Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8225
Título: Preparação da criança e da família para procedimentos terapêuticos / intervenções no alívio da dor
Autor: Mendes, Susana Maria Reis
Orientador: Lourenço, Margarida
Data de Defesa: Fev-2010
Resumo: No âmbito do Mestrado Profissional em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria da Universidade Católica Portuguesa, realizou um relatório dos módulos de estágio com exposição dos objectivos, actividades, competências e análise crítica. Este permitiu-lhe reflectir sobre a sua intervenção e melhorar o seu desempenho como enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria (EESIP), corroborando a sua função como “profissional de enfermagem que assume um entendimento profundo sobre as respostas humanas da pessoa aos processos de vida e problemas de saúde, e uma resposta de elevado grau de adequação às necessidades do cliente” (Ordem dos Enfermeiros, 2007, p.14). Em virtude de pretender adequar os cuidados às necessidades da criança/família e de proporcionar benefícios de saúde, teve como directriz de intervenção a prevenção e alívio da dor na criança, e a preparação para os procedimentos terapêuticos. Considera que é uma área fulcral, por actuar na diminuição do sofrimento da criança/família e contribuir para o alívio da sua angústia, pois frequentemente as interacções com os profissionais de saúde estão emparelhadas com as memórias de dor da criança, devendo a prevenção/alívio da dor ser considerados como um factor prioritário de mediação (George, 2008). Nesse sentido não deve ser negligenciada a preparação psicológica para os procedimentos terapêuticos, em virtude de minimizar a noção da percepção dolorosa, transmitindo à criança a sensação de controlo e permitindo verbalizar os seus medos e preocupações (Jaaniste, Hayes e Von Baeyer, 2007; Kain, Caldwell-Andrews, 2005). O presente faz uma descrição da sua intervenção, concomitantemente com a reflexão dos cuidados que prestou nos Módulos I e III, bem como do módulo II a que teve acreditação. Realizou o módulo I na Unidade de Saúde Familiar de Fernão Ferro, onde enfatizou a prevenção da dor através da implementação da sacarose na vacinação, da utilização/ensino de medidas não farmacológicas de prevenção da dor, e da humanização dos espaços de saúde infantil. No módulo III, realçou a intervenção feita na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais relativamente ao toque terapêutico como medida de alívio da dor/ promoção do conforto no recém-nascido, e na Unidade de Atendimento Permanente sensibilizou a equipa para o cloreto de etilo como analgésico tópico, conjuntamente com o brincar e com a preparação de procedimentos com recurso ao role play com o paper doll.
Under the Professional Master´s Degree in Child and Pediatric Health Nursing of Universidade Católica Portuguesa, made a report of training modules with exposure of the goals, activities, skills and critical analysis. It aims to reflect on its remarks and to improve the performance as a specialist children´s nursing, confirming its role as the “Nursing professional who takes a deep understanding of human responses to the individual processes of life and health problems, and a high degree of response to the individual processes of life and health problems, and a high degree of response adaptation to customer need” (Order of Nurses, 2007, p.14). The student's master's degree wanted to provide appropriate care to the child / family and give them health benefits, and because of that had a guideline intervention to prevention and relief of pain in children and preparation for therapeutic procedures. Believes that this is a key area to reduce the suffering of the child / family and contribute to the relief of distress experienced, as often these interactions are coupled with the memories of pain in children, thus the prevention of pain and its relief must be considered as one of the priority areas of intervention (George, 2008). In this sense, should not be neglected psychological preparation for therapeutic procedures to minimize the notion of pain perception, sending the child a sense of control and allow to verbalize their fears and concerns (Jaan, Hayes and Von Baeyer, 2007; Kain, Caldwell-Andrews, 2005). This report makes a description of its intervention with the reflection of the care provided in the Module I and III, as in the module II, in which have accreditation. The module I had place on the Family Health Unit of Fernão Ferro, in which emphasized its intervention in the prevention of pain through the implementation of sucrose in the vaccination, the use / teaching of non-pharmacological measures for pain prevention, and the humanization of the child health areas. In module III, highlights the remarks made at the Neonatal Intensive Care Unit for the therapeutic touch as a means of relieving pain and promoting comfort in new born; in Permanent Pediatric Care Unit emphasizes the awareness of the team for the ethyl chloride as a topic analgesic, as well as play and the preparation of clinic procedures using the role play with paper doll.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8225
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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