Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8443
Título: Projecto curricular de turma : diferenciação e colaboração?
Autor: Gaspar, Rui Manuel Correia dos Santos
Orientador: Ribeiro, Célia dos Prazeres
Palavras-chave: Escola
Políticas Educativas
Projecto
Projecto Educativo
Projecto Curricular de Agrupamento
Projecto Curricular de Turma
Diferenciação
Colaboração
Currículo
School
Education Policy
Project
Education Project
Curriculum Project Group
Class Curricular Project
Differentiation
Collaboration
Curriculum
Data de Defesa: 2011
Resumo: Os Projectos Curriculares de Turma ocupam, desde a sua implementação com o Despacho Normativo n.º 6/2001, de 18 de Janeiro, um destaque relevante no seio das Escolas. Este documento surge como o garante da gestão e diferenciação curriculares, adaptando, assim, o currículo nuclear à realidade local e individual de cada aluno e promovendo o trabalho colaborativo entre os docentes. O nosso objectivo neste estudo foi realizar uma abordagem ao Projecto Curricular de Turma de forma a responder à questão que se nos colocou: O Projecto Curricular de Turma promove a diferenciação e a colaboração? Partindo de uma investigação de tipo quantitativo e qualitativo, foram realizados inquéritos por questionário e analisados os documentos estruturantes da Escola seleccionada para o nosso estudo, com os seguintes objectivos: verificar se o Projecto Curricular de Turma permite adequar estratégias às características de cada aluno; se desenvolve nos professores o trabalho colaborativo; se os Encarregados de Educação cooperam na elaboração e implementação do Projecto Curricular de Turma. Concluímos que os Conselhos de Turma sabem como deve ser elaborado um Projecto Curricular de Turma quanto ao seu formato normativo, mas na prática os documentos não espelham esse conhecimento. Reconhece-se características diferentes entre os alunos, são diagnosticadas dificuldades, mas a diferenciação curricular não surge como prática homogénea e consistente entre os elementos dos Conselhos de Turma. Por seu turno, a colaboração entre os Docentes é limitada no tempo, cinge-se à reunião de elaboração do Projecto inicial e suas reformulações. Quanto aos Encarregados de Educação este documento é ainda ― "um estranho", verificando-se que têm conhecimento dele mas não participam na sua concepção. Passados dez anos o Projecto Curricular de Turma ainda não potencia todas as particularidades que um documento, embora de imposição legal, pode trazer para o sucesso de todos.
The class curriculum occupies, since its implementation with the Normative Order No. 6 / 2001 of January 18, a relevant highlight within Schools. This document appears as a warranty of management and curricular differentiation, adapting the core curriculum to the local reality of each individual student and promote collaborative work amongst teachers. Our objective in this study was to analyse the Class Curricular Project in order to answer the question: The Class Curricular Project promotes differentiation and collaboration? Starting from a quantitative and qualitative analysis, surveys were conducted by questionnaire and the structuring documents of the school selected for our study were analysed, with the following objectives: to determine whether the Class Curricular Project allows to adapt strategies to the characteristics of each student; if develops collaborative work in teachers; if the Guardian cooperate in the elaboration and implementation of the Class Curriculum Project. We concluded that the Class Councils knows how to prepare a Class Curriculum Project in its normative form, but effectively the documents do not reflect this knowledge. Different characteristics are known amongst the students, difficulties are diagnosed easily, but curriculum differentiation does not appear as uniform and consistent practice among elements of the Class Councils. Moreover, the collaboration amongst teachers is limited in time, resumes to the meeting of the preparation of the initial draft and its subsequent revisions. As for the Guardian this document is still - "a stranger", verifying that they are aware of it but do not participate in its creation. Ten years after, the Curriculum Project Class does not power all the particulars that a document, although imposed by law, can bring to everyone's success.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8443
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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