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FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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  • Sobredotação e comportamento disruptivo em contexto familiar
    Publication . Freitas, Ana Isabel Costa; Ribeiro, Luísa Jacinta Feio Antunes; Fernandes, Ana Márcia Vaz Serra
    Este estudo integra o projeto de investigação, intitulado “Giftedness and the social and emotional well-being of the gifted” e tem como principal objetivo analisar a relação entre a sobredotação e o comportamento disruptivo em contexto familiar, comparando-se um grupo de crianças sobredotadas com um grupo de crianças não sobredotadas. Foi aplicado um inquérito por questionário online a 41 pais, que continha questões sociodemográficas e a versão reduzida da Escala de Conners. A Escala de Conners aplicada a pais é um instrumento que avalia diversos comportamentos da criança, e que se subdivide em quatro subescalas: comportamentos de oposição (ECO), problemas cognitivos e de desatenção (EPCD), comportamentos associados ao excesso de atividade motora (EEAM) e comportamentos associados à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (IDAH). Relativamente ao tratamento de dados, recorreu se ao Programa Estatístico para Ciências Sociais (IBM SPSS) para comparar o grupo de crianças sobredotadas com o grupo de crianças não sobredotadas, relativamente a comportamentos disruptivos em contexto familiar, tendo-se também em conta as variáveis sociodemográficas dos progenitores e das crianças pertencentes ao estudo. Para tal, utilizou-se o score total da Escala de Conners (TEC), bem como as suas subescalas ECO, EPCD, EEAM e IDAH. Os principais resultados rejeitam a existência diferenças significativas ao nível do comportamento disruptivo global entre o grupo de crianças sobredotadas e o grupo de crianças não sobredotadas. No entanto, verificou-se que quanto mais velha a criança, ou quanto mais avançada se encontra na sua progressão escolar, menor a recorrência de comportamentos associados à EEAM. Não se encontraram diferenças significativas em relação às restantes subescalas. Por fim, salienta-se uma predominância do sexo masculino no grupo de sobredotados acontecendo o inverso com o grupo de crianças não sobredotadas. Para estudos futuros seria relevante a aplicação de entrevistas semiestruturadas às crianças pertencentes ao estudo e aos respetivos encarregados de educação fornecendo uma abordagem mais individualizada na compreensão do comportamento disruptivo infantil.
  • Um estudo fNIRS sobre o impacto do jogo Energy na ansiedade
    Publication . Silva, Maria Francisca Paiva Marinho da; Silva, Clédna Patrícia de Oliveira; Pereira, Diana Cristina Rodrigues
    O interesse no uso de videojogos como forma de intervenção no tratamento de problemas de saúde mental tem aumentado exponencialmente, uma vez que se reconhece o impacto positivo que esses jogos interativos podem oferecer em diferentes condições. Além de promoverem o envolvimento ativo dos pacientes, esses jogos proporcionam uma forma inovadora de terapia que combina entretenimento com abordagens terapêuticas eficazes. Desta forma, foi formulada a hipótese de que determinados videojogos podem contribuir para a mitigação dos sintomas de ansiedade nos jogadores. Para testar esta hipótese foi desenvolvido um protocolo experimental recorrendo à neuroimagiologia, que foi aplicado com33 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 38 anos. O protocolo consistia, numa primeira fase, na exposição a um teste indutor de stress, onde era pedido aos participantes que respondessem a um conjunto de equações matemáticas num curto espaço de tempo. De seguida, era apresentado aos participantes o jogo de telemóvel, Energy. Ao fim de cada tarefa era também pedido aos participantes que indicassem o seu estado emocional a partir de um affective slider. Os resultados obtidos mostraram que os participantes experienciaram emoções mais positivas e uma maior ativação quando expostos ao Energy em comparação ao teste indutor de stress. Para além disso, verificou-se um aumento da atividade cerebral durante o mesmo. O presente estudo não só contribui para a investigação da eficácia dos videojogos como novas formas inovadoras de intervenção na saúde mental, principalmente do que diz respeito a perturbações de ansiedade, como contribui para a expandir o conhecimento existente sobre as intervenções baseadas em videojogos.
