Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/4697
Título: Repensar a dicotomia educação-trabalho na perspectiva antropológica e sociocomunitária do desenvolvimento humano
Autor: Azevedo, Joaquim
Data: 2009
Editora: Ministério da Educação - Fórum Mundial de Educação
Citação: AZEVEDO, Joaquim - Repensar a dicotomia educação-trabalho na perspectiva antropológica e sociocomunitária do desenvolvimento humano. In Forum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, Brasil, 23-27 de Novembro, 2009. Texto de Apoio à Conferência. 16 p.
Resumo: Neste texto procuro problematizar as tradicionais concepções que enformam a dicotomia educação e trabalho, no quadro de uma sociedade marcada pelo ―risco‖, pela ―liquidificação‖ e pela ―invisibilidade‖, apontando para uma matriz antropológica da educação, que explicitarei desde o início. Nesta perspectiva, aquela dicotomia desfaz-se e surge um campo vasto de reorientação dos conceitos e das práticas educativas. Esta reorientação, por sua vez, permite também pensar o desenvolvimento social e sustentável numa perspectiva em que o desenvolvimento humano está no seu princípio, no seu meio e no seu fim. De facto, um novo paradigma humanista do desenvolvimento social abre e requer novos horizontes e novas práticas sociais, em que a educação para todos e com todos, ao longo de toda a vida e com a vida, re-surge não só no restrito quadro da ―regulação de controlo‖ ou como mero mecanismo de religitimação do Estado, mas também e sobretudo na ecologia da regulação sociocomunitária da educação e do desenvolvimento humano.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/4697
Aparece nas colecções:FEP - Comunicações em encontros internacionais / Presentations in international meetings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
027_Repensar a dicotomia.pdf212,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.