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Título: Implicações da leitura no rendimento escolar em alunos do 3.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Gonçalves, Marta Emília Cardoso de Azevedo
Orientador: Miranda, Lúcia
Data de Defesa: 2011
Resumo: Actualmente, a leitura é considerada uma fonte de conhecimento que permite ao sujeito a sua afirmação nessa sociedade como cidadão que participa em pleno nessa mesma vida em sociedade. Diferentes são as propostas dos diferentes especialistas na área, no que se refere ao conceito, modelos, factores, processos e operações mentais implicadas na actividade da leitura. Com este estudo procuramos contribuir para a discussão da relação entre a leitura e o rendimento escolar em alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ou seja, foi nosso objectivo verificar se os alunos com melhor desempenho na leitura também apresentavam melhor rendimento escolar nas áreas curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do meio. Neste estudo participaram 60 alunos pertencentes ao 3º ano de escolaridade do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de duas escolas do distrito de Braga com uma média de idades de 9anos. O instrumento utilizado neste estudo foi o Teste de Idade de Leitura de Sucena & Castro (2008) (TIL), e os resultados obtidos apontam para a inexistência de diferenças significativas entre o nível de leitura e o rendimento escolar dos alunos. Tais resultados podem levantar a hipótese de em posteriores estudos se considerarem outras varáveis na medida desta relação entre a leitura e a escrita, nomeadamente, avaliação dos conhecimentos prévios dos leitores, o tipo de estratégias que o leitor usa, ou ainda, avaliação da sua linguagem oral e vocabulário. Importa também considerar uma amostra aleatória recorrendo a um universo de outras escolas de áreas geográficas mais alargadas.
Currently, reading is considered a source of knowledge that allows the individual to his assertion that society as a citizen who participates fully in that life in society. Are different proposals from different specialists, with regard to the concept, models, factors, processes and mental operations involved in the activity of reading. This study sought to contribute to the discussion of the relationship between reading and academic achievement among students of 3rd year 1st cycle of basic education. That is, our objective was to verify whether students with better performance in reading also showed better academic achievement in curricular areas of the Portuguese Language, Mathematics and Environmental Studies. In this study 60 students belonging to the 3rd grade of the first cycle of basic education in two schools in the district of Braga with a mean age of 9anos. The instrument used in this study was the Test of Reading Age Sucena & Castro (2008) (TIL), and the results indicate no significant differences between the level of reading and academic achievement of students. These results may raise the hypothesis in further studies to consider other variables measured in this relationship between reading and writing, namely, assessment of prior knowledge of readers, the kind of strategies the reader uses or further evaluation of their oral language and vocabulary. It should also consider a random sample using a universe of other schools of wider geographic areas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8196
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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