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Advisor(s)
Abstract(s)
Uma grande parte das decisões que os profissionais de saúde tomam no seu dia-a-dia tem suporte estatistico num
modelo que integre a prática clínica baseada na evidência. A atitude que estes profissionais têm face à estatística
pode condicionar o exercício da competência estatística na sua prática clínica e o correcto desenvolvimento da intuição estatística. Neste trabalho, analisámos as diferentes componentes das atitudes face à estatística de estudantes e profissionais em
formação, em distintas áreas de formação clínica e em distintos ciclos formativos, através das suas respostas ao Inquérito Atitudes Face à Estatística (SA TS 28).
Pretendemos, em primeiro lugar, avaliar a e analisar a relação entre as componentes das atitudes na nossa amostra. De seguida, recorremos a técnicas de visualização radial para verificar que componentes das atitudes permitem explicar melhor a variação das
respostas dos estudantes. Por último, pretendemos comparar as atítudes face à estatística em diferentes grupos de profissionais em formação tomando em linha
de conta a sua situação face à graduação.
Recorremos a uma análise de variância a dois factores para estudar a interacção entre os factores área de formação e situação face à graduação e comparar os resultados obtidos nos diferentes grupos que decorrem desta análise. Os nossos resultados mostram que os
estudantes das ciências da saúde têm, geralmente, uma atitude positiva face à estatística embora a dificuldade percebida seja mais relevante do que em estudos
realizados anteriormente noutras áreas de formação. Registámos diferenças estatisticamente significativas na atitude face à estatistica (p <0.00 I) nos dois factores em estudo, área de formação e situação face à graduação, sendo a interacção entre os factores igualmente
significativa (p=0.008).
Description
Keywords
Atitudes Estatística Ciências da saúde
Pedagogical Context
Citation
7to Simposium Iberoamericano en Educación, Cibernética e Informática, Orlando, Florida, 29 de Junho a 2 de Julho, 2010. Memórias de la Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática. Vol. II, p.40-45
Publisher
International lnstitute of Informatics and Systemics