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Título: Do curador ao santo: aproximações entre os processos de consagração de Dr. Sousa Martins, Santa da Ladeira e São João Maria Agostinho
Autor: Welter, Tânia
Palavras-chave: Dr. Sousa Martins
Santa da Ladeira
São João Maria de Agostinho
Data: 2008
Editora: Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa
Citação: WELTER, Tânia – Do curador ao santo: aproximações entre os processos de consagração de Dr. Sousa Martins, Santa da Ladeira e São João Maria Agostinho. Lusitania Sacra. Lisboa. ISSN 0076-1508. 2ª S. 19-20 (2007-2008) 457-469
Resumo: Apoiado em dados empíricos e bibliográficos, este texto observa, de forma comparativa, os processos de consagração e movimentos devocionais em torno do Dr. Sousa Martins em Portugal, de Maria da Conceição (Santa da Ladeira) em Portugal e de São João Maria no Brasil. Estas três figuras foram reconhecidas por seus devotos como pessoas boas, curadores milagrosos e dedicados ao povo, especialmente pobre, e são estas características que comporão, posteriormente, os elementos de sua venerabilidade. Sua não canonização institucional não impediu que o movimento devocional em torno deles fosse expressivo e cruzasse fronteiras denominacionais, etárias, territoriais, de género, e situação sócio-económica. Estes movimentos aproximam-se mais de práticas da religiosidade “popular”, pois são marcados pela espontaneidade, criatividade, participação ampla das pessoas, festividade, dinamicidade e ênfase maior em valores sociais e culturais do que propriamente religiosos.
This paper analyses, in a comparative way, the processes of consecration and devotional movements surrounding Dr. Sousa Martins (Portugal), Maria da Conceição (Santa da Ladeira, Portugal) and São Joao Maria (Brazil), based on empirical and bibliographical data. All these three were recognized and acknowledged by their devout followers as "good at heart", miracle healers and dedicated to the people, in particular to the poor ones. These are the characteristics which will compose, later on, the elements of their venerability. The fact that they were not canonized by the institution of the church did not stop the devotional movement around them from being significant and from crossing borders of denomination, age, territory, gender, and social status. These movements' practices are closer to those of the popular religiosity, once they are marked by spontaneousness, creativity, broad number of participants, festivity, dynamicity and an emphasis on social and cultural values rather than on specific religious ones.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/4535
ISSN: 0076-1508
Aparece nas colecções:RLS - Tomo 019-020 (2007-2008)

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