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Título: Martins Capela e a Igreja Católica na transição entre a Monarquia Constitucional e a República
Autor: Silva, Amaro Carvalho da
Palavras-chave: Martins Capela
Catolicismo
Século XX
Data: 2004
Editora: Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa
Citação: SILVA, Amaro Carvalho da – Martins Capela e a Igreja Católica na transição entre a Monarquia Constitucional e a República. Lusitania Sacra. Lisboa. ISSN 0076-1508. 2ª S. 16 (2004) 111-146
Resumo: Estabelecendo o “Diário” do padre Manuel José Martins Capela, sobretudo nos anos de 1901 a 1913, como principal fonte de informação procurámos enunciar e reflectir sobre alguns problemas com que se defrontou a Igreja Católica portuguesa no período conturbado de transição da Monarquia à República: envolvimentos sociais da Igreja em período dominado pelo rotativismo; defesa da Monarquia e rituais patrióticos; conflitualidade social e fragilidade da Monarquia; problemas no interior da Igreja e intenções reformistas; jogos de protecção e de influência em período de ineficácia legislativa; a “União Católica” como um projecto condenado pelo “clero rotativo” e pelas atitudes “modernistas”; desarticulação da vida eclesiástica na sequência da revolução republicana. Entendemos como muito importante o aspecto testemunhal e vivencial de um «presbítero bracarense» que se distinguiu em vários domínios: divulgação do Neotomismo, ensino, investigação arqueológica, jornalismo, Nacionalismo Católico e obras de apostolado.
Taking Father Manuel José Martins Capela’s Diary as the main information source, mostly during the years between 1901 and 1913, this article purports to express and reason about some relevant questions reported to portuguese Catholic Church during troublous transition from Monarchy to Republic: the social role of Church during the period of political alternating; the defence of Monarchy and patriotic rituals; social conflictuality and monarchy fragility; conflicts inside Church and reformative intentions; “games” of influence during a period of legislative inefficacy; the “Catholic Union” as a project that failed because of some clergymen’s political involvement and “modernist” attitudes; dissolution of ecclesiastic life after the republican revolution. We stress the relevance of testimony and life experience of a «presbítero bracarense » who distinguished himself by the propagation of neothomistic philosophy, teaching, archaeological research, journalism, Catholic Nationalism, and apostleship.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/4470
ISSN: 0076-1508
Aparece nas colecções:RLS - Tomo 016 (2004)

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