Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8375
Título: Relatório de estágio
Autor: Cunha, Ana Isabel Gonçalves da
Orientador: Valentim, Olga de Sousa
Palavras-chave: Relação de Ajuda
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
Terapeutic Relationship
Psychiatric and Mental Health Nursing
Data de Defesa: 2009
Resumo: O presente trabalho, intitula-se O caminho percorrido para o desenvolvimento de competências e tem como objectivo apresentar o percurso na Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, cuja área temática de intervenção foi “A Relação de Ajuda Terapêutica”. O projecto elaborado foi desenvolvido em 3 diferentes contextos de ensino clínico, ou seja promoção da saúde mental de adolescentes em contexto escolar, intervenção na crise em clientes/famílias internadas no serviço de psiquiatria e consulta de pedopsiquiatria. Após estabelecimento de diagnóstico de situação e projecto terapêutico foram utilizadas estratégias de intervenção como dinâmicas de grupo, entrevistas de avaliação diagnóstica e acompanhamento e actividades lúdico-terapêuticas adequadas à população alvo. O pensamento e análise crítico-reflexiva das intervenções acompanharam todo o processo de aprendizagem aqui espelhado, sendo que no final do trabalho se apresentam as competências desenvolvidas nesta área de intervenção de Enfermagem.
The purpose of this project was to present my course in Psychiatric and Mental Health Nursing Specialization, based on the Therapeutic Relationship in Nursing Care. This project has been developed in 3 different contexts of clinical education: (1) promotion of adolescent’s mental health in a school context; (2) crisis intervention in adults in hospitalization; (3) and children and adolescents ambulatory consultation. After the establishment of a diagnosis and therapeutic programme, there were used several intervention strategies such as: diagnostic interviews, group dynamics, psychotherapies and orientation/ counselling. The results were revealed and discussed among the project, in aim to contribute for the improvement of nursing mental healthcare. The thought and critical-reflexiv analysis of the interventions had followed the learning process. In the end of the work are descriptive the abilities developed in this area of intervention of Nursing.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8375
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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