Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8231
Título: Relatório de estágio
Autor: Saraiva, Ana Marisa Bizarro Costa
Orientador: Ribeiro, Olivério
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este relatório reflecte as actividades da componente prática inserida no Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde, ministrado pela Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras. O estágio encontra-se dividido em três módulos com uma carga horária de 180 horas cada um. No módulo I foi-me dada a acreditação. O módulo II decorreu no período de Junho a Julho de 2009 na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários do Hospital S. Teotónio de Viseu – Entidade Pública Empresarial (HSTV-EPE). O módulo III, um estágio de opção, foi realizado no serviço de Nefrologia e Hemodiálise do HSTV-EPE durante o mês de Setembro a Outubro do mesmo ano. O grande objectivo geral definido para este estágio era o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais na abordagem ao doente crítico. Adicionalmente revelou-se igualmente importante adquirir e desenvolver competências como enfermeira especialista nos domínios da responsabilidade profissional, ética e legal, bem como melhorar continuamente os níveis de qualidade prestados na área da saúde. Esta experiência permitiu-me adquirir competências relacionadas com a destreza, a planificação e a tomada de decisão, sobretudo perante situações complexas e imprevistas. Possibilitou-me ainda enriquecer significativamente a minha estratégia de raciocínio, definindo mais rapidamente todas as prioridades na abordagem ao doente crítico. Paralelamente tive ainda a oportunidade para desenvolver competências comunicacionais ao nível da relação enfermeiro/paciente/família, no sentido de se atingir melhores resultados em termos de reabilitação. Este trinómio é importante para sensibilizar tanto o doente, como a sua família para o facto de o enfermeiro desempenhar igualmente funções de psicólogo, uma vez que através das suas palavras e atitudes consegue inspirar confiança nas pessoas. Relativamente à equipa multidisciplinar procurei sempre manter uma atitude crítico-reflexiva, de forma a usufruir de todas as oportunidades de aprendizagem e acontribuir para a criação de um ambiente de partilha de experiências de diferentes áreas do saber. Apesar dos vários obstáculos e dos elevados níveis de profissionalismo requeridos, considero que foi benéfico para a minha carreira profissional e enriqueceu-me imensamente como pessoa. Eu aprendi a confiar no meu desempenho e consolidei os conhecimentos teórico-práticos adquiridos neste Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
This report aims to describe the practical component of the specialization course in medical-surgical nursing of the Health Sciences Institute taught by the Catholic University of Portugal, Beiras Regional Centre. This training period is divided into three different components each representing a total of 180 hours. In the first component I was given accreditation. The second one took place during the months of June and July of 2009 in the Coronary Intensive Care Unit of the HSTV-EPE. The third component, an optional training period, was conducted in the Nephrology and Haemodialysis Unit of the HSTV-EPE from September until October of the same year. One of the main purposes for this practising period was the development of scientific, technical and relationship skills in the approach of patients in critical conditions. Furthermore acquiring and developing skills as a clinical nurse specialist mostly in the fields of professional liability, ethical and legal matters and improving continuously quality levels in healthcare proved to be equally important to me. This experience allowed me to learn and expand different skills such as handedness, planning and decision making, particularly in complex and sudden situations. I have also enriched meaningfully my reasoning strategy, defining more rapidly all the priorities in the approach of patients in critical conditions. In addition I have had the chance to develop communication skills at the level of nurse/patient/family relationship, in order to achieve better rehabilitation results. This trinomial is important to make both the patient and his family aware of the fact that the nurse is frequently a psychologist too. Through its words and attitudes the nurse can indeed inspire trust in people. Regarding the multidisciplinary team I have always tried to maintain a critical and reflexive attitude, so that I could profit from all the learning opportunities and also contribute to the creation of an environment to share experiences from different fields of knowledge. Despite all the difficulties and the high levels of professionalism required, I believe this experience was incredibly beneficial to my professional carrier and 6 me greatly as an individual. I learned to trust in my performance and to consolidate my theoretical and practical knowledge acquired in this specialization course in medical-surgical nursing.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8231
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DCSV - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.