados ao Recém-nascido, criança, adolescente e sua família necessita de ter em conta os aspectos do desenvolvimento bio-psico-social do utente e sua família. Consciente da complexidade do acto de cuidar, que está para além da técnica ou do procedimento realizado pelos profissionais de enfermagem aos seus utentes, que deverá ser uma perfeita interacção com o outro, através do compreender e do entendimento da sua linguagem utilizando os sentidos, as emoções, a intuição e a empatia, é possível passar de um plano meramente tecnicista para um estado de arte do cuidar, que está para além da mera quantificação do projecto de saúde individual da pessoa. Assim temos de compreender os nossos utentes não de uma forma isolada, mas sim de através do complexo sistema que a envolve e o contexto no qual está inserida. Nós, Enfermeiros, precisamos identificar esta realidade e fazer com que a nossa actuação se reflicta de uma forma positiva nos utentes. O presente relatório foi elaborado no âmbito do I Curso de Mestrado de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria com a ambição e objectivos acima citado. Embarquei neste processo de formação contínua para a aquisição e a reciclagem de competências da Ciência de Enfermagem de um nível generalista para um nível especializado do cuidar da pessoa (desde o recém-nascido ao adolescente) no contexto individual, familiar e da comunidade. Neste percurso formativo foi proporcionada a aquisição das competências de um Mestre em Enfermagem de Saúde em Pediatria em dois momentos distintos - o Teórico e o Prático - que são indissociáveis. Partiu-se dum projecto de estágio constou-se que o conhecimento teórico serviu de fundamentação para a operacionalização das aprendizagens que viriam a ser desenvolvidas na parte prática através da realização dos três módulos de estágio. Os contextos de estágio permitiram o contacto com cinco áreas de actuação do cuidar (saúde infantil; medicina e cirurgia; neonatologia e urgência), que embora sejam muito diferentes se completam na essência do cuidar diferenciado e especializado. Para descrever as competências adquiridas, estas foram organizadas em áreas: prestação de cuidados, formação, investigação e gestão de cuidados, que constituem os processos nucleares de actuação da enfermagem, visto que são utilizadas no nosso dia-a-dia de uma forma contínua. Neste percurso foram adquiridas as competências de todas as áreas sendo que as mais desenvolvidas foram as da prestação de cuidados, embora nesta grande área estejam subjacentes as restantes áreas. Para prestarmos cuidados especializadas na área da saúde infantil e pediatria temos de operacionalizar a área da formação, investigação e gestão de cuidados. Através de um processo metodológico rigoroso foram articuladas diferentes áreas do saber que contribuíram para uma nova postura relativa à sabedoria: saber - saber, saber - ser e saber - estar, que contribuí não só para a minha realização pessoal, mas essencialmente para ajudar o recém-nascido, criança e adolescente juntamente com a família e inserida na comunidade a optimizar o seu projecto de saúde.
Nursing Paediatrics and Child Health to provide care to newborn, child, adolescent and family needs to take into account the development aspects of bio-psycho-social of the wearer and his family. Aware of the complexity of the act of caring, which is beyond the technique or procedure performed by professionals and their users, to be a perfect interaction with others through understanding and understanding of their language using the senses, emotions, intuition and empathy, you can move from a purely technical level to a state of the art care that is beyond simply quantifying the health project's individual. So we have to understand our users, not in isolation but rather through the complex system that involves and contest in which it operates. We nurses need to identify this reality and make our performance is reflected in a positive way on users. This report was prepared under the I Master's Degree Specialization in Child Health Nursing and Pediatrics with the ambition and objectives mentioned above. I embarked on this process of continuous training for skills acquisition and retraining of Science in Nursing from a general level to a level of specialized care for patients (from newborn to adolescents) within individual, family and community. In this training path was provided to acquire the skills of a Master in Health Nursing in Pediatrics at two different times - the Theoretical and Practical - which are inseparable. Broke a draft stage that consisted theoretical knowledge served as the basis for the operationalization of learning that would be developed on the practice through the completion of the three modules of training. In this training path was provided to acquire the skills of a Master in Health Nursing in Pediatrics at two different times - the Theoretical and Practical - which are inseparable. Broke a draft stage that consisted theoretical knowledge served as the basis for the operationalization of learning that would be developed on the practice through the completion of the three modules of training. The contexts of probation allowed contact with five action areas of care (child health, medicine and surgery, neonatology and emergency) that although they are very different if the complete essence of differentiated and specialized care. To describe the skills acquired, they were organized into areas: care, training, research and care management, which are the nuclear processes of nursing behavior, since they are used in our day-to-day on a continuous basis. In this way the skills were acquired in all areas with the most developed are those of care, although this large area are behind the other areas. To provide specialized care in the area of child health and paediatrics have to operationalize the area of training, research and care management. Through a rigorous methodological process were articulated different areas of knowledge that contributed to a new position on the wisdom, knowledge - namely, knowing - knowing and being - being, not only contributed to my personal achievement, but mainly to help the newly , newborn, child and adolescent along with the family and in the community to optimize their health project.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8481
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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