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R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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  • Um cuidar especializado da pessoa em situação crítica e/ou com insuficiência renal crónica
    Publication . Pereira, Paula Samanta Assunção; Monteiro, Ana Carolina da Rocha
    O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular – Estágio Final e Relatório, do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. O estágio foi realizado em dois contextos distintos, decorrendo inicialmente, num serviço de urgência e, posteriormente, num serviço de cuidados intensivos, ambos em hospitais centrais na região norte do país. O principal objetivo deste relatório consiste na descrição e análise crítico-reflexiva do processo de aprendizagem, com desenvolvimento e integração de saberes na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica. Para a sua elaboração, foi adotada uma metodologia descritiva e reflexiva, sustentada por uma revisão bibliográfica criteriosa. A estrutura do presente relatório encontra-se segmentada em três partes principais. A primeira corresponde à Introdução, na qual foi realizado um enquadramento geral do relatório e do estágio, a justificação das escolhas efetuadas e a apresentação dos objetivos delineados. A segunda parte é dedicada à descrição dos contextos de estágio e às Competências no Cuidado Especializado da Pessoa em Situação Crítica e/ou com Insuficiência Renal Crónica, abrangendo a descrição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas ao longo do percurso formativo. Por fim, a Conclusão apresenta uma síntese global, com a análise transversal dos contributos, aprendizagens adquiridas e dificuldades enfrentadas no estágio. Os contributos em cada contexto de estágio corresponderam às oportunidades de melhoria identificadas e aos objetivos de aprendizagem definidos, favorecendo a consolidação de competências e o aperfeiçoamento contínuo. No contexto do serviço de urgência, foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura intitulada “Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Insuficiência Renal Crónica no Serviço de Urgência – Revisão Integrativa da Literatura”, tendo surgido a oportunidade de participar no 1º Congresso Internacional de Enfermagem em Doente Crítico organizado pela Sociedade Portuguesa de Enfermagem em Doente Crítico, com a apresentação do mesmo em forma de póster, através de uma comunicação livre, em novembro de 2024. O resumo foi posteriormente publicado em formato de e-book. Para além disso, foi realizada uma sessão de formação onde foram dados a conhecer os resultados da revisão integrativa da literatura à equipa de enfermagem. Neste contexto, foi criado um procedimento para a manipulação do cateter venoso central de hemodiálise e foi realizado um vídeo com a demonstração. Tanto o procedimento, como o vídeo, foram iniciativas pioneiras na criação de um espaço virtual no serviço, destinado à consulta da equipa de enfermagem. No contexto de cuidados intensivos, foi realizado um artigo de revisão intitulado “Risco de Infeção associado a Cateter Venoso Central e a Cateter de Hemodiálise na Pessoa em Situação Crítica - Scoping Review”, estando este artigo num processo de revisão por pares para submissão a uma revista científica. Para além disso, foi elaborada uma carta ao editor, que foi submetida a uma revista de quartil 1. No entanto, a mesma foi rejeitada pelo conselho editorial. Concluído este percurso, considera-se que as competências desenvolvidas no âmbito da área de Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica proporcionaram recursos fundamentais para a prestação de cuidados de enfermagem especializados, sustentados na reflexão crítica e na melhor evidência científica.
