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FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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  • A importância dos conteúdos partilhados nas redes sociais para a literacia em saúde
    Publication . Gonçalves, Maria Inês Pedro; Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego Nunes
    Atualmente vivemos na era digital e é cada vez mais comum os indivíduos utilizarem o meio digital com o intuito de obter informações e conhecimentos para as suas vidas. A crescente utilização de redes sociais no quotidiano proporcionou uma modificação nos hábitos dos indivíduos, para ter acesso a informação. A presente investigação visa compreender a perceção dos indivíduos das gerações Y e Z relativamente aos conteúdos que são partilhados pela Direção-Geral da Saúde nas redes sociais, e como estes podem contribuir para a sua literacia em saúde. Adotou-se uma abordagem interpretativista, recorrendo a uma metodologia qualitativa através da realização de entrevistas semi-estruturadas a colaboradores da Direção-Geral da Saúde, a Profissionais de Saúde e a indivíduos das gerações Y e Z, num total de 24 entrevistados, para responder à seguinte pergunta de investigação — “Como é que o conteúdo partilhado nas redes sociais da Direção-Geral da Saúde contribui para a perceção dos indivíduos sobre a sua literacia em saúde?” Os resultados mostram que os conteúdos partilhados nas redes sociais contribuem positivamente para a literacia em saúde dos indivíduos e os entrevistados afirmam ter uma perceção bastante positiva relativamente aos conteúdos sobre saúde partilhados nas redes sociais da Direção-Geral da Saúde.
  • True crime podcast and their effect on the fear of crime
    Publication . Holzemer, Johanna Elena; Roberts, Jessica Stewart
    True crime podcasts have gained popularity in recent years, with a growing number of people regularly engaging with this content. To better understand the impact of these podcasts on their audience, this study investigates how true crime podcasts influence the fear of crime. Grounded in cultivation theory, which suggests a connection between consuming violent media and heightened fear of crime, the study surveyed 1,000 individuals in a sample representative of the age and gender distribution of the German population through an online questionnaire. The findings suggest that true crime podcasts contribute to increased fear of crime, as true crime listeners reported higher levels of fear compared to non-listeners in several areas. Moreover, the results revealed that the gender distribution among true crime podcast listeners was nearly balanced, which differs from findings from previous studies. While the study confirmed that women are significantly more likely to consume true crime podcasts than men, it also highlighted that men’s consumption of true crime podcasts could be higher than assumed by earlier research. Finally, the study could not confirm the assumption from previous research that women consume true crime media to become more aware of potential dangers and to prepare themselves for possible crimes.
  • The planning and implementation of the FDP’s political campaign in the 2021 german federal parliamentary election
    Publication . Toffert, Konstantin Florian; Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
    Contemporary political campaigning in research and practice encompasses a multitude of different challenges and opportunities driven by transformations in digitalisation, globalisation and societal pluralisation. Trends and dynamics such as professionalisation, marketisation, and hypermediatisation have contributed to a variety of strategies and communication tactics by integrating principles from subdisciplines incorporated within the concept of strategic communication. To provide a tangible perspective on this theoretical complexity, it seems valuable to examine a specific and contemporary political election campaign to grasp the evolving nature of political campaigning fully. This research aims to contribute to the body of knowledge on political campaign strategies by examining the political campaign planning, implementation, and execution of the liberal party FDP in the 2021 German federal parliamentary election campaign. This qualitative case study offers indepth and emic insider perspectives into the FDP’s internal processes and strategies obtained through semi-structured interviews with six campaign experts from the liberal party at the parliamentary level. Following the process of thematic analysis, six central themes from deductive and inductive code segments closely align with established theoretical frameworks. The study’s findings show a highly strategic and professionalised 2021 federal election campaign by the FDP, shaped by three distinct phases and supported by a federal and statelevel alignment of internal and external actors. Two core strategies emerged in the campaign: a personification strategy tailored to the lead candidate and party leader Lindner and the usage of the societal context caused by the coronavirus pandemic to promote liberal values. Hybrid political communication and mobilisation strategies, which were applied both offline and online, completed the election campaign. In summary, this study contributes to the broader discourse of political campaign research, offering significant insights into the strategic process of an election campaign on the federal level in the contemporary German party landscape.
