Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8445
Título: Promoção da saúde : o enfermeiro como educador em diferentes contextos
Autor: Duarte, Sónia Cristina Martins Videira
Orientador: Costa, Amália
Palavras-chave: Educação para a Saúde
Empowerment
Consulta de Enfermagem
Doenças Cardiovasculares
Adolescência
Sexualidade
Health Education
Empowerment
Nursing Consultation
Cardiovascular Diseases
Adolescence
Sexuality
Data de Defesa: 2011
Resumo: O relatório é uma das unidades curriculares do plano de estudos do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, do Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica Portuguesa. Este documento pretende descrever de uma forma objectiva e crítica, os objectivos, as actividades desenvolvidas e as competências adquiridas durante o caminho percorrido no estágio, cujo projecto foi desenvolvido no âmbito da Promoção da Saúde – Educação para a Saúde em diferentes contextos. O estágio decorreu na Unidade de Saúde Familiar Villa Longa, entre os dias 20 de Abril de 2009 e 29 de Janeiro de 2010. A Promoção da Saúde através da vertente de Educação para a Saúde é considerada actualmente como a estratégia mais adequada na promoção da adopção de estilos de vida saudáveis. Sendo o enfermeiro o profissional de eleição para desempenhar este papel de educador ao longo do ciclo de vida da pessoa. Foi nesta abordagem do enfermeiro como educador que decorreu a nossa intervenção, numa primeira fase promovendo uma vida adulta produtiva e, num segundo momento intervindo no sentido de uma juventude à procura de um futuro saudável. No âmbito da intervenção ao nível da saúde do adulto/idoso e com base no diagnóstico das necessidades dos utentes, decidimos direccionar a nossa actuação no sentido de melhorar a qualidade de assistência de enfermagem às pessoas com factores de risco cardiovasculares. Neste sentido, reestruturou-se a consulta de enfermagem para estes utentes, com a finalidade de uniformizar procedimentos. Para tal, foram elaboradas duas normas de procedimentos, uma direccionada às actividades a realizar em cada consulta e outra que definia os critérios de inclusão. Também foi elaborado um manual de apoio para orientar e personalizar a planificação dos cuidados de enfermagem à pessoa com factores de risco cardiovascular. Numa perspectiva de educação de adultos foi dinamizada uma formação sobre as doenças cardiovasculares dirigida aos utentes e no âmbito da formação em serviço dinamizámos uma sessão para os profissionais de saúde que abordava estratégias para a mudança de comportamentos. Relativamente à intervenção ao nível da Saúde Escolar, a mesma incidiu no âmbito da sexualidade na adolescência, no sentido da promoção de uma sexualidade saudável e responsável. Neste sentido e por se reconhecerem alguns dos problemas inerentes à sexualidade nos nossos jovens, desenvolveu-se um projecto sobre a sexualidade no âmbito da cooperação entre o Gabinete de Apoio ao Aluno e Família e a Unidade de Saúde Familiar Villa Longa, direccionado para alunos do nono ano e Cursos Profissionais. A abordagem de Educação para a Saúde aos diferentes níveis foi um passo crucial para a promoção do empowerment dos cidadãos que se poderão vir a traduzir em ganhos em saúde. Estes projectos permitiram igualmente o desenvolvimento das nossas competências enquanto Enfermeiro Especialista, garantindo um entendimento profundo da situação da Pessoa, numa abordagem holística, bem como de uma resposta de elevado grau de adequação às necessidades do utente/família, nas diferentes etapas do ciclo de vital.
This report is one of the curricular units of the studies plan of the Community Nursing Specialization Post-Graduate Course, lectured by the "Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica Portuguesa" (Health Sciences Institute – Portuguese Catholic University). This document will try to describe objectively the goals and activities that were performed and the skills that were acquired during the learning path of this internship, a project that was developed under the "Promoção da Saúde – Educação para a Saúde" (Health Promotion – Education for a better health) program, in different contexts. The internship took place in the "Unidade de Saúde Familiar de Villa Longa" (Villa Longa Family Health Unit), between April 20th 2009 and January 29th 2010. Health promotion through health education is currently considered the most adequate strategy in promoting healthy lifestyles. The nurse is the best-suited professional to perform this educator role during a person’s lifespan. It was using this nurse educator approach, that our internship involvement took place, promoting in a first stage a productive adult lifestyle and in a second stage intervening to create a youth looking to a healthy future. In the scope of the intervention to the health level of the adult / elderly, and based on patients necessities diagnostics, we decided to direct our actions to improve the quality of the nursing assistance to individuals with cardiovascular risk factors. In order to do this, the nursing consultations where restructured for these types of patients, with the purpose of standardize some procedures. To do this, two procedure standards were created. One two direct the types of activities to perform in each consultation and another to define the inclusion criteria. A support manual was also prepared, to guide and assist in the planning of the nursing cares to an individual with cardiovascular risk factors. In an adult education perspective, a cardiovascular diseases session was held to inform the patients and in a service formation scope, a session was also held to the health professionals to promote behavior change. Relative health levels in schools, interventions were made in the subject of adolescence sexuality, with the intention to promote a responsible and healthy sexuality. In order to do this, and with the knowledge of some of the problems inherent to sexuality between youth, a project about sexuality in the ambit of cooperation between the "Gabinete de Apoio ao Aluno e Família" (Student and Family Support Office) and the "Unidade de Saúde Familiar Villa Longa" (Villa Longa Family Health Unit) was developed, aimed at the 9th grade and professional courses students. The health education approaches that were chosen at different levels were crucial to the promotion of the citizen’s empowerment and knowledge gain, and that may translate to health gains. These projects also allowed the development of Specialist Nurse skills while ensuring a profound understanding of the person situation, in an holistic approach to the patient, as also a high degree of adequation to the response given to the necessities of the patient / family, in the different stages of the lifecycle.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8445
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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