Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8296
Título: As percepções dos utilizadores do Second Life em contextos de ensino e de aprendizagem
Autor: Botelho, Liliana Isabel Caseiro Fernandes
Orientador: Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara
Palavras-chave: Ensino a Distância
Ambientes Virtuais
Second Life
Distance Learning
Virtual Environments
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente trabalho é uma investigação quantitativa, na forma de estudo de caso, que procura respostas para uma questão central de investigação: “Que percepções têm os utilizadores do Second Life sobre as potencialidades desta ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem?”. Desta forma, os objectivos do estudo consistem em conhecer as percepções dos utilizadores acerca das suas experiências no Second Life, conhecer a sua motivação/interesse em contextos de ensino e de aprendizagem, assim como, saber quais as vantagens e desvantagens sentidas nesses contextos. Este estudo incentiva-nos a investigar o tema para procurar respostas numa área pouco explorada no que concerne à Educação. No entanto, não podendo ser generalizável, a investigação é centrada na Conferência Online de Informática Educacional (COIED). Para tal, utilizamos como ferramenta de trabalho de campo, o inquérito por questionário, de forma a auscultar as percepções dos participantes da conferência sobre as potencialidades do Second Life. A análise dos dados recolhidos demonstra que o Second Life é um ambiente virtual de aprendizagem motivador e inovador, sendo um dos mais utilizados em formações pelos participantes. Apresenta-se como uma potencial ferramenta pedagógica, de comunicação e de sociabilização, tendo despertado nos utilizadores interesse em explorá-la nas suas actividades profissionais. As conclusões apontam também, para um espaço virtual onde a pluralidade de projectos pedagógicos, relacionados com as diferentes áreas do saber, se podem desenvolver de forma benéfica para os aprendentes.
This work is a quantitative research, in the form of a case study, which seeks answers to a central research question: "What insights have users of Second Life obtained on the potential of this tool in the teaching and learning process?". Therefore, the study objectives consist in understanding the users`s perceptions regarding their experiences in Second Life, to understand their motivation / interest within teaching and learning contexts, as well as what are the advantages and disadvantages experienced in these contexts. This study encourages us to investigate the subject to find answers in a little explored area in Education. However, it may not be generalizable, as the research is focused on the Online Conference in Computer Education (COIED). To achieve this goal, we use the survey questionnaire as the tool for field work, in order to obtain the perceptions of the conference participants on the potential of Second Life. The analysis of the collected data shows that Second Life is a motivating and innovative virtual learning environment, and also one of the most used in training by the participants. It presents itself as a potential educational, communication and socialization tool, having awakened interest in the users in exploring it in their professional activities. The conclusions also point to a virtual space where the plurality of educational projects, related to the different knowledge areas, can develop in a beneficial way for learners.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8296
Aparece nas colecções:FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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