  • Which risk-return profiles do traditional bonds offer in comparison to inflation-linked bonds during periods of elevated inflation?
    Publication . Klein, Robin Patrick; Schliephake, Eva
    The preceding years have been characterised by inflationary pressure, thereby emphasizing the importance for investors to understand the dynamics of the different bonds classes within such an environment. This thesis investigates the risk-return profiles of different bonds classes (Treasury inflation protected securities, government-, and corporate bonds) within the recent elevated inflationary period. Using comprehensive bonds data from the period of 2014-2024, this study provides key insides about the impact inflation has on these bonds classes. Additionally, it provides insides about the macroeconomic environment that needs to be evaluated to understand the final impact on the bonds market. My findings reveal that treasury inflation protected securities do not provide superior performance within inflationary periods compared to the other bonds classes. High Yield provides higher risk-rewards as credit quality is negatively correlated with risk-reward. The same is true for short duration. The less duration the less risk-reward is provided, on the Government and the Corporate side. Furthermore, it is evident that central bank actions during the recent inflation period influence the bonds market in a novel manner, as unconventional tools are employed to combat yield curve movements and supply shocks. The thesis concludes that long-duration and lower credit quality offer a more preferable risk-return profile while treasury inflation protected securities limit the downside risk.
  • Comunicação estratégica aplicada a clubes de futebol profissional : estudo de caso do Clube Desportivo Nacional
    Publication . Nascimento, José Maria Mendes de Matos Baião do; Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
    A investigação realizada na presente dissertação procurou dar resposta à questão de partida “Quais as características da estratégia de comunicação digital do Clube Desportivo Nacional na rede social Instagram nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022?”. De forma a dar resposta à pergunta de partida foram utilizados dois métodos de investigação. O primeiro método foi a entrevista semi-estruturada. O segundo método correspondeu à análise de conteúdo dedutiva e indutiva. A análise de conteúdo incidiu sobre os 1245 posts publicados pela conta oficial do Clube Desportivo Nacional na rede social Instagram, no período compreendido entre 12 de setembro de 2020 e 22 de maio de 2022. Conclui-se que a equipa de futebol profissional foi o principal foco da estratégia de comunicação digital do Clube Desportivo Nacional no Instagram no período em análise. Mais concretamente, o principal conteúdo publicado, nas épocas 2020/2021 e 2021/2022, traduziu-se no acompanhamento em direto dos jogos da equipa de futebol profissional enquadrando-se este conteúdo na primeira estratégia de comunicação digital identificada, o marketing de relacionamento. A segunda estratégia utilizada pelo clube foi a partilha diária de posts sobre todas as áreas do clube, de forma a manter o interesse dos adeptos e por consequência aumentar o valor de marca do clube. O reforço da identificação dos adeptos com o clube constituiu outra das estratégias utilizadas. Por último, o clube utilizou também projetos de responsabilidade social como forma de envolver os adeptos na vida do clube. Nas épocas em análise, houve um maior acompanhamento na página oficial do clube da equipa de futebol profissional na época 2020/2021, do que na época 2021/2022 devido à situação pandémica da Covid-19. Outra das diferenças na estratégia de comunicação digital no Instagram durante as épocas em análise teve a ver com a mensagem passada aos adeptos, pois, na primeira época, essa mensagem era positiva, enquanto na segunda época, a mensagem tinha como objetivo a gestão de expectativas.
