Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8056
Título: O produtor no contexto audiovisual nacional e internacional : desafios e soluções :
Autor: Sousa, Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco
Orientador: Caires, Carlos Sena
Carmona, Carlos Ruiz
Palavras-chave: Produção Cinematográfica
Cinema Europeu
Cinema Português
Cinema de Hollywood
Audiências
Divulgação
Estratégias
Desafios
Primeiro Cinema
Segundo Cinema
Terceiro Cinema
Artur
Data de Defesa: 30-Jun-2011
Resumo: Ao observar o cinema mundial, vemos que Hollywood é quem tem uma maior influência a nível de audiências, expansão comercial e mercado. No entanto, existe também um certo cinema Europeu que vale a pena ser reconhecido mundialmente. Esta afirmação faz-nos colocar uma série de perguntas: O que faz com que o Cinema Europeu, especificamente o cinema Português, não tenha tanto sucesso como o de Hollywood a nível de abrangência comercial? É uma situação actual ou já é algo que se tem observado ao longo das últimas décadas? De que forma é que o produtor cinematográfico pode influenciar este acontecimento? Estas questões levam-nos a tentar compreender quais as variantes que existem, quer nacionalmente, quer internacionalmente, que influenciam ou influenciaram a adesão do(s) público(s) e a compreensão dos filmes por parte da(s) audiência(s). Esta dissertação está igualmente ligada ao Projecto Final de Mestrado em Som e Imagem, especialização em Cinema e Audiovisual: a curta-metragem de ficção “Artur”. Neste projecto assumi o cargo de Produtora, e como tal, serviu como base para a aplicação da investigação acerca do papel do produtor cinematográfico no contexto audiovisual nacional e internacional. Portugal está a crescer do ponto de vista da produção de filmes e a fazer notar-se no mundo cinematográfico. Feito que há muito ansiava por alcançar, por isso é necessário perceber de que forma se pode aproveitar este acontecimento, de maneira a poder dar a conhecer mais material cinematográfico nacional. Quantidade não significa qualidade, mas quanto mais quantidade houver, mais experiência existe, melhor performance há e, por isso, é muito provável que um maior número de filmes de qualidade sejam produzidos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8056
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_mafaldacb.pdf9,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.