Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/4198
Título: Tutoria de Pares: Um desafio à inclusão de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Escola
Autor: Festas, Constança
Neves-Amado, João
Braga, Clara
Sá, Luís
Palavras-chave: Tutoria
Desenvolvimento infantil
Autismo
Data: 11-Mar-2011
Editora: Instituto de Ciências da Saúde
Citação: FESTAS, Constança [et all.] - Tutoria de Pares: Um desafio à inclusão de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Escola. In II Fórum do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria. Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal, 11 Março, 2011
Resumo: Neste poster faz-se a descrição do projecto “Tutoria de Pares” que foi iniciado pelos estudantes de enfermagem (EE) em Ensino Clínico V, inseridos no subprojecto “Enfermeiro na Escola” do CEC/ICS/UCP, no ano lectivo 2008/2009, numa escola do agrupamento de Leça da Palmeira. Surge com a firme vontade de consolidar o movimento inclusivo de crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (PDA) da Unidade do Ensino Especial (UEE). Tem como objectivos promover a integração das crianças com PDA nas diversas actividades da vida escolar e reforçar sentimentos positivos na comunidade escolar em relação à criança diferente. No ano lectivo 2007/2008, os EE fizeram um diagnóstico inicial através de questionário, fizeram acções de sensibilização aos alunos envolvidos e elaboraram o mapa de distribuição das crianças com PDA pelos tutores seleccionados. No ano lectivo 2009/2010 foi reforçada na comunidade escolar a sensibilização para a continuidade do projecto. Realizadas as acções de sensibilização às turmas do 1º e 2º ano e questionados sobre a vontade de ser tutor; revelou que 84% das crianças gostaria de o ser tutor, sendo desenvolvidas novamente as estratégias de intervenção. Conclui-se que, numa perspectiva de inclusão, lidar com a diferença constitui-se como um dos maiores desafios da escola. Este projecto de parceria revelou que a presença dos EE é uma mais valia na dinamização e monitorização do projecto junto da comunidade escolar.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/4198
Aparece nas colecções:ICS(P) - Comunicações em encontros nacionais / Presentations in national meetings



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.