Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8220
Título: Promover e educar para valorizar a saúde
Autor: Rebelo, Maria Francelina Ribeiro Ferreira
Data de Defesa: Abr-2010
Resumo: O crescimento formativo é uma fonte de conhecimentos, uma concretização de objectivos e uma constante aquisição de competências. A importância de um diagnóstico de situação da comunidade na qual projectamos a construção de um trabalho é o alicerce fundamental para a implementação de estratégias e de acções que desenvolvam a promoção da saúde e a prevenção da doença, como a apresentada na descrição deste trabalho elaborado de forma sistemática e organizada. A doença crónica como a diabetes e suas consequências como o pé diabético, constituem um problema de saúde comunitária e uma enorme carga social e económica para a sociedade. Investigar e desenvolver estratégias educacionais que promovam o auto cuidado é o caminho para promover uma melhor qualidade de vida para estas pessoas. A implementação de uma consulta de enfermagem tendo como tema o pé diabético deve constituir um projecto consensual entre todos os profissionais da equipa, integrando a elaboração de documentos necessários à realização da consulta e à continuação da prestação de cuidados individualizados, de informação aos utentes e de formação aos profissionais. Com prioridade para a área da saúde, é igualmente importante uma consciencialização de todos os profissionais para a prevenção e controlo da infecção associada aos cuidados de saúde e no papel importante como formadores dos utentes e respectivas comunidades. A elaboração de normas e de instrumentos de avaliação emergem do conhecimento das necessidades sentidas pelos profissionais e pela instituição de forma a uniformizar a metodologia de trabalho. Esta deve ser congruente entre os procedimentos e os recursos disponíveis de forma a alcançar uma correcta prestação e gestão de cuidados no âmbito da prevenção e controlo da infecção. Educar para a saúde é cada vez mais uma prioridade no sistema de prestação de cuidados e constitui matéria de reflexão das nossas práticas e do nosso crescimento como profissionais de saúde nas instituições e na sociedade. Ao longo de toda a caminhada formativa são adquiridas competências na área de especialização de modo a contribuir para um aumento da qualidade dos serviços, das instituições e dos cuidados prestados aos utentes.
The growth in formation is a source of knowledge, an achievement of such a constant acquisition of skills. The importance of a diagnosis about the situation of the community in which we construct the building work is an essential foundation for the implementation of strategies and actions to develop health promotion and disease prevention, as presented in the description of these work, that was done in systematic and organized order. Chronic illness such as diabetes and its consequences such as diabetic foot, are a community health problem and a huge social and economic burden to society. Research and develop educational strategies that promote self-care is the way to promote a better quality of life for these people. The implementation of a nursing consultation on the theme of diabetic foot project should be a consensus among all professionals in the team, integrating the preparation of documents required to complete the consultation and the continued provision of individualized care, information users and training for professionals. Giving priority to health, it is also important to raise awareness of all professionals in the prevention and control of infection associated with health care and the important role as trainers of people and their communities. The draft standards and assessment tools emerge from knowledge of the needs felt by the professionals and the institution in order to standardize the methodology. This must be consistent between the procedures and resources available in order to achieve proper delivery and care management in the prevention and control of infection. Educating for health is increasingly a priority in the system of care and is a matter of reflection on our practices and our growth as professionals in health institutions and in the society. Throughout the walk formative skills are acquired in the area of expertise to contribute to increased quality of services, institutions and care provided to users.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8220
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.