Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8381
Título: Relatório de estágio
Autor: Antunes, Ana Luisa Ramos
Orientador: Barbosa, Constança Maria da Silva Festas
Data de Defesa: Mai-2010
Resumo: Este Relatório insere-se nos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Mestrado de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, do Instituto de Ciências da Saúde, Escola Superior Politécnica da Saúde, da Universidade Católica|Porto e aborda, essencialmente, a concretização do Módulo II- Estágio de saúde infantil e pediatria, com experiência médica e cirúrgica, no serviço de internamento de pediatria, no Hospital Pedro Hispano, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Entidade Pública Empresarial (EPE). Descreve, criticamente, as actividades desenvolvidas para atingir os objectivos propostos pela Universidade e apresenta a reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem. De entre as actividades realizadas, são evidenciados dois trabalhos, um trabalho de investigação sobre o tema “Negociação de cuidados à criança hospitalizada: perspectiva dos pais” e um trabalho e respectiva acção de formação intitulado “Cuidados de enfermagem à criança com fracturas” (motivo frequente de internamento), que contribuíram para a melhoria de cuidados de enfermagem em saúde infantil e pediatria, nomeadamente no serviço onde decorreu o estágio. O tema “Negociação de cuidados à criança hospitalizada: perspectiva dos pais” é relevante na parceria de cuidados, filosofia adoptada pelo serviço onde decorreu o estágio, em que a negociação entra a equipa de enfermagem e família, acerca dos cuidados à criança hospitalizada, se assume como um factor fundamental, para a melhoria de cuidados e para a minimização do impacto da hospitalização na criança. Assim, com a colega de estágio, Joana Carvalho, desenvolvemos um estudo não experimental, descritivo simples, com abordagem quantitativa, em que foi da minha responsabilidade a apresentação e discussão de dados. Neste estudo, foi usado como instrumento de colheita de dados, um questionário de perguntas fechadas, da autoria de Jeanine Young, et al (2006), aplicado num estudo denominado “Negotiation of care for a hospitalised child: parental perspectives”, realizado num hospital pediátrico em Queensland – Austrália. Os resultados da investigação efectuada permitiram conhecer a perspectiva dos pais acerca da negociação de cuidados à criança hospitalizada e propor alterações à actuação vigente, de modo a que a parceria de cuidados assente na comunicação terapêutica entre pais e enfermeiros, na definição clara do papel que pais e enfermeiros devem desempenhar e na determinação de um nível de participação dos pais nos cuidados. O Relatório mostra, também, de que forma a realização do mestrado e do estágio que o mesmo englobou me permitiu adquirir conhecimentos e desenvolver a capacidade de compreensão na área de enfermagem em SIP, que possibilitam uma intervenção adequada nas situações problemáticas e complexas, num contexto de multidisciplinaridade. Pretende ainda evidenciar que foi possível obter ou aperfeiçoar competências, nomeadamente a nível da investigação e supervisão, que me orientarão na prática de enfermagem e permitirão uma aprendizagem contínua, autónoma e auto-orientada.
This Report is part of a study developed within the Nursing Master’s Degree on Childs Health and Pediatrics, of the Instituto de Ciências da Saúde, Escola Superior Politécnica da Saúde, da Universidade Católica|Porto, and its main topic is the realization of the module II – Internship on Childs Health and Pediatrics, with medical and surgical experience, in the Pediatrics Internment Service of Hospital Pedro Hispano, in the Matosinhos Health Local Unit (Unidade Local de Saúde de Matosinhos), Public Entrepreneurial Entity (Entidade Pública Empresarial). This Report also describes, in a critical way, the activities developed to achieve the goals proposed by the University and presents a personal reflection on the learning process. Within the activities developed, two can be pointed out: an investigation on the subject “Negotiation of care for a hospitalised child: parental perspectives”, and a work, and the corresponding training session, on “Nursing care to children with fractures” (frequent motive of internment). Both activities aimed to contribute to an improvement in the nursing care of Childs Health and Pediatrics of the service where the internship took place. The subject “Negotiation of care for a hospitalised child: parental perspectives” is relevant in the partnership of care, philosophy adopted in the service where the internship took place, in which the negotiation between the nursing team and the family, on the care of the hospitalised child, is considered fundamental for the care improvement and the minimization of the negative effects in the child’s hospitalization. So, together with Joana Carvalho, my internship colleague, we developed a non experimental study, descriptive simple and with a quantitative approach where my responsibility was the presentation and discussion of the data. In this study, the instrument used in the data collection was a questionnaire made by Jeanine Young, et al (2006), applied in a study called “Negotiation of care for a hospitalised child: parental perspectives”, which was developed in a pediatric hospital in Queensland-Australia. The investigation’s results allowed getting to know the parents’ perspective about the negotiation of care for a hospitalised child and proposing changes to the current actions, so that the partnership of care was based in and nurses, and in a clear definition of each others’ roles as well as the level of care participation of the parents. The Report demonstrates as well, in what way the Master and the internship included, allowed me acquiring the knowledge and developing the skills to understand the area of nursing in Childs Health and Pediatrics, which allow an adequate answer in problematic and complex situations within a multidisciplinary context. The Report pretends as well, to stress the possibility of obtaining and improving competences within investigation and supervision, which will guide me in the nursing practice, and will allow me a continuous, autonomous and self-orientated learning.the therapeutic communication between parents.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8381
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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