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Título: Extinção das ordens religiosas e dinâmicas socio-culturais: frades residentes no Alto-Minho no século XIX
Autor: Rodrigues, Henrique
Palavras-chave: Ordens Religiosas
Extinção
Alto Minho
Data: 2004
Editora: Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa
Citação: RODRIGUES, Henrique – Extinção das ordens religiosas e dinâmicas socio-culturais: frades residentes no Alto-Minho no século XIX. Lusitania Sacra. Lisboa. ISSN 0076-1508. 2ª S. 16 (2004) 13-42
Resumo: Com a publicação do decreto de 28 de Maio de 1834, frades, cenobitas e outros religiosos sentiram os efeitos do regalismo liberal. Depois de espoliados de todos os haveres, para usufruírem da prestação concedida pelo Estado, deviam candidatar-se a uma prestação, requerendo esse mesmo subsídio. Com este estudo, é possível saber quem eram os egressos “prestacionistas” residentes na região do Alto-Minho, que nome civil tinham e qual a identificação conventual, a idade, as condições físicas, psicológicas, intelectuais e, acima de tudo, descobrimos o perfil de competências para o desempenho de qualquer actividade profissional e as habilitações académicas destes monges. Ao estudarmos os níveis etários, naturalidade, ordem e convento de proveniência, locais de fixação, preparação académica e outros elementos, conseguimos perceber o impacto sócio-cultural dos frades fixados nas paróquias deste distrito administrativo, verdadeiros agentes da alfabetização do Alto-Minho no século XIX, leccionando em escolas públicas, privadas e ministrando o ensino doméstico.
With the publication of Decree dated May 28 1834, friars, cenobites and other religious, have felt the effects of liberal regalism. After being despoiled of all their possessions, they should apply to a pension given by the State. With this study, is possible to knowwho were the egresses “prestacionistas” living in the Alto-Minho, which civil name they had, andwhat was the monastery identification, their age, physical, psychological an intellectual conditions, and above all we found the profile of capacity for the performance of any professional activity and academic qualifications of these monks. By studying their age, birthplace, religious order and source convent, places of settlement, academic qualifications and other elements, we are able to understand the social and cultural impact of friars settled in parishes of the administrative district, true agents of teaching to read and write in the Alto--Minho of the XIX century. For that they teach in public and private schools and giving domestic lessons.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/4466
ISSN: 0076-1508
Aparece nas colecções:RLS - Tomo 016 (2004)

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