  • Enfermagem especializada : um contributo para melhores cuidados
    Publication . Santos, Marta Monteiro dos; Ferreira, Maria Amélia Dias
    O presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, Escola de Enfermagem do Porto, da Universidade Católica Portuguesa contempla uma abordagem holística deste percurso da especialidade que culmina na aquisição de competências nesta área. Os contextos de estágio sucederam-se numa unidade de cuidados intermédios polivalentes e numa unidade de cuidados intensivos, no período compreendido entre 2 de setembro de 2024 a 18 de dezembro de 2024. Este documento apresenta a seguinte estrutura: 1) introdução; 2) um contributo para o desenvolvimento de competências para o cuidado especializado; 3) caracterização dos contextos da prática; 4) o desenvolvimento de competências especializadas; 5) análise SWOT e 6) conclusão. O objetivo da inclusão destes capítulos prende-se com a realização de uma análise crítico-reflexiva sobre as vivências experienciadas em contexto de estágio. A realização destes estágios contribuíram para o desenvolvimento de competências na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e respetiva família, mais concretamente, ao nível de competências comunicacionais, gestão e prestação de cuidados ao doente crítico, gestão de recursos humanos e materiais, bem como, a importância da dignidade humana e o cumprimento das suas vontades. Deste modo, após desenvolver competências neste âmbito, fui capaz de promover uma prestação de cuidados segura e especializada e, através da realização de uma revisão integrativa da literatura sobre as diretivas antecipadas de vontade, aumentei os meus conhecimentos e partilhei-os com as equipas envolvidas. O presente relatório permitiu ainda consolidar e analisar criticamente, de uma forma mais detalhada, todos os desafios com que me deparei e as oportunidades de melhoria. Através deste documento, transmiti o meu percurso de aquisição e desenvolvimento de competências na área da pessoa em situação crítica e o atingimento com sucesso dos objetivos a que me propus inicialmente.
  • A pessoa em situação crítica : o foco do cuidado em enfermagem
    Publication . Azevedo, Juliana Cristina Vieira; Neves, Vasco Manuel da Silva
    O presente relatório tem como objetivo desenvolver todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências, com vista à obtenção do título de mestre e especialista no cuidado à pessoa em situação crítica. Incide, principalmente, no estágio final realizado no decurso da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do 2º ano do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem-Porto da Universidade Católica Portuguesa. Através da introdução é realizado um enquadramento inicial, descrevendo os objetivos do presente relatório, assim como, uma breve apresentação dos contextos de estágio selecionados, metodologia e estrutura do relatório. O desenvolvimento, composto por quatro capítulos, aborda inicialmente, de forma breve e dinâmica, os campos do Estágio Final, seguido da evidência do desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Todos os capítulos apresentam, no seu desenvolvimento, reflexões acerca das experiências vivenciadas neste percurso acompanhadas pela respetiva fundamentação teórica. Através da pesquisa bibliográfica nestes contextos, foram realizados trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de competências, nomeadamente, uma revisão da literatura denominada “Delirium – Implicações na pessoa sob ventilação invasiva numa Unidade de Cuidados Intensivos” realizada no primeiro contexto e a revisão da literatura acerca de “A importância da comunicação entre o enfermeiro e a família, em contexto de situação crítica, no Serviço de Urgência” realizada no segundo contexto. Ainda no primeiro contexto foi, também, elaborada uma revisão de conceitos acerca de “A Pessoa em Situação Crítica – Intervenções de Enfermagem na Mucosite Oral”. A elaboração deste relatório teve por base a pesquisa bibliográfica e a análise crítico-reflexiva das oportunidades vivenciadas ao longo de todo o processo de aprendizagem, com vista à obtenção do título de mestre e especialista nesta área.
  • Relatório de estágio : a importância do acolhimento no serviço de internamento médico-cirúrgico de pediatria
    Publication . Santos, Helena Sofia Querido dos; Barbosa, Constança Maria Silva Festas
    This report reflects the formative path and development of skills in the domains of care provision, management, training and research, within the scope of the Master’s Degree in Nursing with specialization in Pediatric and Childcare Nursing at the Universidade Católica Portuguesa. In particular, it describes and critically analyzes the activities carried out during the final practicum. These activities have enabled me to achieve the specific objectives outlined and to develop the skills required by the specialist nurse and Master in Nursing. Throughout the practicum, such skills were demonstrated through a critical reflection on the importance of the admission process in pediatric inpatient care. The areas of communication with the child-family binomial, caring for foreign children and families, promoting parental role and care partnerships and multidisciplinary teamwork are particularly challenging. In all these areas, we proposed changes in procedures and documentation in a pediatric inpatient care service which should lead to gains in quality and efficiency in the provision of care. This journey allowed for the deepening and practical application of theoretical knowledge and the consolidation of advanced skills in pediatric nursing in the four domains mentioned above. It also provided an opportunity to address complex issues and develop solutions for the provision of holistic care centered on the child and family.
