Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8461
Título: Formas de bullying em contexto escolar
Autor: Sousa, Maria Helena Machado Ferreira
Orientador: Martins, Rosa
Pires, Sofia
Palavras-chave: Indisciplina
Agressividade
Bullying
Agressão
Vitimação
Indiscipline
Aggressiveness
Aggression
Victimization
Data de Defesa: 2011
Resumo: O aumento substancial de comportamentos desajustados, indisciplinados, com laivos de evidente agressividade e presença de condutas de oposição estreitamente ligados a situações de bullying são uma realidade nas nossas escolas. Conscientes deste facto, a nossa dissertação pretende, de algum modo, contribuir para um conhecimento mais alargado do fenómeno bullying em Portugal, apresentando os aspectos caracterizadores desta problemática. O presente estudo insere-se numa tipologia descritiva/transversal, correlacional e quantitativa, incidindo sobre os alunos de uma escola secundária do distrito de Coimbra. A amostra, do tipo não probabilístico por conveniência, é constituída por 147 alunos, 46 do sexo masculino e 101 do feminino, englobando todas as turmas do ensino regular do 7º ao 12º ano de escolaridade. O instrumento de medida seleccionado resulta de uma adaptação dos questionários de Dan Olweus e “My life in School Checklist” de Thompson & Arora. Trata-se de um questionário de auto-resposta que nos permitiu colher informações relevantes sobre o envolvimento dos alunos em diferentes comportamentos de bullying. Os resultados mostram que a idade média da amostra é de 15,24 anos, com maior representatividade no grupo etário dos 15 e os 17 anos. A maioria mora com os pais, percepciona uma boa relação familiar, frequenta o 10ºano e gosta da Escola. As tecnologias de informação e o telemóvel estão acessíveis à maioria doa alunos. Pudemos concluir pela fraca incidência de bullying na nossa escola, quer como agressor quer como vítima, sendo este do tipo directo (verbal e físico) e indirecto (relacional). Verificámos ainda que as formas de bullying são influenciadas pela idade e pela percepção de se ser vítima, ao invés do sexo, do padrão de relação familiar e da ocorrência de reprovações, onde as associações não demonstraram relevância estatística significativa.
The big increase of disfunctional and disruptive behaviour with some evident aggressiveness along with oppositional attitudes closely related to bullying episodes are a reality in our schools. Aware of this fact, this essay aims somehow at contributing to broader knowledge of the bullying phenomenon in Portugal and presents the features which characterize this issue. The present study is part of a descriptive/transverse, co-relational and quantitive typology, focusing on the students of a secondary school in the district of Coimbra as targets. This sample of non-probabilistic convenience is composed of students, 46 male and 101 female, who attend regular classes from the 7th to the 12th grade. The selected measuring tool is the questionnaire by Dan Olweus and “My life in School Checklist” Thompson & Arora. It’s a self-response questionnaire which has allowed collecting relevant information on the students’ involvement in different bullying situations. The results show that the sample’s average age is 15.24, mostly representative in a group between 15 and 17. Most of them live with their parents, perceive a good family relationship, attend the 10th grade and they like school. IT and mobile phones are available to most students. We can conclude there is little incidence of bullying in our school, either as aggressor or victim, usually included in the direct type (verbal and physical) and indirect type (relational). We’ve also concluded that the bullying attitudes are influenced by age and the perception of being a victim, rather than by gender, family relationships pattern or failure at school, which haven’t shown any significant statistic relevance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8461
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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