Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8243
Título: A utilização das TIC em sala de aula : contributo para melhorar a motivação dos alunos
Autor: Lemos, Maria Sílvia Ferreira Dias Correia Moniz
Orientador: Lagarto, José
Data de Defesa: 2011
Resumo: A ausência de motivação dos alunos é uma realidade com a qual os professores se deparam e que interfere na qualidade das aprendizagens. No entanto, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir para melhorar os níveis de motivação e a concentração dos alunos. As TIC constituem poderosas ferramentas capazes de tornar as práticas pedagógicas mais inovadoras, mais motivadoras e eficazes. Sendo os jovens os seus principais e naturais utilizadores, as TIC podem ser utilizadas no ensino como instrumentos capazes de facilitar o acesso ao conhecimento, e de proporcionar uma maior interactividade no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, este estudo procurou compreender até que ponto os processos de ensino e aprendizagem que recorrem às TIC são, efectivamente, mais mobilizadores do interesse e da atenção dos alunos. Para tal, foram identificados um conjunto de indicadores capazes de medir e caracterizar o grau de motivação dos alunos. Este trabalho de investigação teve como amostra um grupo-turma do 8º ano de escolaridade, da Escola Secundária Miguel Torga, localizada na Freguesia de Monte Abraão, no Concelho de Sintra, e a recolha dos dados decorreu no ano lectivo 2009/2010. Considerando as características deste estudo experimental, realizado em duas fases com mudança de paradigma (antes e após a utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem), adoptou-se um plano pré-experimental, com um grupo único, sem grupo de controlo, com recurso a uma metodologia quantitativa e à aplicação de um pré-teste de um pós-teste. Os resultados alcançados mostram que a utilização das TIC suscita nos alunos uma alteração nas suas atitudes e comportamentos face à aprendizagem. A análise dos dados revela uma melhoria da concentração, da organização, do empenho, da participação e do interesse dos alunos pelo trabalho desenvolvido em sala de aula após a introdução das tecnologias. A aprendizagem com recurso às TIC aumenta a motivação dos alunos.
The students’ lack of motivation is a reality that teachers have to face and that interferes with the quality of learning. However, the information and communication technologies (ICT) can help improve the levels of the students’ motivation and concentration. The ICT are powerful tools that can make teaching practices more innovative motivating and effective. As young people are its main and natural users, ICT can be used as teaching tools to facilitate access to knowledge, and provide greater interactivity in the teaching and learning process. Thus, this study tried to understand to what extent the teaching and learning processes that use ICT can indeed better mobilize the interest and attention of students. So we identified a set of indicators to measure and characterize the level of the students’ motivation. This research work had as sample a class group of 8th grade, of Miguel Torga Secondary School, located in Monte Abraão, Sintra, and the data collection took place in the 2009/2010 school year. Taking in regard the characteristics of this experimental study, which was conducted in two phases with a shift in the paradigm (before and after the use of ICT in the teaching and learning process), it was adopted a pre- experimental plan with only a group, no control group, using a quantitative methodology and the application of a test before the experiment and another test after it. The results reached show that the use of ICT leads to a change in the students’ attitudes and behaviour towards learning. By analyzing the data we can see an improvement in the students' concentration, organization, commitment, participation and benefit. By analyzing the data we can see an improvement in the students’ concentration, organization, commitment, participation and interest in the work they develop in the classroom when using technologies. The use of ICT in the learning process increases the students’ motivation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8243
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.