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Título: O “parto místico”: uma abordagem indiciária
Autor: Ribeiro, António
Palavras-chave: Falsa Santidade
Portugal
Séculos XVII-XVIII
Data: 2006
Editora: Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa
Citação: RIBEIRO, António – O “parto místico”: uma abordagem indiciária. Lusitania Sacra. Lisboa. ISSN 0076-1508. 2ª S. 18 (2006) 451-472
Resumo: Este artigo pretende analisar o nascimento e evolução de casos de falsa santidade em Portugal nos séculos XVII-XVIII, em que o suposto santo, normalmente uma mulher, se considera escolhido por Deus para dar à luz o Redentor do Mundo. Através de uma análise às fontes inquisitoriais, pretende-se estabelecer limites cronológicos para o fenómeno, determinando-lhe os ritmos de desenvolvimento e relacionando cada caso com o ambiente político, económico, social e religioso que o enforma. Tem ainda como objectivo integrar estes casos num horizonte mais alargado a nível europeu, no sentido de determinar até que ponto estamos perante uma situação de importação de um fenómeno cultural externo, originário de regiões onde a tradição mística era mais forte, como Espanha ou Itália ou, um pouco mais longínquo no tempo, os movimentos heréticos tardo-medievais do norte da Europa. Finalmente, pretende-se de igual forma estabelecer o peso da cultura popular em cada um dos casos compulsados.
This article analyzes the birth and evolution of several cases of false sainthood in Portugal, during the XVII-XVIIIth centuries, in which the supposed saint, usually a woman, claims himself to be chosen by God to give birth to the World´s Redeemer. Based on an analysis of the inquisitorial sources, we intend to settle chronological boundaries concerning the issue, pointing out each cases’s rhythms of development and relating it with it’s political, economical, social and religious environment. Other purpose is to settle it within a wider horizon regarding the european context, in order to verify until what extent this is a case of cultural import, from regions where the mystical tradition was stronger, such as Spain or Italy or, looking further backwards, the Northern Europe´s heretic movements of Later Middle Ages. Furthermore, it is our purpose to assess how important popular culture was in each one of the analyzed cases.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/4561
ISSN: 0076-1508
Aparece nas colecções:RLS - Tomo 018 (2006)

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