  • A comunicação interna nas agências de comunicação
    Publication . Moniz, Diogo José Martins Pereira; Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
    Nos dias de hoje, com a crescente valorização da comunicação interna como elemento estratégico nas organizações, torna-se essencial compreender como as tendências atuais nesta área podem impactar o envolvimento dos colaboradores. A comunicação interna, particularmente em agências de comunicação, desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho colaborativo, no alinhamento estratégico e na retenção de talento. A questão de partida estabelecida foi: “Quais são hoje as principais tendências da comunicação interna nas agências de comunicação que possam influenciar o envolvimento dos colaboradores?”. Para responder a esta questão, foi adotada uma estratégica metodológica mista. Em primeiro lugar, foram conduzidas duas entrevistas exploratórias a colaboradores de diferentes agências de comunicação, aprofundando a análise qualitativa sobre as dinâmicas internas e as práticas de comunicação das suas empresas. Complementarmente, realizou-se um inquérito por questionário a colaboradores de agências de comunicação em Portugal, com o objetivo de recolher perceções sobre as práticas atuais e os fatores que promovem ou dificultam o seu envolvimento. Os resultados obtidos revelaram que práticas de comunicação interna alinhadas com as necessidades dos colaboradores, como o uso de canais digitais eficazes e o incentivo à partilha de feedback, são vistas como cruciais para o aumento do envolvimento. No entanto, identificaram-se desafios relacionados à sobrecarga de informação e à falta de personalização das mensagens. Este estudo sublinha ainda a relevância na criação e execução de estratégias de comunicação interna bem estruturadas como fator diferencial no envolvimento e na produtividade das equipas em agências de comunicação, destacando a importância da inovação e da humanização nas práticas de gestão interna.
  • A ética e a responsabilidade social das marcas de cosmética : a perceção da geração Z nas redes sociais
    Publication . Amado, Maria Francisca Vieira de Assunção Tenreiro; Ilharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
    A revolução digital tem impulsionado uma transformação significativa na forma como as marcas comunicam com o seu público, tornando a comunicação mais dinâmica, interativa e personalizada. Esta mudança é particularmente evidente no setor da cosmética, onde as empresas recorrem a estratégias digitais para se aproximarem dos consumidores. Paralelamente, cresce a importância de comunicar de forma clara valores éticos e de responsabilidade social. Os consumidores, em particular a Geração Z, demonstram crescente sensibilidade e exigência relativamente a estes temas. Assim, a comunicação digital está a tornar-se não só numa ferramenta de personalização, mas também num meio crucial para fortalecer a confiança e a identificação do público jovem com as marcas. Esta investigação foi orientada pela seguinte questão: Qual a perceção da Geração Z sobre a ética e a responsabilidade social das marcas de beleza e cosmética nas redes sociais? A investigação seguiu uma metodologia empírica mista. Num primeiro momento, recorreu-se ao método quantitativo para recolha de dados primários, por meio da aplicação de um questionário dirigido aos consumidores portugueses da geração em estudo, do qual resultou uma amostra de 101 consumidores. Posteriormente, levou-se a cabo uma abordagem qualitativa através da análise da presença nas redes sociais de quatro marcas de cosmética presentes em Portugal. Os principais resultados mostraram que a Geração Z perceciona de forma positiva a comunicação das práticas éticas e de responsabilidade social das marcas de cosmética nas redes sociais, mas que o seu envolvimento é algo seletivo. Sendo que, o uso de influenciadores, mais eficaz para alcançar este público, ainda não promove discussões profundas sobre estas temáticas.
  • On the relevance of twice born leaders within the context of digitization and organizational change
    Publication . Speck, Luis Frederick; Ilharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
    Digitization is impacting and transforming organizations, making it the main driver of organizational change. This impact is putting pressure on organizations how to manage and operate their activities. Therefore, leaders need to understand the implications of digitization and organizational change in order to succeed. This study investigates the relevance of William James twice born concept within the context of digitization and organizational change. As this research is employing a mixed method approach, it offers different organizational perspectives by interviewing leading positions and surveying employees. Findings revealed no significant impact of digitization and organizational change on the emergence of twice born leaders. However, results indicated a need of leadership traits associated with the twice born concept in order to successfully navigate organizational change. These needed leadership traits align with several contemporary concepts emphasizing the relevance of William James twice born concept within todays context. Meanwhile, the study revealed limitations in contributing to the ongoing debate between the need for managers and leaders. Therefore, this study suggests future research to focus on specific organizational contexts in order to provide more nuanced insights about traits needed in specific organizational environments.
