Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8092
Título: O atendimento do sobredotado na escola regular portuguesa : um estudo exploratório
Autor: Carneiro, Ana Isabel Ferreira
Orientador: Miranda, Lúcia
Data de Defesa: 2011
Resumo: A temática da sobredotação tem vindo a ser alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica portuguesa, principalmente a partir da década de 80 do século passado (Almeida, & Miranda, 2010; Almeida, Pereira, Miranda, & Oliveira, 2003). Com o presente estudo, que apresenta características de um estudo exploratório, pretendemos modestamente perceber até que ponto as crianças sobredotadas são sinalizadas nos agrupamentos de escolas do ensino regular do distrito de Braga e que medidas de apoio lhes estão a ser proporcionadas dentro e fora da escola. A amostra é constituída por 34 Agrupamentos de Escolas do Distrito de Braga. Utilizamos como instrumento de recolha de dados realizou-se através do Inventário dos apoios aos alunos sobredotados na escola regular Portuguesa (Miranda, Almeida, & Carneiro, 2010) que foi preenchido por 34 docentes, destes 24 ocupavam o cargo de Coordenadores da Educação Especial, 5 eram Coordenadores dos Serviços Especializados de Apoio Educativo, 3 Diretores Adjuntos e um dos respondentes não referiu o cargo que ocupava. Do total de respondentes, 5 são do sexo masculino e 29 do sexo feminino. Os resultados apontam em termos gerais para a falta de sinalização destes alunos, concretamente, constatamos que no universo de 34 Agrupamentos de Escolas apenas estão sinalizadas 10 crianças. Que a sinalização destas crianças, na generalidade, se realizou durante o primeiro ciclo do ensino básico, que foi realizada com a participação dos professores titulares de turma, diretores de turma, psicólogos e família. Os dados sugerem ainda que a formação dos agentes educativos que aplicam as medidas educativas é essencialmente na área da formação de base do docente, já na sinalização das crianças algumas escolas referem a participação de outros profissionais. A maioria dos profissionais inquiridos parece ter um conceito relativamente atual do sobredotado, embora também alguns dos profissionais apresentem conceções de sobredotação imbuídos de mitos. Relativamente às respostas educativas oferecidas são referidas atividades diferenciadas dentro e fora da sala de aula, projetos e atividades extracurriculares e planos de enriquecimento e de acompanhamento. Por último, os nossos resultados parecem apontar para uma fraca articulação entre a escola e os serviços da comunidade no que se reporta à implementação de outras respostas educativas para estes alunos.
The topic of giftedness has been seeing increased interest from the Portuguese scientific community, mainly since the 80s of the last century (Almeida, & Miranda, 2010; Almeida, Pereira, Miranda, & Oliveira, 2003). With this study, which shows characteristics of an exploratory study, we humbly intend to see to what extent gifted children are signaled in groups of mainstream schools in the regular education in district of Braga and which measures are being offered to them inside and outside school. The sample consists of 34 groups of schools in the District of Braga. We used the inventory of complementary support for gifted students in regular Portuguese schools (Miranda, Almeida and Carneiro, 2010) as an instrument of data collection. This questionnaire was completed by 34 teachers, 24 of whom occupied the position of Coordinator of Special Education, 5 were coordinators of educational support services, three Deputy Directors and one of the respondents did not mention the position he/she occupied. Among the respondents, 5 were male and 29 were female. The results show in general terms the lack of signaling these students. Specifically, we found that inside the universe of 34 groups of schools only 10 children are flagged. We also noticed that the signaling of these children, in general, took place during the first cycle of elementary education, which was held with the participation of professors in class, the class of directors, psychologists and family. The data also suggest that the formation of educational agents who enforce the educational measures is essentially based on the basic training of teachers. As far as the signaling of children is concerned, some schools mention the participation of other professionals, though. Most professionals surveyed seem to have a relatively current concept about the gifted children, but some of them present conceptions of giftedness full of myths. As for the educational answers to these problems, there are different educational activities, inside and outside the classroom, projects, extracurricular activities, enrichment plans and monitoring. Finally, our results seem to point to a weak link between school and community services as far as the implementation of other educational responses to these students is concerned.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8092
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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