Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8054
Título: Produção do álbum Pontes : relatório do projecto final de Design de Som 2009/2010
Autor: Negrão, João Miguel Andrade de Sottomayor
Data de Defesa: 1-Jul-2011
Resumo: produtor musical. Para além de um ensaio teórico, este trabalho baseia-se num projeto que desenvolvi, no qual foi gravado um álbum a solo intitulado “Pontes”, concebido por Francisco Rua. Neste trabalho será explorado, a partir de uma perspectiva teórica, a música e a sua estética, bem como o papel que esta tem vindo a desenrolar na nossa sociedade ao longo dos tempos, e o papel de um produtor nos dias que correm. Isto será complementado pela descrição pormenorizada do papel que desempenhei na concepção deste álbum, sendo então descritas todas as etapas que permitiram a sua criação, desde a idealização à conclusão do projecto, passando também pelas preocupações que lhe estiveram subjacentes. Penso que captar o melhor momento do artista, da melhor forma possível, é um desafio aliciante. Será este o principal desafio do produtor: o materializar o pensamento e estética musical de um artista, num documento ou suporte, que permita a passagem deste registo para sociedade. Para este tipo de registo é necessário uma boa pré-produção: saber como o artista se comporta durante a sua performance, saber como são as músicas que o artista cria, qual a estrutura e dinâmica que quer imprimir à música. Conhecer o artista que se está a gravar é uma necessidade muito evidente, pois é num ambiente relaxado e confortável que o artista tem as melhores condições para criar a sua música. Visto que o estúdio é um ambiente bastante desagradável de trabalhar, onde a ausência de reverberação torna incómoda a presença nesse espaço, torna-se necessário saber como minorar este desconforto, para que o artista se sinta mais ambientado ao espaço. São estas pequenas subtilezas que permitem a diferença entre um take1 razoável, e um excelente take. No entanto esta fase de pré-produção não engloba apenas isto. A pesquisa da sonoridade que se quer atingir também é importante. Assim, a fase de testes de gravação toma um papel cimeiro, onde o produtor deverá pesquisar o melhor lugar para gravar, os microfones que quer usar e qual a sua configuração. Só após esta procura do “som ideal” é que se poderá proceder às gravações. Obviamente que todas estas competências técnicas tomam um papel bastante importante na vida de um produtor, no entanto não são as únicas ferramentas que deve dominar. Como um produtor também desempenha um papel muito importante no processo criativo da música, deverá também dominar todos os aspectos estéticos e formais que englobam a concepção musical. O produtor deverá então, de acordo com o seu sentido estético e com a sua perspectiva de abordagem, fazer uma análise crítica da obra que se propõe a produzir para saber como poderá realçar a “mensagem” que o artista se propõe a fazer passar. Todas as decisões tomadas pelo produtor deverão ser conscientes, e terão que ser tomadas de acordo com a visão do artista e do tipo de estética que o artista quererá explorar, mas também de acordo com a sua própria visão da música. O papel de um produtor poderá talvez ser comparado ao de um “conselheiro”, que negoceia continuamente com o artista e introduz insights relevantes acerca da sua perspectiva da obra. Neste processo de negociação, ambas as partes expõem as ideias que têm para a concepção do álbum. Avalia-se o resultado que cada um quer obter, para futuramente se poder arranjar um consenso. É mediante este consenso entre as duas partes envolvidas que um álbum pode ser feito, e neste caso, que o papel de um produtor poderá ser produtivo. Para uma melhor compreensão sobre o papel de um produtor no mundo da música o presente documento será então um elemento explicativo da produção de um álbum acústico, onde irão ser relatadas todas as decisões (desde a configuração da captura até à escolha dos temas) que permitiram a produção do álbum Pontes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8054
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação_João_Negrão.pdf224,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.