Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/5258
Título: Consórcios internacionais de empresas de construção civil – o caso da Mota-Engil
Autor: Silva, Susana Costa e
Sousa, Maria João Guedes de
Palavras-chave: Consórcio
Internacionalização
Modos de Entrada
Construção
Data: 2009
Editora: INDEG/ISCTE - Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial
Citação: SILVA, Susana Costa e ; SOUSA, Maria João Guedes de - Consórcios internacionais de empresas de construção civil – o caso da Mota-Engil. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. ISSN 1645-4464 (PT) / 1677-2067 (BR). Vol. 8, N.º 2 (2009), p.51-63
Resumo: escolha, uso e gestão dos modos de entrada constitui uma componente crítica na estratégia de empresas internacionais que tem sido amplamente estudada ao nível do negócio internacional. Dentro dos modos de entrada, todavia, uma menor atenção tem sido dada aos modos de entrada como forma de acesso a mercados internacionais. Este estudo procura responder à questão de «como» internacionalizar, perspectivando o consórcio como o modo mais exequível de entrada em determinados mercados por parte das empresas de construção. As razões que determinam a sua escolha têm a ver com aspectos respeitantes às especificidades dos projectos, dos mercados e da empresa em causa. Na primeira parte deste estudo, é apresentada revisão de literatura relativamente a consórcios enquanto modo de entrada e instrumento de internacionalização utilizado pelas empresas de construção. Dali resulta uma matriz de análise que revela as motivações conducentes à sua escolha. Na segunda parte, é exposto o estudo de caso do grupo Mota-Engil, como fonte potencial de informação que poderá contribuir para a compreensão do fenómeno em estudo noutros contextos. O caso permite corroborar as motivações encontradas para a formação de consórcios. O estudo termina com um conjunto de contributos, limitações e sugestões para futuras investigações.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/5258
Aparece nas colecções:FEG - Artigos em revistas nacionais com Arbitragem / Papers in national journals with Peer-review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Consórcios internacionais de empresas de construção civil.pdf2,09 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.