Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8257
Título: Direcção-Geral das Artes : uma marca cultural que comunica digitalmente
Autor: Rosário, Ana Rita Galhardo Duarte Ferreira do
Orientador: Ganito, Carla
Palavras-chave: Cultura
Democratização Cultural
Comunicação
Comunicação Digital
Direcção-Geral das Artes
Culture
Cultural Democratization
Communication
Digital Communication
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da importância da correcta gestão da comunicação por parte das organizações culturais em Portugal, mais especificamente das instituições públicas, de modo a incentivar a procura de práticas culturais pelos portugueses e de garantir a democratização cultural no país. O estudo tem como ponto de partida o estágio realizado na Direcção-Geral das Artes, onde foram analisados os instrumentos de comunicação utilizados pela instituição, tendo como base alicerces teóricos articulados entre o tema da cultura e da comunicação. Concluímos que é crescente a centralidade que a cultura assume na sociedade portuguesa, facto que decorre da diversidade de actividades e expressões artísticas oferecidas, dos diferentes modos de acesso e recepção dos bens culturais, da maior predisposição para a ocupação dos tempos livres e de lazer com actividades culturais por parte dos portugueses e da consciencialização das instituições públicas e privadas de que a gestão cultural reverte em vários benefícios sociais. No que concerne às práticas culturais dos portugueses estas apresentam valores muito baixos quando comparados com outros países da União Europeia. Estas circunstâncias exigem uma adequada reorganização das políticas culturais, que não podem limitar-se a garantir a diversidade de oferta, com vista à democratização cultural, sem equacionar a sua correcta divulgação para o conhecimento de todos os cidadãos.
This research aims to contribute to the understanding of the importance of a proper management of the communication by the cultural organizations in Portugal, more specifically of public institutions, in order to encourage cultural practices by the Portuguese and to ensure cultural democratization in the country. The study has its starting point on the internship held in Direcção-Geral das Artes, where were analyzed the communication tools used by the institution, based on theoretical foundations articulated on the themes of culture and communication. We concluded that culture is taking and increasing centrality in Portuguese society, a fact that results from the diversity of artistic expressions and activities offered, the different modes of access and reception of cultural activities, the increase interest in leisure and cultural activities and the awareness by the public and private institutions that the cultural management results in various social benefits. As regards to the cultural practices of the Portuguese people they present very low values when compared with other European Union countries. These circumstances require an adequate reorganization of cultural policies, which cannot be limited to the provision of a diversified offer. To obtain cultural democratization we have to equate a proper dissemination of knowledge for all citizens.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8257
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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