Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/3766
Título: O desafio dos cursos profissionalmente qualificantes nas escolas públicas
Autor: Orvalho, Luísa
Silva, Rosa
Data: 2008
Citação: ORVALHO, Luísa; SILVA, Rosa - O desafio dos cursos profissionalmente qualificantes nas escolas públicas. V SIMPÓSIO SOBRE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR, TRABALHO DOCENTE E ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS, Aveiro, 2-3 Maio, 2008 - "Resumo das Comunicações - V Simpósio Sobre Organização E Gestão Escolar, Trabalho Docente E Organizações Educativas" (2008). 18p.
Resumo: Com esta comunicação, pretendemos, em primeiro lugar, partilhar a experiência vivenciada no acompanhamento da implementação dos cursos profissionais e cursos de educação e formação de jovens (CEF), nos anos lectivos 2004-05, 2005-06 e 2006-07, nas escolas secundárias públicas, sob a tutela da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). Como doutorandas em Ciências da Educação, no ano lectivo 2007/08, pretendemos, em segundo lugar, regressar à reflexão e debate sobre o que pensamos serem os factores críticos do sucesso destas ofertas nas escolas públicas, para equacionar as questões da nossa investigação. Destacamos: Quais são os novos papéis exigidos aos professores dos cursos profissionalmente qualificantes? Quais são os principais constrangimentos às “novas” modalidades de organização pedagógica que desafiam em permanência as “velhas” práticas? Que Estrutura Modular (EM) está a ser (ou não) implementada? Que formação contínua facilitará o exercício profissional docente?
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/3766
Aparece nas colecções:FEP - Artigos em actas / Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
trab-nac_2008_FEP_6752_Orvalho_Luísa_01.pdf228,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.