Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8346
Título: Os impactes (im)prováveis da avaliação externa nas dinâmicas de melhoria da escola beta
Autor: Barbosa, Teresa Maria Marques Ferreira Esteves
Orientador: Alves, José Matias
Data de Defesa: 2011
Resumo: A qualidade de ensino, a avaliação externa e a auto-avaliação das escolas são temas da actualidade, discutidos em diferentes sectores da sociedade portuguesa. As instituições escolares são, cada vez mais, sujeitas a avaliação, quer devido às exigências legais, quer devido a imposição social. Teoricamente, a avaliação externa pretende ser um instrumento útil para as escolas avaliadas, identificando os pontos fracos, as dificuldades e os constrangimentos e valorizando os pontos fortes e as potencialidades. Com base neste pressuposto, esta investigação tem como principal objectivo verificar e compreender as mudanças ocorridas na Escola Beta após a avaliação externa ao nível organizacional, nas práticas pedagógicas dos docentes, nas práticas de auto-avaliação da escola e na preparação e monitorização do processo ensino/aprendizagem no que respeita à orientação para os resultados. O quadro conceptual foi organizado em torno de três grandes dimensões que sustentam o presente trabalho – a escola como organização, imagens organizacionais da escola e avaliação institucional de escolas. O estudo incide numa abordagem mista de análise qualitativa e quantitativa, sendo o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e a análise de conteúdo os métodos escolhidos. Foi desenvolvido na escola sede de um agrupamento na zona centro do país. A análise dos dados foi organizada a partir: das opiniões dos inquiridos cujas respostas ao inquérito se centraram em seis temáticas, relatório da Avaliação Externa e os cinco domínios que o caracterizam; dos testemunhos dos entrevistados considerados informantes-chave por serem conhecedores da escola e possuidores de cargos de gestão ou de coordenação; da análise do relatório da Avaliação Externa à luz dos resultados do inquérito por questionário. Os resultados do estudo apontam para as respostas às questões de investigação, formuladas a partir do grande objectivo inicial. Assim, no que respeita à organização da escola e ao tratamento de informação, aos efeitos que o relatório teve no modo de organização e funcionamento dos departamentos, do conselho pedagógico e dos conselhos de turma, à prestação do serviço educativo, às práticas pedagógicas dos professores, à preparação e monitorização do processo de ensino e de aprendizagem para a orientação para os resultados e às práticas de auto-avaliação do agrupamento, considera-se que não houve alterações significativas após a avaliação externa, sendo que as que se manifestaram são devidas a outros factores, nomeadamente à mudança de director, aos imperativos legislativos e aos aspectos apontados pela Inspecção Pedagógica, ocorrida um ano após a avaliação externa. Ao nível da organização, a recepção da visita da avaliação externa não teve preparação específica e a selecção das pessoas que integraram os painéis foi feita de acordo com os cargos desempenhados ou de modo desconhecido. O relatório da IGE foi apresentado em reunião de conselho pedagógico de uma forma sucinta, não havendo lugar a uma reflexão posterior.
The quality of education, the external evaluation and self-evaluation of schools are current topics discussed in different sectors of the Portuguese society. The scholar institutions are more and more submissive to evaluation, not only because of legal demands but also due to social imposition. Theoretically speaking, the external evaluation aims to be a useful instrument for evaluated schools which helps to identify the weaknesses, the difficulties and the coercions as it increases in value the strong points and the potentialities. Taking this into concern, this research intends to prove to be true and understand the changes that occurred in Beta School after the external evaluation considering the organized level, the pedagogical practices of teachers, the self-evaluation school practices, the preparation and management of the educational/learning process. The conceptual statement was organized in three big dimensions that sustain the present work - The school as an organization, school organizational pictures and institutional evaluation of schools. This research is based on a mixed approached of a qualitative and quantitative analysis using the inquiry by questionnaire and interview and the analysis of the contents of the chosen methods. It was developed in the “basic” school of a “grouping” in the center of our country. The analysis of the contents was organized according the inquiry opinions whose answers to the same were based on six topics, on the external evaluation report and the five domains that make part of it. It was also brought up by the interviewed people considered key-informers as they made part of the school and performed the duties of administration or coordination and from the report analysis of the External Evaluation based on the results of the inquiry by questionnaire. From the starting goal the results of the research give answers to the questions which were under investigation. Therefore, in what the school organization matters and the information in question to the outcome of the influence of the written report concerning the organization and the performance of the departments, the Pedagogical Council and the School Class Councils to educational services to teachers pedagogical practices to the preparation and management of the educational/learning process for the guidance and self-evaluation practices of the department, it is considered that there weren't significant changes after the external evaluation. Although, the ones that were revealed were due to other factors for example: the change of the Director to the legislator imperatives and to the aspects mention by the Pedagogical Inspections occurred one year before after the external evaluation. In what the organization is regarded, there wasn't any specific preparation after the external evaluation and the selection of the involved panel people which was made according to their duties or on an unknown way although there were several other selection hypotheses. The GEI (General Education Inspection) report exhibited in the Pedagogical Council didn't allow a possible reflection on this matter.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8346
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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