Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8048
Título: Lutas em cinema de animação : influências do cinema de acção real : animação por computador 2010/2011
Autor: Alves, Ana Sofia Araújo
Orientador: Barbosa, Álvaro
Kunz, Sahra
Megre, Ricardo
Data de Defesa: 1-Jul-2011
Resumo: Esta dissertação investiga e analisa a construção de uma cena de luta na animação, com influências de filmes de acção de imagem real. Este trabalho procura responder a questões sobre a estruturação narrativa de uma cena de luta, e como são abordados os elementos físicos e técnicos numa cena deste tipo. A pesquisa teórica apresentada será analisada em cinco sequências de luta de animação: a luta entre as personagens Naruto e Sasuke da série televisiva de animação japonesa “Naruto” (episódio 130, 131, 132, 133 e 134) do Studio Pierrot; a luta entre Os Cinco Furiosos e o Tai Lung do filme “Kung Fu Panda” (2008) da Dream Works; a luta entre Tifa Lockhart e Loz do filme “Final Fantasy VII: Advent Children” (2005) da produtora japonesa Square Enix Company; a luta entre Raphael e Leonardo do filme “TMNT” (2007) da Warner Brothers; e por fim, a luta de Neo contra vários Agentes Smith no filme “The Matrix: Reloaded” (2003), onde grande parte é animação 3D. Esta análise ajudará a perceber se a animação põe em prática a teoria usada no cinema convencional. Foi realizada a curta metragem de animação “Old Moon” associada a esta dissertação que visa pôr em prática a teoria estudada, com o objectivo de fazer uma cena de luta com profundidade narrativa e ao mesmo tempo apelativa para o espectador. Ao pôr em prática o estudo, foi possível perceber novas técnicas de animação e ter uma noção mais aprofundada sobre a estrutura e ritmo de uma cena que retrata um conflitico físico.
This dissertation investigates and analyses he construction of a fight scene in animation, with real image action movie‟s influence. This paper searches for answers about the narrative structure of a fight scene, and what is the physical and technical elements‟ approach in a scene of this nature. The theoretical research presented here, will be analyzed in five animation fight sequences: the fight between the characters Naruto e Sasuke, from the animated TV show “Naruto” (episode 130, 131, 132, 133 and 134) Studio Pierrot; the fight between The Furious Five and Tai Lung from the movie “Kung Fu Panda” (2008) Dream Works; the fight scene between Tifa Lockhart and Loz, from the movie “Final Fantasy VII: Advent Children” (2005) from the Japanese producer Square Enix Company; the fight between Raphael and Leonardo from the movie “TMNT” (2007) from Warner Brothers; and the fight between Neo and various Agents Smith in the movie “ The Matrix Reloaded” (2003), which is mainly 3D animation. These analyses will help to understand if animation puts in practice the theory used in regular cinema. The short film animation “ Old Moon” , attached to this dissertation, was made to put in practice the studied theory, the goal being to make a fight scene with narrative depth and appeling to viewers at the same time. When using what was studied in the fight scene, was possible to understand new animation techniques and be more aware of the rhythm and structure of a scene that portrays physical conflict.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8048
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MestradoAC_SofiaAlves.pdf11,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.