Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/7355
Título: E-Turismo : as tecnologias da informação e comunicação no negócio turístico de Sintra
Autor: Gonçalves, André Filipe Veloso Tomás Morais
Orientador: Hanenberg, Peter
Data de Defesa: 2011
Resumo: O projecto “Sintra Turis” apresenta a criação de uma e-agência de viagens especializada num único sub-destino, um negócio na internet relacionado com as diversas vertentes do turismo regional de Sintra. O sítio na internet, plataforma de negócio, irá apresentar essencialmente três valências: a informativa, a promocional e a comercial, seguindo o modo de operação de uma agência de viagens. Pretende-se recorrer às novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para criar um espaço, diferenciado, dinâmico, com visibilidade, e acessível a todos aqueles que pretendam conhecer um pouco mais sobre Sintra, sub-destino turístico e Património Mundial da Unesco. Sendo Sintra um dos locais mais belos de Portugal, com enorme riqueza cultural, natural e gastronómica, o sítio na internet pretende abordar individualmente e estrategicamente todos os atractivos turísticos de Sintra, operando segundo três conceitos básicos: o informativo, o promocional e o comercial. Numa vertente informativa, o sítio apresentara todo um conjunto de informações relativas a Sintra e consequentemente, a todo o património cultural e ambiental. No âmbito de uma estratégia promocional do destino, o canal online onde se pretende operar pretende demarcar-se através das mais diversas ferramentas multimédia que existem. A utilização de conteúdos em formato áudio e vídeo (podcasts1 e webcasts2), serão criados e colocados online para que os monumentos, parques, miradouros sejam apresentados de forma mais apelativa. No âmbito comercial, o sítio irá comercializar de forma integrada os diversos negócios turísticos de Sintra, mediante o conceito de dynamic packaging, onde o cliente pode elaborar o seu próprio pacote turístico, no conforto da sua privacidade, tendo à sua disposição uma vasta oferta ao nível dos negócios afectos ao turismo (alojamento, car renting, etc.), com as melhores tarifas do mercado. A requalificação da imagem dos mais diversos atractivos existentes será desta forma trabalhada com recurso às ferramentas TIC, sempre na óptica da publicidade e marketing digital. A promoção de Sintra como património cultural e local de eleição será uma mensagem subliminar presente em todos os conteúdos existentes. A informação, a interactividade e a interacção entre sítio e e-looker será uma das maisvalias que se pretende dar ao potencial consumidor, portanto: a possibilidade de este escrever acerca das suas dúvidas e obter respostas, a possibilidade de receber newsletters com sugestões de programas turísticos e promoções existentes em transportes, alojamentos e eventos assim como adquirir informação através de rich site summary (RSS)3 ou file transfer protocol (FTP)4; a possibilidade de o consumidor receber, caso pretenda, um acompanhamento na elaboração do pacote turístico que mais lhe convém; a possibilidade de escrever acerca das suas experiências relacionadas com o destino em newsgroup5 e redes sociais, são algumas das funcionalidades que o sítio irá fornecer. É necessário referir que o negócio é estritamente orientado para um conceito de best-price, ou seja, a melhor oferta de mercado privilegiando uma vertente comercial activa, com acordos estabelecidos previamente com os players do sector, nomeadamente o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra, proprietária da grande maioria dos atractivos turísticos existentes. A longevidade de relação entre negócio e cliente será alvo de uma política de marketing personalizado diferente da política instituída para o primeiro cliente, promovendo e potenciando o destino e as respectivas oportunidades, mantendo a notoriedade da marca e do negócio. A vantagem de um negócio a operar exclusivamente na internet reside no facto de eliminar intermediários na cadeia de distribuição do turismo, privilegiando a comercialização directa entre cliente e produtor, tendo como único intermediário um sítio que privilegia o e-commerce no sector do turismo em Sintra. A desintermediação das cadeias de distribuição, associada a um conceito de best-price e value for money concerne vantagens ao consumidor, essencialmente na comodidade e no valor do produto final, quando comparado com o distribuidor retalhista tradicional.
The project “Sintra Turis” features the creation of an e-travel agency specializing in a single sub-destination, a business on the internet related to the different aspects of regional tourism in Sintra. The website (business platform), will present essentially three valences: the informative, promotional and trade, following the travel agency method of operating. It is intended to use the new Information and Communication Technology (ICT) to create a space, differentiated, dynamic, visible and accessible to all those wishing to know more about Sintra, sub-tourist destination and UNESCO World Heritage. Sintra is one of the most beautiful places in Portugal, with enormous cultural wealth, nature and culinary. The website pretend individually and strategically planning to address all the tourist attractions of Sintra, operating on three basic concepts: the informative, the promotional and commercial. In the informative way, the website will present a whole range of information on Sintra and consequently the entire cultural and environmental heritage. As part of a promotional strategy of the destiny, the channel online where it is pretend to operate, intends to distance itself from the others through the several multimedia tools that exist. The use of content like audio and video will be created and placed online so the monuments, parks, viewpoints might be presented in a more appealing way. In the commercial aspect, the website will trade integrated the various touristic business in Sintra, through the concept of dynamic packaging, where the costumer can choose and design the own package from the comfort of the privacy, having at its disposal a vast choice of tourism business (accommodation, car renting, etc.), with the best rates in the market. Renaming the image of several existing attractions will be worked by use the ICT tools, always from the perspective of advertising and digital marketing. The promotion of cultural heritage as Sintra, a place of election, is a subliminal message in all the contents. Information, interactivity and interaction between website and e-looker will be a capital gains that are intended to give the potential customer, therefore, the possibility of this writing about questions and getting the answers; the ability to receive newsletters with tourism programs and promotions available in transportation, accommodation and events as well as acquire information through rich site summary (RSS) or file transfer protocol (FTP); the possibility that the consumer receives, if desired, in the elaboration of a package that its more convenient; the ability to write about their experiences related to the destination on newsgroups and social networking are features that the website will provide. It should be noted that the business is strictly oriented towards the concept of best-price, or the best offer in the market favoring an active commercial side, with agreements reached previously with the players in the sector, namely the Tourism of Portugal and City Council Sintra, which owns the vast majority of existing tourist attractions. The longevity of the relationship between business and client is the target of a marketing policy, different from the policy instituted for the first time costumer, promoting and enhancing the target and while maintaining brand awareness and business. The advantage of a business operating exclusively on the internet is the elimination of intermediaries in the distribution chain of tourism, focusing on direct market relation between producer and costumer, with only an intermediary, a website that focuses on ecommerce in Sintra tourism. The disintermediation of supply chains, coupled with the concept of a best-price and value for money offers benefits to the costumers, primarily in the convenience and the value of the final product when compared to the traditional retail distributor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/7355
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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