Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/5647
Título: Efeito dos abusos de temperatura no teor de ácido ascórbico em agrião congelado ao longo da cadeia de distribuição
Autor: Cruz, Rui M. S.
Vieira, Margarida C.
Silva, Cristina L. M.
Palavras-chave: Agrião
Congelação
Abusos de temperatura
Ácido ascórbico
Modelização
Data: 2007
Citação: CRUZ, Rui M. S. ; VIEIRA, Margarida C. ; SILVA, Cristina L. M. - Efeito dos abusos de temperatura no teor de ácido ascórbico em agrião congelado ao longo da cadeia de distribuição. In CYTEF-IV Congresso Ibérico e II Congresso Iberoamericano de Ciências e Técnicas de Frio, Porto, Portugal, 11-13 de Novembro de 2007- CYTEF-IV Congresso Ibérico e II Congresso Iberoamericano de Ciências e Técnicas de Frio : Book of Abstracts. [S.l. : s.n.]. 6 p.
Resumo: Este trabalho consistiu no estudo do efeito dos abusos de temperatura no teor de ácido ascórbico (AA) em agrião congelado ao longo da cadeia de distribuição. Para tal, simulou-se um conjunto de condições a que os produtos congelados são sujeitos desde a saída da fábrica até ao consumidor. O agrião, antes do processo de congelação, foi branqueado a uma temperatura de 95 ºC durante 20 s, para uma redução de 90% na actividade específica da enzima peroxidase. O teor de ácido ascórbico do agrião congelado foi determinado ao longo do plano de abusos de temperatura, baseado numa situação real e comparado com um modelo de previsão, usando os parâmetros cinéticos determinados em condições isotérmicas. Verificou-se que durante os abusos de temperatura o teor de AA sofreu oscilações, mas não apresentou grandes alterações no final do plano a que foi submetido. Alguns pontos experimentais e o valor final do teor de ácido ascórbico do agrião congelado abusado foram semelhantes aos valores previstos, apesar de na maior parte dos casos os valores experimentais terem sido superiores aos previstos. O processo de branqueamento, apesar de ter sido responsável por degradar o ácido ascórbico, contribuiu para a estabilidade do agrião ao longo do armazenamento. Este tipo de estudos são uma ferramenta importante, pois permitem a previsão de resultados de diferentes cenários de armazenamento e condições de distribuição, e assim poderão contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos congelados e para o estabelecimento de melhores condições da cadeia de frio.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/5647
Aparece nas colecções:ESB - Artigos em Actas / Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
trab-int_2007_ESB_1294_Silva_Cristina_36.pdf.pdf118,01 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.