  • O papel do enfermeiro especialista na melhoria contínua da qualidade no âmbito da vacinação
    Publication . Ávila, Filipa Mendes Freire; Amado, João Daniel Neves
    Vaccination is one of the most emblematic success stories in public health, as it provides individual and population protection and prevents infectious diseases. The National Health Plan 2021-2030 is aligned with the third Sustainable Development Goal, Quality Health, and names vaccine-preventable diseases as a Public Health problem of low magnitude, but with high risk potential, given that a decrease in investment in the quality and effectiveness of intervention strategies that control and/or prevent these diseases can manifest itself in their reappearance. There is an urgent need worldwide to strengthen intervention strategies aimed at ensuring equitable access to safe, effective and quality vaccines. This report was carried out in order to acquire the skills required for the Master's Degree in Nursing with a Specialisation in Community Nursing, in the area of Community Health and Public Health Nursing, in a Public Health Unit in the Northern Region of Portugal. The problem of the intervention project, anchored in the methodology of Health Planning, aimed to identify emerging health needs in the area of health quality within the scope of vaccination and to propose an intervention strategy inherent to the role of the Specialist Nurse in Community Health and Public Health in the face of the previously prioritised emerging need. In view of the extreme need to strengthen the strategies that promote the quality of vaccination services, as identified by the Health Regulatory Authorities, a health diagnosis was drawn up, from which eight health needs emerged. The prioritisation process, in agreement with the experts, highlighted the area of the cold chain as a priority, making it the main theme of the project, on which the objectives outlined, the intervention proposals drawn up and the respective indicators are based. The project has fostered continuous quality improvement through intervention proposals aimed at guaranteeing effective safety in the administration of vaccines by properly maintaining the conditions of the cold chain, which consequently leads to effective gains in public health.
  • Competências socioemocionais na adolescência : na área do autocuidado
    Publication . Mendes, Elisabete Manuela de Teles; Amado, João Daniel Neves
    A promoção de competências socioemocionais: na área do Autocuidado em Adolescentes surge no âmbito do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área da Especialidade de Enfermagem em Saúde Comunitária e Saúde Pública. Tendo sido desenvolvido durante o estágio numa UCC da região norte de Portugal uma intervenção num Centro de Formação Profissional na área da saúde escolar tendo por base o Plano Nacional de Saúde Escolar. Neste Centro de Formação Profissional foi identificado pela Diretora Pedagógica a necessidade de intervenção do profissional de saúde a nível das competências socioemocionais. A intervenção foi centrada no adolescente, que está a viver um momento de transição, de criança para a idade adulta, encontrando-se assim numa situação de vulnerabilidade que pode acarretar riscos. Riscos esses que podem pautar e interferir no seu Autocuidado, como, por exemplo, a nível da alimentação, sono e repouso, atividade física, abuso de substâncias e não substâncias e Infeções Sexualmente Transmissíveis. Para o adolescente superar estes riscos e poder tomar decisões responsáveis e saudáveis, deve desenvolver conhecimentos, capacidades e habilidades. Esta capacitação vai ser fundamentada e potenciada pelo enfermeiro, com base em duas grandes teorias de enfermagem, a Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem, por forma a promover o bem-estar e a qualidade de vida desta população. Para executar esta intervenção utilizou-se a metodologia de planeamento em saúde. No diagnóstico de situação através da aplicação de uma Escala Kidscreen – 52, e da Dinâmica “O que sei sobre mim” foram identificados dois problemas. Atuou-se no problema Potenciar a Melhoria para o Autocuidado após a periodização. Tendo como objetivo geral aumentar a consciencialização para o Autocuidado em Saúde, em Adolescentes, entre os 14 e os 18 anos de idade, esta intervenção decorreria num período de 3 anos. As estratégias de intervenção foram a execução de 2 pré-sessões (diagnóstico e motivação) e de 5 sessões de formação em saúde, realizadas no ambiente escolar. No entanto, como o estágio foi apenas de 4 meses efetuou-se a intervenção apenas ao 1º e 2º anos de escolaridade e no final foi realizada uma avaliação intercalar. Esta intervenção apresentou como resultados uma melhora significativa a nível da perceção dos estudantes sobre a sua qualidade de vida a nível do autocuidado e também a satisfação dos estudantes com as sessões. No entanto, algumas temáticas necessitam de um reforço de conhecimentos, como sejam a alimentação saudável, atividade física, sono e repouso, abuso de não substâncias e métodos contracetivos. Esta melhoria poderá ser executada na intervenção futura. É também importante referir que esta intervenção está já a ser alargada a outras escolas profissionais e continua a decorrer nesse Centro de Formação Profissional. A intervenção executada e o presente relatório pretendem também refletir o desenvolvimento de competências como Mestre e Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária e Saúde Pública. Denotando as competências comuns e especificas e como mestre e especialista.
