Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8194
Título: Impactos do processo de RVCC no percurso de vida dos adultos do Centro Novas Oportunidades da Empresa Municipal Qualidade de Basto
Autor: Carvalho, Helena Maria Silva
Orientador: Magalhães, António M.
Data de Defesa: 2011
Resumo: A presente investigação teve como finalidade a análise dos impactos do processo de RVCC no percurso de vida dos adultos do Centro Novas Oportunidades da Empresa Municipal Qualidade de Basto. Ou seja, procurou identificar os impactos provocados pelo processo de RVCC no percurso de vida dos adultos certificados com o Nível B3 do Centro Novas Oportunidades (CNO) do Centro de Formação da Empresa Municipal Qualidade de Basto. Para o desenvolvimento desta investigação, considerou-se pertinente a escolha do ciclo de políticas de Ball e Bowe como base da investigação em Educação e Formação de Adultos. Este dispositivo permitiu a reflexão e enquadramento de cada uma das fases da política da Iniciativa Novas Oportunidades. Para além deste ciclo de poíticas, consideramos importante desenvolver um quadro teórico que fundamentasse o fomento da educação e formação de adultos em Portugal e a implementação do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências com a INO. No que diz respeito às questões metodológicas, optou-se pela investigação qualitativa. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas por possibilitarem obter respostas mais abrangentes de acordo com o adulto entrevistado e, após a realização das mesmas, procedeu-se à análise de conteúdo. Para melhor podermos enquadrar este trabalho, fizemos uma contextualização da zona onde de insere o CFQB, assim como dos principais meios de subsistência da região e das condições de educação. Foi feita a interpretação dos dados recolhidos e analisados e as devidas conclusões da investigação, incidindo nos dados que nos foram recolhidos através das entrevistas realizadas. Esta interpretação permitiu-nos perceber que do trabalho feito há ainda aspectos que poderão ser trabalhados futuramente, designadamente perceber o que se deve alterar diz respeito à aplicação do processo RVCC, ou na própria política criada pela INO. Notámos que houve algumas alterações provocadas no quotidiano dos adultos entrevistados, designadamente como o uso diário das TIC. No entanto, não foram alterações muito consideráveis, sendo que a vida dos adultos entrevistados continuou, na sua maioria, a ser a mesma que tinham até à altura. O valor dado pelos entrevistados ao reconhecimento das suas competências pelo processo de RVCC não é muito elevado, sendo poucas as respostas positivas nesse sentido. Considerámos que parte dos objectivos da INO foram atingidos. Contudo, no que se refere à continuidade de III formação, ficou aquém do que seria desejado, assim como as alterações relativamente à situação profissional. Neste aspecto, na sua maioria, as alterações não foram notáveis, sendo de que uma forma geral, a situação profissional dos entrevistados ainda hoje continua a mesma que na altura da realização do processo de RVCC.
This research was aimed to analyze the impact of RVCC in the course of life of the New Opportunity Centre‟s adults in Empresa Municipal Qualidade de Basto. In other words, it attempted to identify the impacts caused by the RVCC in the course of life of certified adults with level B3 of the New Opportunity Centre (CNO) of Centro de Formação da Empresa Municipal Qualidade de Basto. For the development of this research, it was considered pertinent the choice of the Ball and Bowe policy cycle as basis of the research in Education and Training of Adults. This device allowed the reflection and framing of each one of the phases of the New Opportunities Initiative policy. Beyond this cycle of policies, we considered important to develop a theoretical framework to justify the progress of education and training of adults in Portugal and the implementation of the process of Recognition, Validation and Certification of abilities in the INO. With regard to methodological issues, we opted for a qualitative research. We resorted to semi-structured interviews as they allow us to obtain more comprehensive answers according to the interviewed adult and, after doing these, we proceeded to the content analysis. To better frame this work, we did a contextualization of the area where CFQB is inserted, as well as the main means of subsistence, the health and education conditions. The interpretation of the data collected and analyzed and the conclusions of the research were done focusing on data that were collected through the interviews. This interpretation allowed us to understand that from the work done, there are still aspects that can be worked in the future, namely understanding that what should be changed is concerned with the application of the RVCC process, or in the policy created by INO. We note that there have been some changes caused in the daily lives of the interviewed adults, particularly in the daily use of IT. However, changes were not very significant, once the life of the interviewed adults continued, in the majority, to be the same as they had so far. The value given by the interviewees to the recognition of their skills at the RVCC is not very high, with few positive responses accordingly. We felt that part of the INO objectives was achieved. However, with regard to the continuity of the training, it was inferior to what was desired, as well as changes in relation to employment status. In relation to this, the majority of the changes were not remarkable, V and, in general, the employment situation of interviewees still remains the same as at the time of the completion of the RVCC.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8194
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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