Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8460
Título: "Ler com os dedos" : o ensino do braille nas escolas de referência para alunos cegos
Autor: Costa, Maria João de Oliveira Lopes dos Santos
Orientador: Pereira, Paulo
Campos, Sofia
Palavras-chave: Cegueira
Braille
Escolas de Referência
Blindness
Braille
Reference Schools
Data de Defesa: 2011
Resumo: O atendimento educativo e mais especificamente o processo de ensino/aprendizagem do Braille como meio preferencial de acesso ao currículo pelos alunos cegos apoiados pelos docentes colocados nas escolas de referência para alunos cegos e com baixa visão, assume no contexto da escola inclusiva um papel relevante. Nos últimos anos, desde a publicação do Decreto-Lei 3/2008, assistiu-se a uma reestruturação das modalidades de atendimento para estes alunos, exigindo mudanças substantivas nos ambientes educacionais e nas posturas dos agentes intervenientes no processo. Este trabalho tem como objectivo geral verificar como se processa o ensino/aprendizagem do Braille nas escolas de referência, à luz das assimetrias existentes no que concerne à configuração e às condições humanas e materiais subjacentes aos apoios prestados a esses alunos. A abordagem metodológica intentada foi a quantitativa, recorrendo-se à utilização de um questionário aplicado à população em estudo, englobando na totalidade quarenta e um docentes da educação especial do grupo 930 a leccionar nas escolas de referência implantadas nas quatro Direcções Regionais. Posteriormente, os resultados foram analisados através dos métodos de estatística descritiva, concluindo-se que, em questões gerais como a inclusão, as competências dos docentes para o ensino do Braille, a formação ou a motivação dos alunos cegos para o Braille, não se verificam discrepâncias nos resultados. Os resultados evidenciam ainda que os apoios nas escolas de referência estão a funcionar de forma substancialmente díspar, sendo que as lacunas em equipamentos e materiais apontadas também não são homogéneas e uniformes em todas as escolas, pertencentes ao mesmo sistema de ensino e regendo-se pelos mesmos normativos. Não encontrámos em Portugal estudos recentes nesta temática, pelo que consideramos que o nosso estudo pode servir de instrumento significativo para identificar os problemas e constrangimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento de futuras (e desejáveis) intervenções neste âmbito, bem como para o sucesso da consolidação do processo de inclusão para estes e outros alunos com Necessidades Educativas Especiais.
The educational assistance and more specifically the teaching / learning of Braille as a means of preferential access to the curriculum by blind students supported by teachers placed at reference schools for blind and low sight students, represents an important role in the context of an inclusive school. In recent years, since the publication of Decree-Law 3 / 2008, there was a restructuring of the support models for these students, demanding substantial changes in the educational environments as well as in the postures of those involved in the process. This research paper goal is to verify how teaching / learning Braille is processed at reference schools in schools concerning the asymmetries existing in the configuration and the conditions underlying the human and material support provided to these students. The methodological approach used was the quantitative one , resorting to a questionnaire made to the under study population, covering all the forty-one teachers of special education group 930 to teaching at reference schools, placed in the four regional directorates. Later, the results were analyzed using descriptive statistical methods, concluding that there are no discrepancies in the results in general issues such as inclusion, the skills of teachers to teach Braille, training or motivation for the blind students in Braille. The results also show that supports in the reference schools are operating in substantially uneven way, and that the gaps in equipment and materials are not homogeneous and uniform in all schools belonging to the same school system and is governed by the same standards. Recent studies on this topic aren’t found in Portugal , so we consider that our study may be a significant tool for identifying problems and constraints, thereby contributing to the development of future (and desirable) interventions in these areas as well as the successful consolidation of the process of inclusion for these and other students with SEN.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8460
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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