Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8480
Título: Relatório de estágio
Autor: Neves, Sónia Aurélia Alves das
Orientador: Festas, Constança
Data de Defesa: Abr-2009
Resumo: Este relatório descreve o percurso integral acerca das experiências vividas e reflectidas durante o Estágio do Curso de Mestrado de Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, efectuado no Serviço de Pediatria do Hospital Pedro Hispano, Centro de Saúde da Sra. da Hora, Unidade de Neonatologia da Maternidade de Júlio Dinis e Serviço de Urgência da Clínica da Ordem da Trindade. O Relatório inicia-se com uma breve referência sobre os contextos que permitem contextualizar o Estágio, e onde descrevemos os objectivos comuns e específicos aos diferentes módulos, seguindo-se uma descrição das competências adquiridas, divididas pelas diversas vertentes da profissão, ao nível da prestação de cuidados, formação, investigação e gestão, descrição das actividades desenvolvidas e uma análise crítico-reflexiva pessoal referente às mesmas. O Estágio foi uma mais-valia para o nosso percurso académico e profissional, uma vez que, nos possibilitou a oportunidade de assistir globalmente rianças/adolescentes/famílias em diferentes contextos de assistência. Ao nível da comunicação tivemos desafios enriquecedores, destacando-se a acção de educação para a saúde a crianças portadoras de deficiência mental moderada a grave, que nos demonstrou a importância da assertividade na relação/comunicação estabelecida entre os profissionais de saúde e crianças. Tivemos, ainda, a oportunidade de trabalhar com a CIPE e SAPE, pela primeira vez, verificando que são instrumentos e trabalho com extrema relevância no sentido de projectar a importância dos cuidados de enfermagem e de facilitar a comunicação entre enfermeiros e outros profissionais. De salientar, ainda, que este estágio reforçou a importância da Parceria de Cuidados, onde os pais/cuidadores são o elo forte da cadeia familiar, sendo que os nossos cuidados só têm o impacto desejado se os cuidadores intervierem de forma activa e educativa nos diferentes contextos. O que fica dos momentos de aprendizagem é que, só com novas experiências, mais ou menos positivas, podemos crescer a nível pessoal e profissional. Durante este estágio desenvolvemos novas competências, atitudes e saberes que melhoram o nosso desempenho profissional com vista à Excelência dos Cuidados prestados.
This Report describes the integral path about the lived and reflected experiences carried out during the Nurse Master Course with specialization in Nursing’s Child and Pediatric Health, which took place in the Pediatric Service of the Pedro Hispano Hospital, Sra. da Hora Health Center, Neonatology Unity of Júlio Dinis Maternity and in the Emergency Service of Trindade Order Clinic. This Report begins with a brief reference to the contexts which allow the contextualization of the stage, where we describe the common and specific objectives of the different modules, followed by a description of the acquired skills, divided by the various aspects of the profession, the level of care, training, research and management, description of the developed activities and a personal critical-reflective analysis regarding the same subjects. The stage was an added value to our academic and professional path, as allowed us to have the opportunity to globally assist children/adolescents/families in different contexts of care. In the communication level, we had enriching challenges, especially the action of health education to children with moderate to severe mental disability, which demonstrated the importance of assertiveness in the relation/communication established between health professions and children. We had also the opportunity to work with CIPE and SAPE for the first time, realising that this tools are extremely relevant to project the importance of nursing care and facilitate the communication between the nurses and other professionals. Furthermore, this stage reinforced the importance of the partnership in care as parents/caregivers are the strong link in the family chain, where our care only has the desired impact if the caregivers actively and educationally intervene in the different contexts. The sum of the learning moments is that, only with new experiences, more or less positive, we can grow at a personal and professional level. During this stage we develop new skills, attitudes and knowledge to improve our professional performance with the excellence of the care provided as goal.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8480
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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