  • A inclusão socioeducativa de crianças e jovens de minorias éticas : o contributo da educação social
    Publication . Pereira, Bruna Alexandra Gonçalves; Baptista, Isabel Maria de Carvalho; Vaz, Cindy Ribeiro
    Este trabalho corresponde a uma dissertação académica desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, apresentada à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, para obtenção do grau de mestre, intitulada de “A Inclusão Socioeducativa de Crianças e Jovens de Minorias Étnicas – o Contributo da Educação Social”. Do ponto de vista teórico, este trabalho está enquadrado pela Pedagogia Social, enquanto Ciência da Educação que se debruça sobre o estudo das questões da aprendizagem ao longo da vida, numa ótica de solidariedade social. Sendo a escola um dos principais espaços de socialização, no qual as crianças e jovens aprendem a interagir e a conviver, esta tem de estar preparada para acolhê-las e integrá-las tendo em conta a sua cultura e a sua história. Assim, quisemos averiguar qual o contributo da Educação Social na inclusão socioeducativa das crianças e jovens de minorias étnicas no contexto escolar. Do ponto de vista metodológico, e para conduzir esta investigação, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, tendo por base um estudo próximo ao comparativo com recurso à pesquisa documental e à inquirição direta de atores (educadores sociais, psicólogos, animadores socioculturais e assistentes sociais), através de entrevistas semiestruturadas. O estudo permitiu compreender o impacto das intervenções socioeducativas do Educador Social, no que concerne à inclusão das minorias étnicas, sugerindo a necessidade de maior ligação entre a educação escolar e a Pedagogia Social.
  • Os efeitos do café na performance cognitiva ao nível da atenção em estudantes universitários : fNIRS
    Publication . Pereira, Vitória Carneiro de Almeida; Batista, Patrícia Sofia Pinhanços; Silva, Clédna Patrícia de Oliveira
    O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. O interesse por estudar esta bebida no sentido de perceber melhor o seu impacto na saúde física e mental tem sido um desafio para os investigadores. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do consumo de café nas três dimensões da atenção (alerta, orientação e controlo executivo) em estudantes universitários, com recurso ao Teste de Redes de Atenção (ANT) e ao Functional Near-Infrared Sprectroscopy (fNIRS). Realizou-se um estudo duplo-cego, em que os participantes realizaram tarefas atencionais antes e após a ingestão de café/placebo, enquanto a atividade cerebral no córtex pré-frontal era monitorizada pelo fNIRS. Este procedimento experimental permitiu comparar os dados comportamentais e neurofisiológicos entre os momentos pré e pós-consumo, bem como entre os grupos, para compreender o impacto do café no desempenho das três redes de atenção. De igual forma, também permitiu analisar as alterações da atividade cerebral nas regiões do córtex pré-frontal antes e após o consumo de café ou placebo, com recurso ao fNIRS. Os resultados indicaram que o consumo de café melhorou o desempenho na rede de controlo executivo, o que sugere um aprimoramento na regulação do comportamento e inibição de respostas automáticas. A análise das alterações da atividade cerebral realizadas pelo fNIRS revelou pequenas alterações hemodinâmicas, com o aumento da ativação do córtex pré-frontal ventrolateral esquerdo (L-VLPFC) e dorsolateral direito (R-DLPFC), mas não de forma significativa. A investigação destaca a relevância de que o café possa modular a ativação cortical, mas o seu impacto varia entre indivíduos e pode depender de fatores como tolerância e consumo habitual.
  • Educação social, vulnerabilidade humana e toxicodependência : salas de consumo assistido como lugares de acolhimento sociopedagógico
    Publication . Alves, Liliana Sofia Pereira; Baptista, Isabel Maria de Carvalho
    Esta dissertação, intitulada «Educação Social, Vulnerabilidade Humana e Toxicodependência – “Salas de Consumo Assistido” como Lugares de Acolhimento Sociopedagógico», está inserida no Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Pedagogia Social, na qual se pretendeu conhecer o funcionamento das “salas de consumo assistido”, naquilo que se refere especificamente à aplicação de medidas de acolhimento de carácter pedagógico. Para tal, para efeitos de fundamentação do quadro teórico, são abordados conceitos da Pedagogia Social e da Educação Social, nomeadamente no que diz respeito à intervenção junto de pessoas em situação de vulnerabilidade. Deste modo é exposto, na primeira parte, um conjunto de conteúdos teóricos considerados relevantes, como a educação no seculo XXI, os direitos humanos, a vulnerabilidade humana. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico, cujos objetivos específicos possibilitaram a identificação dos princípios orientadores da organização das “salas de consumo assistido”, tentando aferir sobre as perceções dos atores sobre as práticas de acolhimento sociopedagógico. Em termos metodológicos optou-se por uma abordagem qualitativa, configurando uma aproximação a estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista a um elemento da equipa técnica, tendo por base todos os procedimentos ético-metodológicos necessários. Os resultados obtidos indiciam a existência de práticas de acolhimento sociopedagógico nas “salas de consumo assistido”, sendo identificadas ainda oportunidades de desenvolvimento e melhoria de processos.
