Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.14/23638
Title: Política de financiamento a clientes : o caso ADIRA – Metal Forming Solutions, S.A.
Author: Guimarães, Catarina Sousa
Advisor: Pinto, João
Keywords: Financiamento
Clientes
Instrumentos de financiamento
Financing
Customers
Financing instruments
Defense Date: 13-Jul-2017
Abstract: O presente Relatório de Estágio tem como principal objetivo analisar as opções de financiamento a clientes dentro de uma empresa, assim como a criação de uma proposta para um novo financiamento, com o apoio de um banco, que permita aumentar o leque de opções de financiamento a um tipo específico de clientes, tendo em consideração os vários custos envolvidos. Desta forma, foi formulada a seguinte questão de investigação: “Que instrumentos de financiamento deve a ADIRA promover e oferecer junto dos seus clientes?” A análise inicia-se com um estudo de mercado de uma empresa rival, onde se examina os instrumentos de financiamento que esta oferece aos seus clientes. De seguida, procede-se ao levantamento das opções de financiamento atuais da ADIRA tendo subjacente uma análise qualitativa (face a outras opções de mercado) e quantitativa (do ponto de vista do impacto na rentabilidade do negócio). Para sintetizar e facilitar a compreensão do enquadramento dessas opções desenvolveu-se um diagrama e, através desse mapa, demonstrar onde a proposta para a criação do novo financiamento se situaria na empresa. Ao comparar as opções da empresa rival com as que a ADIRA possui constata-se que os instrumentos utilizados são idênticos, isto porque ambas utilizam os instrumentos gerais que o mercado disponibiliza. Com a análise do diagrama, notou-se a existência de uma lacuna nas opções de financiamento oferecidas aos clientes mais recentes e localizados em países instáveis, mais especificamente um agente comercial novo localizado no México que, o facto de estar num país instável traduz-se numa falta de apoio ao financiamento. Para solucionar esta lacuna foi proposta uma linha de financiamento junto do BBVA com o objetivo de criar valor e apoiar a comunicação e os negócios entre ambas.
This work aims to develop a critical of the financing options to customers inside a company, having in mind both quantitative and qualitative approaches. Additionally, it proposes a new financing option with the help of a bank that would allow upgrading the range of financing options, having in consideration several costs. Thus, we formulated the following research question: “What financing instruments should ADIRA promote and offer to their customers?” This analysis starts with a market study of a competing company, examining all the financing instruments that this specific company offers to its customers. Following this, the analysis involves the lifting of the current sales conditions and its qualitative analysis (face to other market options) and quantitative (with the perspective of the business profitability). To synthesize and to make it easier the comprehension of these options we develop a diagram and show where the proposed new and tailor made financing solution fits in the company. By comparing the financing options of the competing firm with those of ADIRA we show that both companies use rather similar financing instruments, because they both use the general instruments offered by the financial institutions. With the analysis of the diagram, it is notable that there is a gap in the financing options offered to recent clients located in unstable countries, more specifically a new commercial agent located in Mexico. In order to fill the gap, we propose a new financing solution developed with BBVA aiming to create value and to support communication and business between the two companies.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/23638
Appears in Collections:FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFM_CATARINA_GUIMARAES_351312009.pdf2,11 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.