Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/7337
Título: Descrição e análise de um sistema de avaliação das aprendizagens numa Faculdade de Medicina
Outros títulos: Description and analysis of an assessment system in a College of Medicine
Autor: Ramalho, Leonor
Palavras-chave: Educação Médica
estudantes de medicina
disciplina de Clínica Geral
sistema de avaliação
instrumentos de avaliação
avaliação sumativa
avaliação formativa
avaliação de desempenho
avaliação de conhecimentos
classificação final
Medical Education
medical students
General Practice Course
assessment system
assessment instruments
summative assessment
formative assessment
performance assessment
knowledge assessment
final classification
Data: 2008
Editora: UCEditora
Citação: RAMALHO, Leonor– Descrição e análise de um sistema de avaliação das aprendizagens numa Faculdade de Medicina = Description and analysis of an assessment system in a College of Medicine. Cadernos de Saúde. Lisboa. ISSN 1647-0559. 1:1 (2008) 53-64
Resumo: Neste estudo descreve-se o sistema de avaliação das aprendizagens na disciplina de Clínica Geral da FCML e analisa-se também na perspectiva dos resultados produzidos. Verificou-se que os resultados da avaliação de desempenho são superiores aos da avaliação de conhecimentos; não há variabilidade dos resultados dos alunos em cinco anos lectivos; as alunas têm, na avaliação de conhecimentos, classificações superiores à dos alunos. Na avaliação de desempenho, não se demonstrou influência da interacção do género do tutor e do aluno. A classificação final da disciplina de Clínica Geral da FCML reflecte os resultados da avaliação sumativa. Para aumentar o peso da avaliação formativa, face à sumativa, sugere-se que os tutores tenham formação pedagógica e em técnicas de supervisão, bem como treino na utilização dos instrumentos de avaliação.
The main concern of this research is to describe and analyse the system of assessment in the General Practice Course of the FCML. We found out that outcomes of performance assessment are higher than outcomes of knowledge assessment; there is no variability in the students’ outcomes through five years; in knowledge assessment, female students have higher outcomes than male students. In performance assessment, we didn’t found out any interaction of tutor gender and student gender. The final classification reflects, mainly, summative assessment outcomes. In order to increase the weight of the formative assessment, over the summative, we suggest that tutors should have preparation in pedagogic and supervising techniques as well as training in the use of assessment instruments.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/7337
ISSN: 1647-0559
Aparece nas colecções:RCS - 2008 - Vol. 001 - Nº 01

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CS1 1(3).pdf461,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.