Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8387
Título: Relatório de estágio
Autor: Alves, Carmen Manuela Moreira
Orientador: Quelhas, Isabel
Data de Defesa: Jan-2009
Resumo: A obtenção do Grau de Mestre, objectivo final do Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Universidade Católica Portuguesa, pressupõe a elaboração de um trabalho académico, que evidencie competências profissionais diferenciadas na área de especialização. Neste âmbito, foi realizado um estágio, com a duração de 180 horas, no Serviço de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do Hospital de Santo António – CHP, como contexto para o desenvolvimento de atividades previamente planeadas, conducentes à concretização dos objectivos propostos pelo plano de estudos do curso e que sustentaram a realização deste relatório. A intencionalidade subjacente a todas as actividades descritas e reflectidas no relatório, foi de evidenciar na prática clínica, como Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, competências, que ao longo do processo formativo, se constituíram nos seguintes objectivos: Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão aprofundada na área de especialização; Saber aplicar conhecimentos e demonstrar capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares; Demonstrar capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada, incluindo reflexões sobre as implicações ou condicionantes éticas e sociais; Possuir competências de aprendizagem ao longo da vida, de auto-orientado ou autónomo; Ter a capacidade de comunicar conclusões, e os conhecimentos e raciocínios subjacentes, a especialistas e a não especialistas, de forma clara sem ambiguidades. Na elaboração do trabalho, foi considerada e abordada a experiência profissional prévia, com o inerente desenvolvimento e aquisição de competências e foi dado mais ênfase às actividades desenvolvidas durante o estágio, a sua intencionalidade e significado das experiencias vividas, cujo resultado final dá forma às competências desenvolvidas neste período, em que foi privilegiada a dimensão autónoma do exercício profissional. Num exercício auto-crítico e reflexivo sistemáticos, todo o documento e as conclusões do relatório, revelam um processo de evolução profissional bem sucedido, embora também estejam patentes ao longo do trabalho, algumas condicionantes que influenciaram os resultados esperados.
The attainment of the Masters Degree, final objective of the Professional Master in Nursing of Health Infant and Pediatrics Course, of the Universidade Católica Portuguesa, estimates the elaboration of an academic work, which evidences differentiated professional abilities in the specialization area. In this context, a period of training was carried through, with the duration of 180 hours, in the Neonatal and Pediatrics Intensive Care Service of the Hospital de Santo António - CHP, as context for the development of previously planned conductive activities, to the completion of the objectives considered for the plan of the course studies, that had supported the performance of this report. The underlying intention to all the described and reflected activities in this report, is to evidence in the clinical practice, as Nurse in Health Infant and Pediatrics Specialist, abilities that throughout this formative process had constituted the following objectives to reach: To have knowledge and ability to understand depth of expertise in the Pediatric and Childs Health area; To know how to apply knowledge and demonstrate the ability to understand and solve problems in new and unfamiliar situations, and extended in contexts related to the multidisciplinary expertise in Pediatric and Childs Health; To demonstrate ability to integrate knowledge, dealing with complex issues, develop solutions or judgments in situations of limited or incomplete information, including reflections on the ethical and social implications arising from these conditioned situations and judgments; To demonstrate life-learning skills, fundamentally selfguided or independent; Being able to communicate their findings, and the knowledge, reasoning underlying them, whether the specialists or to non-specialists, in a clear and unambiguous way. While preparing the work, it was considered and addressed prior work experience, with the inherent development and acquisition of skills and more emphasis was given to activities undertaken during the stage, their intent and meaning of experiences, the final result demonstrates the skills in this period and was privileged the size of the autonomous professional practice. In a systematic self-critical and reflective exercise, the whole document and the conclusions of the report, show a process of successful professional development, but also are patents over some working conditions that influenced the awaited results.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8387
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.