  • Sexism in branding : investigating the portrayal of gender in fashion advertising across various media platforms
    Publication . Penna, Michela; Fernandes, Anna Carolina Boechat Chaves
    The purpose of this study is to investigate how Generation Z perceives sexism in fashion advertising and how these beliefs are influenced by gender roles, sexual objectification, unrealistic beauty standards, and media consumption patterns. The results of an extensive poll of a sample (n=213) show that sexual objectification, the representation of gender roles, and unattainable beauty goals are among the primary variables determining Gen Z's opinions regarding sexism in fashion promotion. The vast majority of participants conveyed their frustration with the depiction of women in positions that are humble, submissive, or perpetuate conventional gender norms. They suggested that the way male and female roles are portrayed in fashion marketing is directly related to Gen Z's feelings of sexism, and they were particularly critical of ads that supported conventional sex biases. Numerous respondents emphasized how advertisements featuring women in stereotypically feminine, subservient, or passive roles reinforced gender-based stereotypes and added to a general sense of inequity. This discontent highlights the significant impact that fashion commercials' images of sex roles have on Generation Z's awareness and tolerance for sexism. The research also clarifies how people's views of bias are shaped by sexual objectification in advertising. The degree of sexual objectification in fashion ads was found to have a direct and significant impact on participants' attitudes toward misogyny. Many respondents advocated for more respectful and empowered depictions of women that would better reflect modern values, calling for a dramatic reduction in the sexualization of women in fashion ad campaigns. These results imply that Gen Z is well conscious of how media sex discrimination affects public perceptions of gender and gender bias. Furthermore, participants' top concern was the emergence of unachievable beauty standards. Advertisements that promoted unrealistic expectations of beauty were believed to be a part of the objectification of women as well as misogyny. Respondents often expressed dislike of fashion advertisements that advocated unattainable ideals of beauty, citing the detrimental effects on women's self-esteem and the way in which they contribute to the commodification of their bodies. The connection between sexism and impossible aesthetics was brought up in particular, with many people pointing out how negatively these depictions undermine one's sense of confidence and body image, furthering objectification and sexist presumptions. In addition, it was discovered that Gen Z's judgments of sexism in fashion advertising were determined by their media consumption habits. Their exposure to a variety of social media information has made them more conscious of global concerns like sexism, while their media use further shapes individual belief systems and more general cultural trends to form judgments. According to the study, media consumption has a significant role in defining how the younger generation reacts to sexism in fashion ads, while it also interacts with other societal variables. In conclusion, the study's findings confirm that the main elements impacting Generation Z's opinions of sexism in fashion advertising are sexual objectification, unrealistic beauty standards, and the representation of gender roles. These outcomes underscore the necessity of ethical and thoughtful depictions of women in the fashion business that upend antiquated gender stereotypes and respect women, better connecting with the progressive ideals of the next generation.
  • A convergência tecnológica e as transformações no processo de produção de conteúdo radiofónico
    Publication . Roldão, Beatriz Reis Gomes; Ribeiro, Nelson Costa
    O presente estudo resulta de um estágio curricular realizado na rádio Mega Hits, na área de produção e redes sociais do programa Snooze e Girls Night Out, entre outubro de 2023 e abril de 2024, sendo objeto de estudo apenas o Snooze. O principal objetivo é compreender de que forma é que a convergência tecnológica veio influenciar e, de certo modo, modificar a forma do Snooze criar e produzir conteúdo. Assim sendo, surge a pergunta de investigação: “De que forma é que a convergência tecnológica influencia o processo de produção nas emissoras radiofónicas?” Para dar resposta à pergunta de investigação, foi adotada uma metodologia de abordagem mista com uma análise de conteúdo quantitativa, para examinar os conteúdos do Snooze publicados nas plataformas digitais com mais aposta – Instagram e TikTok. Para além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas ao diretor da estação de rádio Nelson Cunha, ao coordenador da equipa de Multimédia David Carronha, e à produtora executiva do Snooze, Matilde Prata. Com este estudo, apurou-se que, efetivamente, o Snooze constrói o seu conteúdo para vingar no digital e que todos os pormenores contam, como a duração do conteúdo, a plataforma em que é publicado, quando e até o tema abordado, porque, no final de contas, tudo se resume a números. O Snooze serve como exemplo da capacidade que uma rádio tradicional tem em reinventar-se e permanecer relevante num cenário mediático em constante transformação. Com estratégias bem delineadas para maximizar o alcance e a interação, o programa da manhã da Mega Hits garante uma presença significativa na vida dos jovens.