Veritati - Repositório Institucional Universidade Católica Portuguesa Universidade Católica Portuguesa

Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa >
Sede (Lisboa) >
Faculdade de Teologia (sede) >
Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) >
Revista Lusitania Sacra >
2ª série (1989- ) >
RLS - Tomo 016 (2004) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.14/4476

Título: A Introdução do Escutismo em Portugal
Autor: Vicente, Ana Cláudia S. D.
Palavras-chave: Escutismo
Portugal
Issue Date: 2004
Editora: Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa
Citação: VICENTE, Ana Cláudia S. D. – A Introdução do Escutismo em Portugal. Lusitania Sacra. Lisboa. ISSN 0076-1508. 2ª S. 16 (2004) 203-245
Resumo: “A Introdução do Escutismo em Portugal” apresenta-se como momento de reflexão resultante da investigação para dissertação de mestrado homónima. Partiu-se para este artigo com o objectivo de expor algumas das características do processo de implantação e adaptação do escutismo à realidade social portuguesa, adoptando--se uma perspectiva historiográfica ao serviço do desenvolvimento da História da Juventude. Procedeu-se, primeiramente, à aferição do estado do conhecimento das formas de enquadramento da juventude portuguesa no século XX. Num segundo momento, de forma sumária, encetou-se a análise qualitativa do escutismo enquanto instrumento de acção educativa sobre os jovens portugueses, expondo o seu “corpus” pedagógico de base, identificando os seus promotores e descrevendo a emergência de diferentes associações.
A Introdução do Escutismo em Portugal (The Implantation of Boy Scouting and Girl Guiding in Portugal) is a working paper on the subject of an ongoing and homonymous MAdissertation. It aims to abridge the process of boy scouting’s and girl guiding’s settlement and adjustment to the portuguese social scene, by adopting an historiographical perspective that intends to enrich the body of knowledge ofYouth Studies. In order to achieve such an objective, two main steps were performed. Firstly, a literature review on portuguese youth education and youth organizations, concerning the XXth century, was conducted. Secondly, a brief qualitative analysis on boy scouting and girl guiding as portuguese educational tools was undertaken, by considering its pedagogical corpus, profiling its promotors and describing the emergence of different associatons.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/4476
ISSN: 0076-1508
Appears in Collections:RLS - Tomo 016 (2004)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LS_S2_16_AnaCSDVicente.pdf460,13 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Católica Portuguesa - repositorio@lisboa.ucp.pt - Feedback - Estatísticas
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia