Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/3798
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.relation.publisherversionhttp://www.iiis.org/CDs2010/CD2010CSC/SIECI_2010/index.asp?id=0&area=3-
dc.contributor.authorOliveira, Irene-
dc.contributor.authorVieira, Margarida-
dc.date.accessioned2010-12-13T14:32:06Z-
dc.date.available2010-12-13T14:32:06Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citation9ª CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA EN SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA. 29 Junho-02 Julho, 2010 - "Memorias do 7º Simposio Iberoamericano en Educación, Cibernética e Informática (SIECI)", Volume II, Florida, Estados Unidos da America, 2010, p.30-33.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/3798-
dc.description.abstractO Ensino Clínico (EC) constitui, dentro do plano de estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), um componente de extrema importância. O artigo pretende apresentar o modelo de orientação de estudantes de enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Ensino Clínico, que se encontra em implementação num dos hospitais parceiros na formação. Faz-se uma revisão da evolução dos modelos de orientação e da prática que antecedeu este modelo nas instituições em causa e apresenta-se o modelo e estratégias que têm sido implementadas, bem como os resultados da sua avaliação na fase exploratória. Vários são os problemas encontrados na orientação em EC, tais como a falta de preparação dos enfermeiros dos Serviços, a sobrecarga de trabalho e o seu desconhecimento acerca dos objectivos da EC. Os estudos mencionados na revisão da literatura e a nossa recente experiência acerca do modelo “Serviço-Escola”, têm revelado que a colaboração existente entre as Escolas de Enfermagem e as Instituições de Saúde onde a EC se realiza, pode ser importante para a promoção da aprendizagem dos alunos. No entanto, é ainda, necessária investigação que venha a contribuir no futuro para a clarificação e compreensão desta problemática.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInternational Institute of Informatics and Systemicspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrientaçãopor
dc.subjectEnsino clínicopor
dc.subjectEstudantes de enfermagempor
dc.subjectDedicated education unitpor
dc.subjectServiço-escolapor
dc.titleOrientação dos estudantes de enfermagem em contexto de prática clínicapor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:ICS(P) - Artigos em actas / Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
trab-int_2010_ICS_1525_Oliveira_Irene_01.pdf45,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.