  • A comunicação como pilar do cuidado à pessoa em situação crítica
    Publication . Moura, Diogo Luís Ribeiro; Ferreira, Maria Amélia Dias
    Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do 17º edição do Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa. O estágio decorreu numa Unidade de Cuidados Intensivos da região Norte e em meio de emergência extra-hospitalar também da região Norte, refletindo-se sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. A comunicação revelou-se um elemento central no processo de prestação de cuidados, tanto na interação com a equipa como no apoio à família da Pessoa em Situação Crítica. A capacidade de transmitir informações de forma clara e empática demonstrou ser essencial para reduzir a ansiedade dos familiares, fortalecer a confiança na equipa e garantir uma abordagem humanizada no cuidado à pessoa. Para além disso, ao longo do estágio, foram realizadas atividades complementares que enriqueceram a formação prática. Dentro destas, destaca-se a Via Verde Trauma, uma pesquisa bibliográfica sobre as melhores práticas nesse campo, bem como uma formação sobre a metodologia ISBAR (Identificação, Situação, Background, Avaliação e Recomendação) destinada ao INEM, focada na melhoria da comunicação e eficácia na qualidade dos cuidados prestados em situações de emergência. Foi também realizada uma revisão da literatura sobre comunicação, enfatizando a sua importância nas interações com a equipa e familiares, além da sua aplicação no contexto de cuidados intensivos. Este relatório evidência a relevância da comunicação, da gestão eficaz e da liderança para a prestação de cuidados humanizados e de qualidade à Pessoa em Situação Crítica respeitando sempre os princípios éticos e legais, reforçando o papel do enfermeiro especialista em promover cuidados seguros e centrados na pessoa, através do desenvolvimento contínuo das suas competências.