  • Formação sobre a adversidade e trauma : resultados de um programa de capacitação em contexto escolar
    Publication . Sousa, Francisca Silva e; Negrão, Mariana Andrade Sottomayor; Veiga, Maria Elisa Pina Tomaz
    As experiências adversas na infância podem acometer repercussões ao longo do ciclo vital do indivíduo nos diversos contextos em que estes se inserem, nomeadamente no escolar, manifestando-se através de dificuldades na autorregulação emocional, no desenvolvimento de relacionamentos securizantes e no processo de aprendizagem. Assim, a escola como contexto privilegiado de contacto com crianças e jovens deve ter profissionais capacitados para gerir as demandas da adversidade e do trauma. Este estudo propõe-se a avaliar o impacto do Programa de Capacitação dos Cuidados Sensíveis ao Trauma para agentes educativos, implementado em agrupamento de escolas de um conselho do norte do País, reportando resultados no nível formativo em Cuidados Sensíveis ao Trauma dos profissionais avaliado em pré e pós teste, bem como a satisfação com o programa formativo. No pré-teste, os resultados evidenciaram a insuficiente preparação dos profissionais para intervir de forma sensível juntos dos seus alunos. Contudo, após a conclusão da formação houve um aumento significativo no nível formativo dos participantes sobre cuidados sensíveis ao trauma, assim como, satisfação elevada relativamente ao programa. Estes resultados, evidenciam que o programa de capacitação foi capaz de atingir o objetivo de elevar o nível formativo dos profissionais. A discussão remete para a pertinência de capacitar os agentes, para que se tornem mais competentes para sinalizar e responder ao trauma de forma eficaz.
  • Análise qualitativa e exploratória sobre os mitos da violação e estereótipos de género associados aos consumos sociais de álcool e de outras substâncias psicoativas, num grupo de jovens altutos/as (18-24 anos)
    Publication . Lopes, Ana Rita Gonçalves Antunes; Pires, Cristiana do Vale
    A violência sexual em ambientes de lazer noturno (ALN) e em contextos festivos é uma preocupação crescente, sendo perpetuada por assimetrias de género e normas hegemónicas que naturalizam comportamentos abusivos e perpetuam relações desiguais de poder. Esta investigação teve como objetivo explorar as perceções de jovens sobre o papel dessas substâncias na dinâmica de vitimização sexual, com um foco particular no álcool e outras substâncias, bem como nas normas culturais de género que moldam comportamentos e atitudes nesses ambientes. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando grupos de discussão com jovens para explorar as suas perceções e experiências. Os resultados revelaram que tanto mulheres quanto homens percebem o álcool como um fator facilitador da vitimização, que amplifica a vulnerabilidade das vítimas e a agressividade dos agressores. As mulheres que participaram neste estudo reportaram adotar mais estratégias de proteção e “vigilância sexual” para prevenir a violência sexual, evidenciando as expectativas sociais que as responsabilizam pela sua própria segurança. Já os homens, embora reconhecendo o uso de substâncias em ALN, tendem a minimizar os impactos da violência sexual, especialmente em casos sem danos físicos visíveis. O estudo também evidenciou a normalização do consumo de álcool e a adulteração de bebidas como fatores que agravam a exposição ao risco. Este estudo reforça a necessidade de se implementarem campanhas de sensibilização mais inclusivas e estratégias de prevenção que desafiem os estereótipos de género, promovam o consentimento explícito e responsabilizem os agressores. A pesquisa sugere que é essencial a implementação de políticas públicas claras, educação contínua e medidas de proteção mais eficazes em ALN para reduzir a incidência de violência sexual e criar espaços mais seguros e equitativos para todos.
