Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8136
Título: Relatório de estágio
Autor: Martins, Margarida Cecília Figueiredo do Amaral Marques
Orientador: Melo, Jorge
Data de Defesa: 2009
Resumo: Este relatório reporta-se ao estágio realizado no contexto do Mestrado em Enfermagem, Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras. Estruturado em três Módulos, o estágio desenvolveu-se no Hospital S. Teotónio, EPE, de acordo com a seguinte cronologia: Módulo I - Serviço de Urgência de 06/10/2008 a 21/11/2008, Módulo II - Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de 19/05/2008 a 12/07/2008 e Módulo III - Bloco Operatório Central/Cirurgia 2B de 24/11/2008 a 30/01/2009. Pretendeu-se com este documento efectuar uma descrição reflexiva e crítica das actividades desenvolvidas, na perspectiva da aquisição de competências que dai decorreu. Os grandes objectivos que nortearam a realização do estágio foram: Módulo I – Promover a humanização no Serviço de Urgência; Módulo II – Desenvolver projecto de consulta de follow-up em Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente; Módulo III – Implementar a Visita de Enfermagem Pré-Operatória no serviço de Cirurgia 2. A consolidação de informação adquirida durante o estágio foi de crucial interesse para o reforço da minha aprendizagem favorecendo a minhas competências instrumentais,pedagógicas, investigativas e sistémicas. Ao prestar cuidados directos a doentes com necessidades em reanimação, submetidos a ventilação artificial e com a realização do TNCC, desenvolvi competências instrumentais na prestação de cuidados ao Doente Crítico. Desenvolvi também, competências pedagógicas ao orientar alunos em, contexto de ensino clínico, integrando novos profissionais no serviço, dinamizando acções de formação em serviço nas várias unidades onde decorreu estágio e concebendo instrumentos de informação para os utentes que se deslocam ao hospital. Ampliei também competências investigativas na execução de pesquisa bibliográfica para os vários trabalhos realizados durante o estágio, na observância em outros hospitais das suas realidades e na efectivação de projectos. As capacidades de autonomia, liderança, de adaptação a novas situações, de aprendizagem, de aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos e a realização de desenhos e gestão de projectos desenvolveram as minhas competências sistémicas.
This report refers to my internship, as part of the Master’s Degree in Nursing, Specialization Course in Medical-Surgical Nursing of the Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras. The internship was divided in three modules and performed in the Hospital S.Teotónio, EPE, according to the following chronological order: Module I - Emergency Department, from 06/10/2008 to 21/11/2008; Module II - Intensive Care Unit, from19/05/2008 to 12/07/2008 and Module III - Surgery Room Service 2B, from 24/11/2008 to 30/01/2009. This document intends to present a pondered, critical outline of the performed activities based on the skills thereby acquired. The main goals that oriented the internship were: Module I - Promote the humanization of the Emergency Department; Module II - Develop a project for follow-up consultation in the Intensive Care Unit; Module III - Implement the Pre-Operatory Nursing Visit in the Surgery Room Service 2. The integration of the acquired knowledge in the internship was of paramount interest in the consolidation of my training, promoting the recognition of my instrumental, pedagogical and investigative skills. By providing care to patients in need of Resuscitation, submitted to artificial ventilation and with the accomplishment of the TNCC, I have developed instrumental skills in the assistance of the Critically-Ill Patient. I have developed pedagogical skills by tutoring nursing interns, integrating new team elements; boost training in the various service units which ran training and implementing informative tools for users moving to the hospital. I have also broadened my investigative skills during the execution of bibliographical research for several papers elaborated throughout the internship, by observing other hospitals and their different realities and accomplishing projects. My systemic skills were also heightened by the improvement of my autonomy,leadership and learning skills, and my ability to adapt to new situations, to practicably apply theoretical knowledge and to design and manage new projects.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8136
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DCSV - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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