  • Cuidador informal da pessoa dependente : perfil e necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagem
    Publication . Cláudia Maria Resende Fernandes; Costa, Tânia Filipa Santos
    Enquadramento: A crescente longevidade da população, associada a alterações significativas no perfil demográfico, tem gerado desafios consideráveis no domínio do cuidado. Este cenário assume particular relevância, considerando que, atualmente, muitos indivíduos alcançam uma maior longevidade após os 65 anos, embora nem sempre esse acréscimo de anos corresponda a uma vida saudável. Tal realidade evidencia a necessidade urgente de um suporte adequado para os familiares que, muitas vezes, assumem o papel de cuidadores informais de pessoas dependentes. Objetivos: Tendo em conta a temática abordada, o presente estudo tem como objetivo, identificar o perfil e as necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagem do cuidador informal da pessoa dependente, de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) da área de abrangência de uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Metodologia: Com base na metodologia de planeamento, foi realizado um estudo descritivo transversal analítico. Para a recolha de dados, foi utilizado um formulário multidimensional, aplicado telefonicamente a uma amostra de 43 cuidadores informais, o qual foi desenvolvido a partir de instrumentos de medida existentes, previamente traduzidos e validados para a população portuguesa. Resultados: O perfil do cuidador informal identificado neste estudo é predominantemente feminino (74%, n=32), com idade média de 62,2 anos, baixa escolaridade, casada/o ou em união de facto (58%, n=25), reformada/o (44%, n=19) e com comorbilidades associadas. A maioria dos cuidadores da amostra são filhas/os (63%, n=27) que coabitam (79%, n=34) com um dos pais em situação de dependência severa ou total, que prestam cuidados ao longo de um período médio de 9,6 anos e uma carga diária, que em média, pode alcançar as 19,1 horas. Estes dados confirmam a sobrecarga física e emocional a que estes cuidadores informais estão sujeitos. Apesar do cansaço evidenciado (81%, n=35) e do pouco tempo que dispõem (67%, n= 29), a amostra demonstra uma forte motivação para continuar a exercer a função de cuidador. Este panorama revela a vulnerabilidade destes cuidadores pois muitos identificam algum tipo de sobrecarga (77%, n=33) e pouca informação sobre os recursos disponíveis na comunidade. Com base no perfil traçado, emergiram as necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagem refletidas em sete diagnósticos, nomeadamente: qualidade de vida comprometida, dor musculoesquelética, gestão do regime medicamentoso complexo, sono comprometido, potencial para melhorar o conhecimento, stress do cuidador e comportamento de procura de saúde comprometido. Conclusão: Os resultados deste estudo reforçam a necessidade de apoiar os cuidadores informais, destacando a importância da implementação de estratégias de intervenção que promovam não apenas o alívio da sobrecarga e do stress, mas também o acesso a informações e recursos adequados. O papel da enfermagem, enquanto elemento central na coordenação dos cuidados, é fundamental na orientação dos cuidadores e na promoção de um cuidado mais holístico e personalizado.
  • Processo de tomada de decisão na vacinação sazonal : promoção da literacia
    Publication . Silva, Cátia Sofia Cardoso da; Alves, Paulo Jorge Pereira
    Introdução: A hesitação vacinal é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das dez maiores ameaças à saúde pública global, representando um obstáculo à imunização e ao controle de doenças evitáveis. No contexto das Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), a adesão à vacinação sazonal entre os profissionais de saúde tem vindo a diminuir, comprometendo a proteção dos idosos institucionalizados, um grupo altamente vulnerável. No âmbito do Estágio Final realizado numa Unidade de Saúde Pública (USP) na área metropolitana do Porto, identificou-se no Plano Local de Saúde (PLS) de 2023 uma redução significativa da cobertura vacinal entre esses profissionais. Diante desse cenário, foi desenvolvido o Projeto de Intervenção Comunitária "Vacinação – Por Ti, Por Nós", com o objetivo de aumentar a adesão à vacinação sazonal contra a Gripe e a Covid-19. Metodologia: Para fundamentar a intervenção, foi realizado um Diagnóstico de Situação de Saúde (DSS), baseado nos dados epidemiológicos do PLS de 2023 e relatórios da Direção Geral da Saúde (DGS). Além disso, foi conduzida uma revisão da literatura para identificar os fatores que influenciam a hesitação vacinal, destacando-se a perceção de baixo risco de infeção, a falta de confiança na eficácia da vacina, o receio dos efeitos adversos e o medo do procedimento vacinal. Com base nestes dados, foram delineadas