Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8340
Título: O funcionamento familar num grupo de famílias com crianças prematuras
Autor: Madureira, Ana Vanessa Santos
Orientador: Veiga, Elisa
Data de Defesa: 2011
Resumo: O nascimento de um bebé prematuro é percepcionado como um choque para os pais que se confrontam com uma situação inesperada. A vivência desta situação tem implicações na relação pais-bebé e nas práticas parentais (Goldberg & Divitto, 1995; Hughes & Mccoluum, 1994; Barros, 2001). Considerando que as rotinas e rituais familiares traduzem a forma como a família interage entre si e com o contexto social envolvente, estes elementos constituem-se assim como organizadores do funcionamento do sistema familiar (Fiese et al., 1993). O presente estudo tem como objectivos explorar a percepção dos pais de crianças prematuras acerca das suas rotinas e rituais familiares, no sentido de compreender as dinâmicas do seu contexto de vida. Para isso realizámos 6 entrevistas a 6 famílias utentes de uma consulta de Desenvolvimento. O tratamento de dados, orientado pelos princípios da Grounded Theory, permitiu a identificação de três categorias de primeira ordem, sendo elas: (1) Actividades desenvolvidas; (2) Dinâmica familiar; (3) Parentalidade. Constatamos que as famílias realizam rotinas diárias em conjunto e percepcionam o fim-de-semana como momento em que se dedicam mais às crianças. Os cuidados às crianças são, geralmente, da responsabilidade das mães. Todas as famílias identificam a família alargada como suporte social, valorizando o Natal e Aniversários como momentos de convívio familiar. Os pais têm uma percepção positiva do desenvolvimento dos seus filhos, bem como do seu papel parental. Verificamos uma grande diversidade de atitudes parentais, caracterizadas por firmeza, inconsistência, tolerância, dificuldades no controlo de comportamento e ainda inexistência de regras fixas. Consideramos importante a realização de estudos neste âmbito com um maior número e diversidade de participantes de forma a obter uma compreensão mais alargada da temática.
The preterm birth of an infant is perceived as a shock to the parents, which find themselves in an unexpected situation. The experience of this kind of situation has implications in the parent-child relationship and also on parenting practices (Goldberg & Divitto, 1995; Hughes & Mccoluum, 1994; Barros, 2001). The family traditional routines and rituals reflect the way the family interacts together and with the surrounding social context. These elements are organizers of the family system (Fiese et al., 1993). The purpose of this study is to explore the perceptions of preterm infant parents about family routines and rituals in order to understand the contour of their life dynamics. Therefore we conducted six interviews with six families in development consulting. The data analysis using the principles of Grounded Theory allowed us to identify the follow three categories of first order: (1) Activities; (2) Familiar dynamic; (3) Parenthood. We found that daily routines are family-centered and the weekend represents the period of time in which parents dedicate more time to the child. The care of the preterm child is usually a maternal responsibility. The extended family was identified as social supportive by all families in the study, and times like Christmas and Birthdays were distinguished as moments to gather the family together. The parents consider positively the child development, as also their parental role. In fact, this study allowed us to verify a wide range of parental attitudes distinguished by their constancy, inconsistency, tolerance, difficulties in controlling behavior and lack of fixed rules. Based in these results, we consider the upmost importance to conduct new studies about this theme. Although it's our opinion, that a greater number and diversity of participants should be considered in order to obtain a broader understanding about this subject.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8340
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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