Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/3009
Título: Estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas como trampolim para o sucesso: …dos princípios de enquadramento curricular e pedagógico… Às práticas na sala de aula e trabalho colaborativo
Autor: Orvalho, Luísa
Alonso, Luísa
Azevedo, Joaquim
Palavras-chave: Investigação-acção; Reflexão-Acção; Trabalho Colaborativo;
Factores Críticos de Sucesso; Currículo Modular;
Desenvolvimento Profissional; Competências
Cursos Profissionais; Mudança; Inovação Curricular;
Data: 2009
Editora: Universiadade Católica Portuguesa
Citação: ORVALHO, Luísa; ALONSO, Luísa; AZEVEDO, Joaquim - Estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas como trampolim para o sucesso: …dos princípios de enquadramento curricular e pedagógico… Às práticas na sala de aula e trabalho colaborativo. In Seminário Nacional 1989-2009, 20 Anos de Ensino Profissional: Analisar o Passado e Olhar o Futuro, Porto, Portugal, 22-23 Janeiro, 2009. - In O Ensino Profissional: Analisar o Passado e Olhar o Futuro. Porto: Universidade Católica, Faculdade de Educação e Psicologia, 2009. ISBN 978-989-69-186-0-2. (2009) 189-210
Resumo: Com esta comunicação, pretende-se fazer um ponto de situação da investigação - acção colaborativa, que está a ser desenvolvida para identificar os factores críticos de sucesso escolar nos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário, nas escolas secundárias públicas, e que planos de intervenção e de melhoria de aplicação da estrutura modular é preciso introduzir, para que as práticas organizativas, pedagógicas e de avaliação se desenvolvam em coerência com o modelo curricular baseado nos princípios psicopedagógicos cognitivo/construtivista/humanistas, de modo a favorecer o sucesso educativo dos alunos. A utilização das ferramentas da Web 2.0, quando integradas na gestão da aprendizagem e no trabalho colaborativo, na sala de aula e na escola, podem potenciar formas diversificadas de ensinar e de aprender, promover a individualização de percursos formativos de diversos formatos e de geometria variável, consoante os módulos, a situação e perfil de aprendizagem dos alunos (remediação e/ou enriquecimento), facilitar a avaliação modular de competências, essencialmente formativa, pelo que podem contribuir, como trampolim para o sucesso educativo dos cursos profissionais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/3009
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