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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação, pretende ultrapassar a mera descrição de algumas dimensões e assumir uma postura crítica face à inclusão escolar das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente, com Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no contexto do actual Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro. O consumo de álcool durante a gravidez é, por vezes mais frequente do que o desejável, dados os efeitos teratogénicos desta substância ao nível da organogénese, nomeadamente, no que concerne ao desenvolvimento cerebral. Afectado este órgão na sua formação intra-uterina, algumas consequências são as dificuldades cognitivo-intelectuais, os problemas de aprendizagem e, acima de tudo a dificuldade em manter a concentração e em ajustar o comportamento, aproximando esta síndrome do Transtorno de Défice de Atenção e Hiperactividade (TDAH). A nossa investigação consiste num estudo de caso de um rapaz com 12 anos que apresenta SAF. O aluno encontra-se numa turma do ensino regular. Os participantes foram a irmã mais velha (parentificação), e uma equipe multidisciplinar. Os resultados apontam para o défice de atenção, as dificuldades cognitivas e a dificuldade de auto-controlo e regulação comportamental.
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Keywords
Pedagogical Context
Citation
SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, I, Braga, Portugal, 19-20 Julho, 2010 - Livro de Programa e Resumos. Braga : Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2010. ISBN 978-972-8746-87-2. p.238-251
Publisher
Universidade do Minho