Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/3957
Título: Cálculo do Valor Acrescentado no Programa AVES
Autor: Portela, Maria
Guerreiro, Sandra
Palavras-chave: Valor acrescentado
DEA
Escolas
Data: Abr-2006
Editora: Fundação Manuel leão
Citação: PORTELA, Maria; GUERREIRO, Sandra - Cálculo do Valor Acrescentado no Programa AVES. In Avaliação de Escolas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel leão, 2006. ISBN 972·99183-3·3. p. 19-28
Resumo: Neste artigo apresentam-se os principais resultados do cálculo ao valor acrescentado no programa AVES. Este cálculo baseia-se numa análise comparativa entre as classificações obtidas por cada aluno à entrada do estágio/nível educacional em análise e as classificações obtidas à saída desse mesmo estágio/nível educacional num conjunto de provas de conhecimento AVES. Esta comparação é feita através da aplicação da metodologia de Data Envelopment Analysis (DEA) que nos permite obter uma medida do valor que a escola acrescenta a cada aluno. Os resultados que aqui se apresentam dizem respeito a uma análise feita tendo em conta resultados de alunos nos testes de conhecimento AVES no ano lectivo de 2003/2004 considerando dois ciclos educacionais, o terceiro ciclo e o ensino secundário. Os resultados obtidos mostram diferenças substanciais entre as escolas especialmente no que diz respeito ao ensino secundário. O método usado permite ainda perceber algumas das razões que podem explicar diferenças de desempenho em termos de valor acrescentado das escolas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/3957
Aparece nas colecções:FEP - Livros e partes de livros / Books and chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2006_FEP_Portela_Maria-dig.pdf1,94 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.