estratégias de intervenção focadas na sensibilização e promoção da literacia em saúde, utilizando abordagens presenciais e digitais para disseminação de informação qualificada. O projeto foi implementado em 592 profissionais de saúde das ERPI parceiras da USP, englobando ações direcionadas tanto para manter a adesão dos já vacinados, quanto para modificar a decisão dos profissionais hesitantes. Resultados: A avaliação final da intervenção revelou um aumento de 5% na adesão à vacinação contra a Gripe e 4% contra a Covid-19, entre os profissionais das ERPI, comparativamente aos dados obtidos no final de outubro de 2024. Esse avanço, ainda que modesto, demonstrou o impacto positivo das ações implementadas com a alteração de comportamentos vacinais. Adicionalmente, uma análise comparativa dos dados da DGS referentes às campanhas vacinais 2022/2023 e 2023/2024 evidenciou uma tendência nacional de redução da adesão vacinal, o que reforça a relevância de intervenções locais direcionadas. Apesar dos progressos observados, a taxa de cobertura vacinal entre os profissionais das ERPI permanece abaixo das metas estabelecidas, indicando que a hesitação vacinal continua a ser um desafio relevante a ser enfrentado. Discussão: Os resultados demonstram que estratégias de sensibilização e promoção da literacia em saúde podem contribuir para o aumento da adesão vacinal, embora o impacto ainda seja limitado perante um fenômeno multifatorial. A tendência de redução nacional da adesão vacinal indica a necessidade de ações mais amplas e contínuas, que combinem políticas públicas eficazes, incentivos institucionais e maior envolvimento das ERPI na promoção da vacinação. Além disso, a intensificação de estratégias presenciais e interativas, aliadas ao uso de tecnologias digitais, pode aumentar o alcance das ações e facilitar o engajamento dos profissionais. Conclusão: O Projeto "Vacinação – Por Ti, Por Nós" demonstrou um impacto positivo na adesão vacinal dos profissionais de saúde das ERPI, destacando a importância de intervenções focadas na literacia em saúde. No entanto, a queda contínua da cobertura vacinal a nível nacional e local reforça a necessidade de intervenções sustentadas no tempo, que aliem campanhas educativas contínuas, facilitação do acesso e estratégias inovadoras de sensibilização, visando garantir a proteção coletiva e a segurança dos grupos mais vulneráveis.
  • Ser especialista : a intervenção especializada na pessoa em situação crítica
    Publication . Carvalho, Catarina Marques Sá; Ferreira, Maria Amélia Dias
    Este relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, integrada no plano curricular do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica, na área de Enfermagem a Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa. O seu propósito visa descrever as experiências e aprendizagens de acordo com as atividades desenvolvidas durante os diferentes estágios realizados e documentar a aprendizagem adquirida. Por fim, foi ainda realizada uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de confrontar as experiências vividas com as mais recentes evidências. Este documento tem por base a utilização de uma metodologia critico-reflexiva e descritiva, utilizando a observação direta nos contextos de estágio como método de análise. Foi, ainda, através do registo das diversas experiências e atividades desenvolvidas relacionadas com a prestação de cuidados, que se relacionou a teoria com a prática. O primeiro capítulo explica e reflete sobre o estágio realizado no primeiro ano deste Curso de Mestrado. O segundo capítulo, por sua vez, integra três subcapítulos, que se inicia com uma breve caracterização dos contextos clínicos de estágio e, posteriormente, uma análise critico-reflexiva e fundamentada das atividades desenvolvidas na aquisição e desenvolvimento de competências nos diversos contextos. Cuidar da pessoa que vivencia um conjunto de processos complexos de doença crítica, esteja ela num serviço de urgência ou numa unidade de cuidados intensivos, implica uma dinamização de respostas a situações de exceção e catástrofe. Desta forma, a maximização da intervenção na prevenção e controlo da infeção, bem como na segurança da pessoa foram algumas das principais competências adquiridas ao longo deste percurso. Foi desenvolvido ainda um conjunto de projetos de melhoria que contribuíram para que o papel do enfermeiro especialista na promoção de prática de cuidados fosse enfatizado. Este relatório contribuiu para um conjunto de reflexões críticas relativas ao impacto da intervenção do Enfermeiro Especialista na prestação de cuidados, tendo em conta o papel fundamental da humanização dos cuidados na qualidade dos cuidados prestados. Todos os objetivos delineados foram atingidos, ficando registado neste relatório o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências.