Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8324
Título: Na rota do conhecimento : relatório de estágio
Autor: Roça, Ana Cláudia de Oliveira
Orientador: Festas, Constança
Palavras-chave: Criança
Família
Enfermagem
Child
Family
Nursing
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este documento surge no âmbito do curso de mestrado com especialização em Enfermagem de saúde infantil e pediatria e tem como propósito primordial a realização de uma auto-reflexão sobre as experiências de estágio. Assim, ambiciono descrever e reflectir sobre as actividades que desenvolvi em estágio no sentido de atingir objectivos preestabelecidos e, dessa forma, obter competências nas áreas da gestão, prestação de cuidados, formação e investigação. Os referidos objectivos abrangem objectivos pessoais delineados aquando da elaboração de um projecto de estágio e objectivos transversais a todos os formandos do curso de mestrado com especialização em Enfermagem de saúde infantil e pediatria propostos pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Instituto de Ciências da Saúde (ICS) do Porto, evidentes no guia de estágio previamente elaborado. O estágio correspondeu a 750 horas de trabalho (das quais 540 horas de contacto e 210 horas de trabalho individual), decorreu de 20 de Abril de 2009 a 30 de Janeiro de 2010 e dividiu-se em três módulos. O módulo I referente à Saúde Infantil decorreu no Centro de Saúde de São Martinho do Bispo (Coimbra). Neste módulo de estágio tive oportunidade de assistir crianças nas várias faixas etárias, realizando consultas de vigilância, vacinação, testes de diagnóstico precoce, acções de educação para a saúde formais e informais e ainda assistência a crianças com doença aguda. Já o módulo II relativo a Serviços de Medicina e Cirurgia em contextos de doença aguda e crónica decorreu no Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Unidade de São Sebastião e permitiu-me prestar cuidados de Enfermagem a crianças até aos 16 anos, com patologias médicas (agudas e crónicas) e cirúrgicas. O estágio neste serviço proporcionou-me ainda a experiência do acompanhamento de uma criança desde a admissão até à alta, passando pelo B.O. e recobro, o que me permitiu a sua assistência no pré, intra e pós-operatório. Por fim, o módulo III diz respeito aos Serviços de Urgência Pediátrica (SUP) e Serviços de Neonatologia, tendo decorrido, respectivamente, no SUP do Hospital Infante Dom Pedro de Aveiro (HIPA) e na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) do Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga, Unidade de São Sebastião. O primeiro serviço possibilitou-me a assistência a crianças das diversas faixas etárias em situação de urgência e emergência. No que diz respeito ao estágio na UCIN, este permitiu-me prestar cuidados a RN em contexto de cuidados intensivos e cuidados intermédios. Em suma, cada um destes módulos revelou-se singular na minha aprendizagem. Ainda que em todos tenha assistido crianças/famílias, considero que cada um deles possuiu especificidades próprias. Assim, apenas assistindo crianças/famílias nos diversos contextos me foi possível adquirir competências para a prestação de cuidados à criança/família enquanto especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria.
This document appears in the master's degree in Nursing with specialization in paediatrics and child health and its primary purpose the achievement of self-reflection on training experiences. So ambition to describe and reflect on the activities developed in stages in order to achieve predetermined objectives, and thereby gain skills in management, care, training and research. These objectives include personal objectives outlined in the preparation of a draft stage and cross-cutting objectives to all graduates of master's degree in Nursing with specialization in pediatrics and child health proposed by the Catholic University of Portugal (UCP) - Institute of Health Sciences (ICS) Porto, evident in the guide stage beforehand. The stage corresponded to 750 hours of work (of which 540 contact hours and 210 hours of individual work), held from April 20, 2009 to 30 January 2010 and was divided into three modules. The module I ran on the Child Health at the Health Centre of São Martinho do Bispo (Coimbra). In this module stage had the opportunity to assist children in various age groups, conducting surveillance consultations, vaccinations, tests for early detection, education activities for formal and informal health care and even children with acute illness. Already Module II on Medical and Surgical Services in settings of acute and chronic held at the Paediatric Hospital Center of Entre Douro e Vouga Unit, San Sebastian and allowed me to provide nursing care for children up to 16 years with medical conditions (acute and chronic) and surgical. The stage in this service has provided me the experience of accompanying a child from admission until discharge, through the BO and I regain, which allowed me to his assistance in pre-, intra-and postoperatively. Finally, the module III with respect to the Paediatric Emergency Services (SUP) and Service of Neonatology, having lasted, respectively SUP Hospital Infante Dom Pedro de Aveiro (HIPA) and the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) at the Center Among the hospital Douro e Vouga, Unit of St. Sebastian. The first service allowed me to care for children of different ages in a state of emergency and urgency. With regard to the stage in the NICU, this allowed me to care for newborns in the context of intensive care and intermediate care. In short, each of these modules proved to be singular in my learning. Although it has seen in all children / families, I believe that each possessed its own peculiarities. So, just watching children / families in various contexts I could acquire skills to care for the child / family as a specialist in Child Health Nursing and Pediatrics.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8324
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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