Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8442
Título: (In)Sucesso na matemática : a influência dos estilos e estratégias de aprendizagem
Autor: Alves, Paula Cristina Ruano
Orientador: Ribeiro, Célia dos Prazeres
Palavras-chave: Escola
(In)sucesso
Matemática
Estilos
Estratégias de Aprendizagem
School
(In)Success
Mathematics
Styles
Learning Strategies
Data de Defesa: 2011
Resumo: O insucesso escolar em geral, e especificamente, na disciplina de matemática, ou seja, a não aquisição de conhecimentos e a não concretização das competências definidas, continua a afectar muitos dos nossos alunos. A identificação das causas e das formas de colmatar o insucesso é uma preocupação que vem sendo partilhada já há muitos anos por investigadores educacionais, por professores e pelos órgãos de gestão das escolas. A literatura consultada sobre esta temática levou-nos ao conhecimento sobre a existência de vários factores, intrínsecos e extrínsecos aos alunos, responsáveis pelo (in)sucesso escolar e ao reconhecimento de que não há uma forma única e ideal de ensinar e de aprender, o que constituiu a base para o nosso estudo. Assim, a presente investigação incidiu sobre os estilos e estratégias de aprendizagem, considerando-os como um dos possíveis factores que influenciam o (in)sucesso escolar, especificamente no que concerne à disciplina de matemática. Para tal, foi empreendida uma investigação quantitativa, descritiva e correlacional, com os seguintes objectivos: identificar os estilos e estratégias de aprendizagem manifestados pelos alunos do 2º e do 3º ciclos do ensino básico; verificar se estes estão relacionados com o (in)sucesso na matemática, com o contexto socioeconómico dos pais e com o sexo dos alunos. A amostra foi constituída por 215 alunos, de duas escolas do distrito de Viseu e o instrumento utilizado foi o questionário. Após análise dos resultados verificámos que, em ambas as escolas, independentemente dos alunos terem ou não (in)sucesso na matemática, estão patentes os quatro estilos de aprendizagem: reflexivo, teórico, activo e pragmático. Contudo, são os alunos com maior rendimento que manifestam utilizar um maior número de estratégias de aprendizagem inerentes aos estilos identificados. O que nos leva a concluir sobre a importância da consideração dos estilos de aprendizagem pelos professores, em contexto de sala de aula, de forma a potencializar o sucesso escolar.
The school failure in general and specifically in the discipline of mathematics, namely the failure to acquire knowledge and not achieving the skills set, continues to affect many of our students. The identification of the causes and how to bridge failure is a concern that has been shared for many years by educational researchers, teachers and the governing bodies of schools. The literature on this subject led us to the knowledge of the existence of several factors, intrinsic and extrinsic to the students responsible for (un) success and recognition that there is a unique and ideal way to teach and learn. This was the basis for our study. For that, this research focused on the styles and learning strategies, considering them as one of the possible factors influencing the (un) success, specifically regarding the discipline of mathematics. In order that has taken a quantitative, descriptive and correlational, with the following objectives: to identify the styles and strategies of learning expressed by students in the 2nd and 3rd cycles of basic education; check whether these are related to the (un) successful in mathematics, socio-economic background of parents and gender of students. The sample consisted of 215 students from two schools in the district of Viseu, and the instrument used was a questionnaire. After analyzing the results we found that in both schools, regardless of whether or not students (un) successful in mathematics, are evident from the four learning styles: reflective, theoretical, pragmatic and active. However, are the students with higher incomes who exercise a larger number of learning strategies related to the styles identified. This leads us to conclude about the importance of consideration of learning styles by teachers in the context of the classroom in order to enhance school success.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8442
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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