  • Emergência relacionada com o uso de substâncias psicoativas em ambiente recriativo : emergências psicológicas e emergências médicas
    Publication . Teles, Ana Carolina Carvalho de Oliva; Carvalho, Maria Carmo de Azevedo
    O presente estudo tem como objetivo descrever as emergências médicas associadas ao uso de substâncias psicoativas em ambiente recreativo com ênfase nos riscos médicos e psicológicos, situações e fatores que levam ao seu agravamento. Esta investigação qualitativa parte de um estudo de caso coletivo onde foram analisados documentos preenchidos pelos profissionais que realizaram a intervenção dos participantes atendidos num serviço de emergência psicadélica de um festival de música e cultura psicadélica em Portugal, no ano de 2023. Num total de 409 casos atendidos no serviço de emergência psicadélica, 36 encontravam-se em emergência médica, sendo que houve a necessidade de reencaminhamento para serviços médicos mais especializados em 10 casos. Nesta amostra (n=36), os resultados evidenciam uma marcada tendência pelo policonsumo e sobredosagens, práticas que se apresentam como fatores de risco para consequências adversas pelo impacto que tem, simultaneamente, nos diversos sistemas do organismo. Concluiu-se que as principais alterações a nível do estado mental e físico são uma agitação psicomotora, delírios, humor ansioso, conteúdo do pensamento desorganizado, inquietação grave e consciência deprimida. Assim, ansiolíticos e antipsicóticos foram as principais medicações administradas e as principais estratégias de intervenção foram de suporte psicológico e fornecer um espaço com baixa estimulação para descansar.
  • A escola como um lugar de aprendizagem e bem-estar : o papel dos educadores sociais (estudo de caso)
    Publication . Silva, Rosana Margarida Carvalho Pereira da; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa
    A Educação Social assume-se paulatinamente como uma área essencial para a promoção da inclusão, do bem-estar e do desenvolvimento humano, abraçando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que preconiza uma sociedade mais justa e solidária. A escola, como local de construção de identidade humana, precisa de promover e ativar ações que estimulem o bem-estar e o envolvimento dos alunos, a fim de favorecer aprendizagens significativas e duradouras. Intitulado “O Educador Social na Escola – A escola como um lugar de Aprendizagem e Bem-estar”, esta investigação enquadra-se na área das Ciências da Educação e fundamenta-se na especialidade da Pedagogia Social, um campo que diz respeito aos processos de aprendizagem ao longo da vida e que para os educadores sociais transcende a intervenção, consolidando-se como um saber profissional através de bases e ferramentas para uma ação sociopedagógica efetiva. Com base nestes pressupostos, o estudo pretende compreender de que forma Educadores Sociais podem contribuir para a aprendizagem e para o bem-estar no contexto escolar, definindo três objetivos principais: identificar e analisar a colaboração entre a escola e os Técnicos de Intervenção Socioeducativa (Educadores Sociais), analisar as iniciativas de intervenção desses educadores e compreender as perceções dos atores educativos (educadores sociais e professores) sobre práticas pedagógicas que promovam o bem-estar dos alunos. A metodologia adotada para esta investigação é de natureza qualitativa, ancorada num estudo de caso, com recurso à análise documental e a entrevistas semiestruturadas, como principais métodos de recolha e análise de dados. Os resultados preliminares sugerem que o papel dos Educadores Sociais é vital para a criação de ambientes escolares mais inclusivos e que valorizem a dimensão humana da educação, contribuindo para uma escola comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos.
  • Intervenção em crise relacionada com o uso de substâncias psicoativas em ambiente recriativo : avaliação de processo e de resultados
    Publication . Marques, Mariana Silva Neiva; Carvalho, Maria Carmo de Azevedo
    A presente investigação tem como objetivo realizar uma avaliação do processo e dos resultados da intervenção de um serviço de emergência psicadélica, assim como caracterizar os participantes e as experiências de crise psicológica desencadeadas pelo uso de substâncias psicoativas, que foram alvo de intervenção, no referido serviço, durante a edição de 2023 de um grande festival de música e cultura psicadélicas. Foram analisados documentos de monitorização da intervenção preenchidos pela equipa de intervenção e diretamente pelos participantes, assim como questionários quantitativos que se reportam à experiência de crise. Marcadas pela tendência do poliuso, maioritariamente de psicadélicos (LSD e Psilocibina), na companhia de outros e nos espaços de música e dança do festival em questão, as experiências de crise psicológica foram caracterizadas tendo em conta o estado mental dos participantes, verificando-se alterações mais significativas no momento de chegada comparativamente com o momento de saída. Além disso, 27,7% (N=10) dos participantes experienciaram um grau elevado de dificuldades relacionadas com a experiência. Em relação ao desbloqueio emocional, 52,8% (N=19) dos participantes revelam níveis normativos de desbloqueio emocional, associados à experiência de crise. Foram também descritas várias estratégias implementadas que caracterizam o processo da intervenção, como assegurar necessidades básicas dos participantes (áreas de descanso, alimento e água), falar sobre a experiência de crise e técnicas de relaxamento. Distingue-se a elevada satisfação dos participantes relativamente ao serviço em questão. Recomenda-se a realização de investigações futuras com o objetivo de avaliar os efeitos a longo-prazo das intervenções realizadas neste contexto.