Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8454
Título: À descoberta do conhecimento
Autor: Barbosa, Isabel Maria de Oliveira Carvalho
Orientador: Rocha, Lúcia
Data de Defesa: Mar-2009
Resumo: A apresentação e discussão pública deste relatório constituem a etapa final do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Este documento descreve um processo de desenvolvimento de conhecimento, baseado na aprendizagem em contexto clínico, durante os estágios em Enfermagem Médico-Cirúrgica nos Módulos I e III, referentes ao Serviço de Urgência e ao Perioperatório, respectivamente. Os locais onde decorreram estes estágios foram: o Serviço de Atendimento Urgente dos Hospitais Privados de Portugal – Norte e o Bloco Operatório de Neurocirurgia do Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António. Por ordem cronológica, realizou-se inicialmente o estágio referente ao Módulo III, de 12 de Maio a 5 de Julho de 2008 e por último o estágio referente ao Módulo I, de 6 de Outubro a 22 de Novembro de 2008. Estes estágios foram tutorados pelos Srs. Enf. Chefes destes serviços e estiveram sob orientação da Sra. Prof. Lúcia Rocha. A construção desta narrativa baseou-se também em documentos prévios à elaboração do presente, da autoria da aluna, designadamente no Projecto Individual de Estágio e nos Portefólios de Actividades relativos a cada estágio. Os objectivos deste relatório são: descrever as actividades desenvolvidas durante os estágios de Enfermagem Médico-Cirúrgica – Módulos I e III, de forma clara e objectiva; analisar o que foi realizado em cada estágio, fundamentando cientificamente cada acção; formular questões relacionadas com as práticas de enfermagem, explorando as soluções propostas; comparar as actividades planeadas com as realizadas, justificando as não realizadas; demonstrar a aquisição de competências baseada na aprendizagem experiencial obtida em contexto clínico, como ponto de partida; reflectir de forma crítica e sistematizada, na e sobre a prática de enfermagem: obstáculos e excelência; mostrar um nível aprofundado na abordagem dos assuntos relatados; contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional e constituir um instrumento de auto-avaliação de necessidades formativas. Uma estratégia descritiva e critico-reflexiva foi a metodologia utilizada para a sua elaboração. As temáticas em que incidiu este processo de desenvolvimento de conhecimento, visando a aquisição de competências cognitivas, comunicacionais e atitudinais conducentes ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, foram: estrutura e organização de espaços, papéis e funções dos enfermeiros, equipamentos, instrumentos e materiais específicos, patologia e terapêutica, segurança e controlo de infecção, comunicação, formação e gestão de cuidados e serviços.
The presentation and public discussion of this report are the final stage of the 1rst Master Course in Nursing with Specialization on Medical-Surgical Nursing, of the “Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica Portuguesa”. This document describes a process of knowledge development based upon clinical context learning, during the periods of training on Medical-Surgical Nursing in the Irst and IIIrd Modules, referred to the Emergency Room and the Perioperative, respectively. These periods of training, took place in the “Serviço de Atendimento Urgente” of the “Hospitais Privados de Portugal – Norte” and in the “Bloco Operatório de Neurocirurgia” of the “Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António”. For chronological order, the referring period of training to the IIIrd Module, was become fulfilled first, from the 12th of May the 5th of July of 2008. Finally, the referring period of training to the Irst Module I, was held from the 6th of October to the 22nd of November of 2008. These periods of training have been under the clinical guidance of the Head Nurses of those departments and have been under academic orientation of Professor Lúcia Rocha. The construction of this narrative was also based, on documents elaborated by the student, prior to the preparation of the present, particularly in the Individual Period of Training Project and in the Activities Portfolios of each period of training. The objectives of this report are: to describe the activities undertaken during the periods of training on Medical-Surgical Nursing - Irst and IIIrd Modules, clearly and objectively; to scientifically analyze what was carried out in each period of training; to formulate practical questions related to Nursing, exploring the solutions proposed; to compare the planned activities with the carried through ones, justifying the none carried through ones; to demonstrate the acquisition of skills based on the obtained experiential learning in the clinical context, as a starting point; to critically and systematically reflect in and over the practice of Nursing: barriers and excellence; to show a deeper level in addressing the issues reported; to contribute to the personal and professional development and to provide a tool for self-assessment of training needs. A descriptive, criticize-reflective strategy was the methodology used for its elaboration. This process of knowledge development aiming the acquisition of cognitive, communicational and attitudinal skills, conductive to the Master degree in Medical-Surgical Nursing, focused on themes, such as: structure and organization of spaces, roles and specific nurse functions, equipment, instruments and materials, pathology and therapeutics, safety and infection control, communication, training, and management of cares and services
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8454
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.